Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

07/10/2014

Os três estilos de aprendizado

Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP

Costumo dizer que o bom professor é aquele que ensina a qualquer a pessoa. Por isso, seja você aluno ou docente, é preciso entender que existem formas distintas de aprendizado e trabalhá-las para que todos possam ser contemplados no processo de ensino-aprendizagem.

Na área da educação já é consenso a existência de três estilos de aprendizado, o que quer dizer que no universo plural das salas de aula existem pessoas que absorvem melhor o conhecimento conforme veem, ouvem ou constroem. Na pedagogia essa divisão recebeu os nomes de aprendizagem visual, aprendizagem auditiva e aprendizagem cinestésica.

O aluno visual busca o reconhecimento e associação de informações a partir de referências imagéticas, sejam elas pela cor, tamanho, proporção, beleza, profundidade, detalhes que compõe uma mensagem. Daí a necessidade das aulas estarem repletas de fotos, gráficos, textos, desenhos e filmes que estejam em sinergia com a mensagem/conceito ou que se comuniquem por si sós.

Na aprendizagem auditiva, o aluno foca mais no discurso do que na forma. Por isso, é preciso trabalhar de forma oral o reforço de um conceito apresentado numa atividade prática ou texto de apoio, de forma que ele assimile melhor o conhecimento, já que está focado no volume, tonalidade, vocabulário, ruídos, discursos, conversas, discussões. Esse perfil de aluno consegue extrair muito mais conteúdo e estabelecer relações complexas a partir de um documentário ou debate do que de um artigo, por exemplo.

Já o aluno cinestésico está relacionado com a prática das coisas. Ele precisa materializar num projeto o conceito aprendido e, a própria base teórica necessita de ação, por isso, professores que andam durante a explanação, que alternam o tom da voz, escrevem no quadro para exemplificar e aplicam dinâmicas de grupo conseguem atingir melhor esse perfil.

No quadro abaixo, conseguimos identificar as áreas e formas mais impactantes para cada perfil de aprendizagem, de forma que possamos repensar nossas aulas e atividades para atingir de forma eficaz o maior número de alunos.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

o lado certo do tecido

21/01/2021

Como reconhecer o lado certo do tecido: aprenda a distingui-lo

Escrito por Audaces

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

12/01/2021

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

Escrito por Audaces

como-fazer-moldes-de-roupa

17/12/2020

Como fazer moldes de roupa com precisão e rapidez, pelo computador

Escrito por Audaces

modelagem digital audaces

05/01/2021

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces