O processo de suporte informatizado da indústria de confecção se inicia no setor de design. Nesta etapa do processo produtivo, pode ser utilizado um programa específico de desenho que integra todas as etapas de criação de vestuário e que auxilia na diminuição dos gargalos entre estilista e modelista. Junto a esta etapa, em alguns casos aliada ao mesmo software, é montada a ficha técnica de produto.
Um desses softwares alia criação de moda e ficha técnica é o Audaces Idea/ Reprodução
E não é apenas na criação que está envolvida a tecnologia no processo produtivo da confecção. Na etapa de desenvolvimento, ela confere maior agilidade ao trabalho e melhor qualidade ao produto final. Com a ficha técnica e o desenho técnico em mãos, o modelista utiliza um programa específico para criar os moldes da primeira peça – protótipo ou piloto.
O molde da peça piloto pode ou não ser desenvolvida dentro de outro software específico para a modelagem. Quando o molde do protótipo não é testado virtualmente, ele é confeccionado no processo manual de modelagem e pode ser inserido posteriormente em um sistema que utiliza uma mesa digitalizadora e realiza o scaneamento digital por meio de uma câmera digital.
O digitalizador de moldes Digiflash utiliza um quadro ou mesa digitalizador e uma câmera fotográfica/ Reprodução
Depois de aprovada a peça piloto, a tecnologia no processo produtivo de confecção entre novamente em ação. O modelista, com o auxílio de umsoftware de modelagem, realiza as modificações necessárias no molde do protótipo e a posterior graduação da peça, preparando-a para o processo seguinte de encaixe e risco.
A tecnologia no processo produtivo de confecção também está presente no encaixe. Nesta etapa, com o auxílio programa de encaixe de moldesse faz a projeção da ordem de corte, consumos, projeções, encaixe e a impressão final do risco. O risco é impresso num plotter – impressora de grande porte tamanho A1, ou superior, e levado ao processo de corte manual ou pode ser direcionado a um sistema de corte automático.
A tecnologia no processo produtivo de confecção auxilia todas as etapas de produção/ Reprodução
A utilização da tecnologia no processo produtivo de confecção auxilia a produção de vestuário oferece diversos benefícios:
– Maior velocidade na elaboração de projetos;
– Aumento nos níveis de produtividade;
– Redução de custos;
– Maior integração entre as fases do projeto;
– Maior qualidade na documentação;
– Facilidades para alterações; otimização na produção;
– Diminuição no volume de arquivo físico; padronização de métodos de trabalho; centralização de informações de projetos;
– Facilidade de gerenciamento do processo;
– Garantia de qualidade dos produtos e
– Modernização tecnológica.
Por Bruna Dezan
Designer de Moda