Para uma confecção, o processo de corte da matéria-prima é a etapa mais importante de toda a produção. Afinal, é nela que sua empresa vai determinar quando e quanto irá produzir de uma determinada peça ou coleção. Dessa forma, contar com uma máquina de corte para efetuar esse tipo de operação é a garantia de agilidade e máximo aproveitamento de material.
Um equipamento de corte automático é fundamental para atender à demanda dos seus clientes, cada vez mais exigentes, com rapidez e qualidade e, assim, conseguir competir com a grande concorrência da indústria da moda. Você já sabe o quanto esse tipo de equipamento pode otimizar e agilizar as rotinas diárias de sua confecção, mas fica na dúvida sobre como escolher a sua máquina de cortar tecido? Você deseja saber o que é preciso avaliar antes de comprar o seu equipamento? Quer fazer a melhor escolha para a sua empresa? Então continue esta leitura!
O que levar em consideração na hora de escolher sua máquina de cortar tecido
Vivemos na era da transformação digital, conhecida também como Indústria 4.0. O mundo está conectado e, por causa disso, os consumidores estão empoderados, são imediatistas e cientes das vantagens que todo produto de moda (ou de outro setor) pode oferecer.
Para encaixar a sua empresa nesse cenário ágil e exigente e manter-se competitivo, é indispensável se equipar com máquinas automatizadas. Não dá mais para efetuar cortes manualmente e atender às exigências do consumidor sem uma máquina de cortar tecido que traga tecnologia ao seu negócio. Isso porque a etapa de corte feita da maneira tradicional impede a entrega dos seus produtos para o público exigente da atualidade, tanto pelo fator tempo quanto pela qualidade.
Os processos manuais são demorados, não seriais e muito suscetíveis a erros que levam ao desperdício de recursos produtivos. Só que, para se modernizar, é preciso saber quais fatores levar em consideração antes de equipar sua confecção com uma máquina de cortar tecido automática.
Sumário
Confira o que você deve ponderar antes de fazer o seu investimento
1. A máquina de cortar tecido possui sistema de alimentação contínua?
Já que sua empresa deseja comprar uma máquina para automatizar seus processos, é preciso verificar se esse equipamento possui um sistema de alimentação contínua, que economize material e que aumente sua produtividade em cortes personalizados.
2. A qualidade de corte é alta e com espaçamento zero?
O foco é ganhar qualidade, aproveitar material, reduzir custos e tempo operacional, correto? Para conseguir tudo isso, será indispensável optar por uma máquina de cortar tecido que tenha máximo aproveitamento de tecido, ou seja, um corte com espaçamento zero.
3. Qual variedade de materiais e espessuras a máquina suporta?
Quando o objetivo é melhorar todo o processo produtivo da sua confecção, é preciso que a máquina que a sua empresa escolher seja versátil.
Para conseguir essa melhoria nos seus processos, busque uma máquina de cortar tecido automatizada que seja flexível e adaptável. Isso significa que o equipamento deve ter a capacidade de utilizar diferentes tipos de ferramentas de corte para garantir a qualidade do processo em diversas espessuras e materiais.
Além disso, é desejável que o equipamento possua ajustes e afiadores automáticos.
4. A máquina de cortar tecido possui sensores de controle?
Os sensores de controle são responsáveis por assegurar a melhor condição de corte nos diferentes tipos de materiais e espessuras de enfestos. Eles também garantem que o tecido seja cortado exatamente igual ao projeto de corte, sem desperdício, em escala e com acabamento de alta qualidade.
Uma máquina com tecnologia de ponta, como a Audaces Neocut Bravo, possui 300 sensores de controle em sua cabeça de corte e outros diferenciais únicos do modelo.
5. Qual o custo de manutenção e consumo de energia?
É muito importante, para a otimização de processos, reduzir custos operacionais. Fora isso, toda máquina e/ou ferramenta precisa de manutenção preventiva.
Assim, antes de escolher a sua máquina de cortar tecido, identifique o índice de consumo de energia elétrica do equipamento e o quanto você irá gastar periodicamente com manutenção preventiva e, eventualmente, com manutenção corretiva.
Muitas vezes, a escolha por um equipamento com esse perfil é feita sem analisar esses dois fatores. Quando isso acontece, o dono da confecção gasta muito com energia elétrica e mais ainda em uma ocasião onde a troca de peças e equipamentos for necessária. Fique atento a essas questões para obter um bom retorno sobre o seu investimento!
Além de economizar com energia elétrica e manutenção, você estará colaborando também com o meio ambiente.
Outra ação importante é checar se a máquina de cortar tecido que você pretende comprar atende a todos os requisitos de segurança exigidos pela NR-12 do Ministério do Trabalho e Emprego.
Dessa maneira, você garante a segurança dos colaboradores durante os seus processos e está se prevenindo de receber multas e outras penalidades dos fiscais de trabalho.
Descubra os diferenciais dos equipamentos da Audaces
Agora que você já sabe quais pontos são mais importantes de serem avaliados antes de a sua empresa investir em uma máquina de cortar tecido automatizada, chegou o momento de falarmos sobre os produtos que desenvolvemos para atender companhias como a sua. Colocamos no mercado dois equipamentos com tecnologia de ponta: a Audaces Neocut SL e a Audaces Neocut Bravo.
Além de satisfazer todos os requisitos citados neste texto, os equipamentos da Audaces são robustos para cortes de materiais pesados, delicados para tecidos leves, possuem interface intuitiva, de simples operação e capacidade de integração de diversos outros dispositivos, como o aparelho de digitalização para corte de materiais estampados.
Gostou de aprender sobre como escolher sua máquina de cortar tecidos automatizada? Se quiser descobrir mais sobre máquinas automáticas e processos para a indústria têxtil e do vestuário, nosso blog está recheado de informações para você! Caso tenha mais dúvidas sobre os produtos Neocut Bravo ou Neocut SL, converse com um de nossos especialistas.