Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

11/01/2013

Seapunk – o estilo que veio das águas

 

Apesar de o termo “tribo” andar um pouco fora de uso, vamos usá-lo para ajudar a identificar um grupo de pessoas que hoje tem uma influência forte na moda, no design e na música. A tal tribo é chamada Seapunk e conta com a participação da internet, mais precisamente das redes sociais, em sua propagação.

O Seapunk, como o nome aponta, é uma mistura da estética punk com elementos do mar, incluindo as cores dos oceanos, mitologia e animais como cavalos-marinhos e golfinhos. O preto passa longe dos seapunks e as cores favoritas são tons claros de azuis e verdes, amarelo, rosa, lilás e roxo.

Nem os cabelos escapam. Tintas para eles. Com cores antes reservadas aos punks e cosplays, agora criam mechas coloridas ou são aplicadas em camadas nos cabelos de sereias dos seapunks.
 

Crédito imagem: Tumblr Seapunk

Outras maneiras de vestir o estilo Seapunk estão no uso de óculos espelhados, estampas muito coloridas, referências da cultura clubber/rave e grunge dos anos 90, pôneis e os emoticons japoneses, tudo com pitadas surrealistas.

Também da década de 90, o uso do chroma key, sem o acabamento tão perfeito como o que vemos nos cinemas atuais, é outra característica marcante, assim como clip art e outras ferramentas digitais usadas nos primórdios da popularização da internet. Um exemplo recente da aplicação de todas essas referências é o clipe da música Atlantis, da rapper Azealia Banks, que é uma aula de Seapunk.

 

 

 

 

 

 

Movimento cria da internet, ele faz o caminho inverso e é adotado pela moda após a dispersão na rede em tumblrs, no twitter e em sites de streetstyle. O estilista norte-americano Jeremy Scott, que costuma ousar em suas coleções de moda, exibiu para o outono/inverno 2012-2013, peças e styling muito divertido e colorido inspirado claramente nos seapunks.

 

 

 

 

Crédito imagem: Vogue

Editoriais e campanhas de moda já estão aderindo ao Seapunk e podemos observar com frequência os cabelos todos coloridos ou com as pontas coloridas e efeitos digitais nem tão bem acabados, como nesse vídeo da marca norte-americana Proenza Schouler.

 

 

 

 

 

Gostou do estilo, mas não quer virar seapunk de carteirinha? Invista em peças coloridas ou nas estampas marítimas nas cores rave/clubber noventinhas, em coturnos, e arrisque mechas coloridas nos cabelos. Não quer pintar com tinta permanente? Há um giz no mercado que tinge o cabelo e sai na primeira lavada. Uma ótima ideia para experimentar a roupagem punk marítima, sem comprometimento, porém com diversão garantida!

Por Juliana Albuquerque Cesar

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces

13/11/2020

FAQ Audaces ConnectiON Brasil 2020 – 3ª edição

Escrito por Audaces

Como fazer croqui de moda no computador, sem moldes

11/11/2020

Como fazer croqui de moda sem molde e direto no computador

Escrito por Audaces