
22/03/2022

Os 7 estilos de moda universal e suas características
Contents
Ter estilos de roupa preferidos ou um estilo próprio é selecionar, dentro do que a moda propõe como tendência, aquilo que lhe cai bem e vai marcar a sua personalidade, torná-la única.
Apesar da versatilidade que a moda oferece para o uso das roupas como expressão de quem somos, nem sempre é fácil se encontrar em um estilo ou saber o que queremos comunicar.
Para isso, foram estudados e desenvolvidos 7 estilos de moda universais que costumam representar a maioria das pessoas, ou pelo menos servem de inspiração e base para outros estilos..
Quer saber quais são? O blog Audaces, especialista em Indústria da Moda, preparou um conteúdo rico e completo sobre o assunto. Aqui você descobre quais são esses estilos de roupa universais e suas principais características. Confira:
O que são os estilos de moda universais?
Um estilo de moda não precisa ser algo definitivo, com um rótulo, uma categoria. É muito comum, ao passar dos anos, que a gente mude de estilo de acordo com a fase da vida, porque nossos gostos e preferências mudam o tempo todo. Há quem goste de misturar tendências e estilos, ou mesmo vestir algo diferente a cada dia.
Mas, em termos técnicos de moda, há 7 pré-definições de estilos que nos ajudam a identificar personalidades e, a partir daí, encontrar um estilo próprio, baseado no que funciona para cada pessoa e o que a faz se sentir bem consigo mesma.
Os sete estilos universais, como são chamados, podem ser misturados e combinados entre si, assim como qualquer estilo. Não há uma regra!
Eles são resultados de pesquisas extensas sobre comportamento dos consumidores e das modificações no mercado fashion ao longo dos anos. Foi a consultora de imagem americana Alyce Parsons que criou o termo, quando desenvolveu o sistema PASS (Análise de Proporção, Seleção de Estilo, em tradução livre).
Quais são os estilos de moda universais?
A partir da pesquisa de Alyce Parsons e do sistema PASS e usando como base padrões de comportamento e personalidades, foram definidos os estilos de moda universais, referências para a moda e no design em geral. Eles são divididos em duas categorias principais: clássicos e não-clássico.
Estilos de roupas clássicos: os fundamentos do estilo de moda
Também chamados de Classic Core Essential® Styles, os estilos de roupa/moda clássicos são chamados assim porque representam a base e o núcleo de todas as outras roupas.
Eles são tomados como referências e, por manterem-se vivas suas características durante toda a história da moda desde o prêt-à-porter, tornaram-se a referência padrão, inclusive para os outros estilos.
São 3 os estilos clássicos:
1. Tradicional
O estilo tradicional é aquele de quem adora alfaiatarias, linhas retas e cores mais sóbrias, como o preto, o branco e o cinza.
Vai muito bem no ambiente de trabalho, mas não se prende ao escritório: quem tem um estilo clássico, gosta de uma sobriedade elegante no look e investe em tecidos de bom caimento e qualidade.
Alguns exemplos no guarda-roupa de quem tem o estilo clássico são:
- Saia lápis;
- Camisas;
- Calças de alfaiataria;
- Terninhos;
- Blazers.


2. Elegante
O estilo de roupa elegante transborda sofisticação, o que não está ligado diretamente ao preço de uma peça de roupa ou acessório.
Mesmo assim, quem tem um estilo de moda elegante costuma investir um pouco mais em bons tecidos, de caimento impecável, além de acessórios e sapatos atemporais.
Assim como o estilo clássico, faz uso de alfaiatarias, mas em designs mais contemporâneos. Para quem tem um estilo elegante, vai bem aquele acessório que imita joia (ou uma joia autêntica!), looks preto e branco, estampas discretas, além de vestidos e camisas de tecidos nobres.

3. Esportivo
Tão despojadas quanto quem tem um estilo mais criativo, pessoas com o estilo esportivo prezam pelo conforto e casualidade do look, em todas as ocasiões. O estilo esportivo também é conhecido como estilo básico e as palavras de ordem para os looks são conforto e praticidade.
Engana-se quem pensa que o estilo esportivo é baseado somente em roupas para fazer esporte. A origem do nome, na verdade, vem do princípio de que, para fazer esportes, são necessárias roupas confortáveis e inteligentes.
Esse princípio, associado à moda, deu origem ao estilo-base conhecido como sporty, ou esportivo, em tradução livre.
No estilo esportivo estão presentes peças em jeans, algodão e outras fibras têxteis naturais, peças frescas e que facilitem a movimentação ao longo do dia, tênis e sapatos sem salto.

Estilos de roupas não-clássicos: inspiração para todos
Apesar de serem chamados de não-clássicos, esses estilos universais ainda são muito conhecidos e ganharam espaço suficiente no mundo da moda para tornarem-se universais.
Um outro detalhe importante sobre os não-clássicos é que eles são marcados pelo uso de acessórios que demonstram a característica principal do estilo. Confira a lista a seguir:
4. Criativo
A proposta de quem tem um estilo criativo é brincar com cores, formas, texturas e estampas. Bem diferente do estilo clássico, o estilo criativo é mais ousado e mistura estilos e épocas, mesmo em ambientes mais formais, apenas adaptando a dose de criatividade, se necessário.
Como ela é a palavra-chave, é normal que no estilo criativo estejam presentes:
- Estampas de todos os tamanhos como o animal print, o floral e o geométrico;
- Misturas de jeans com tecidos fluidos;
- Peças clássicas com tênis;
- Muita informação de moda, especialmente com cores e texturas;
- O famoso hi-lo, em que se mistura uma peça sofisticada com uma mais despojada;

5. Moderno
Também conhecido como estilo urbano, o estilo moderno apresenta muitas formas geométricas, contraste entre cores, como o preto e o branco, designs de roupas assimétricos, volumosos e com influência do streetwear.
Pessoas de estilo moderno amam jeans, peças em couro e t-shirts. Também não economizam no brilho, principalmente os metálicos.
O moderno também pode ser lido como uma adaptação do clássico de uma forma mais urbana, versátil (já que o trabalho nas cidades exige essa flexibilidade).

6. Romântico
O estilo de moda romântico enfatiza a feminilidade, com diversos elementos de influência vintage, como o Lady Like. Os looks românticos costumam ter cintura marcada e muita inspiração na moda dos anos 50 e 60, mas podem apresentar um compilado de épocas e peças mais contemporâneas, sempre muito delicadas.
Os principais elementos encontrados nas peças são:
- Laços;
- Babados;
- Rendas;
- Transparências;
- Florais delicados;
- Pérolas e pedrarias;
- Plissados;
- Mangas bufantes;
- Tecidos fluídos como tule, cetim e chiffon.


7. Sexy
As pessoas de estilo sexy ou sensual buscam valorizar suas formas corporais, principalmente com peças que deixam o corpo ainda mais curvilíneo.
As características do estilo sexy são modelagens ajustadas ao corpo, muita pele à mostra, como na perna e no decote, cintura marcada, peças como mini-saia, decotes frente única, jeans justo e tops.
O atributo “sexy” e atraente não está necessariamente atribuído somente à roupa, mas também aos acessórios e aos detalhes – e, ao contrário do que se pensa, o estilo sexy é minimalista, já que o enfoque está no conjunto roupa + corpo.

Bônus: mais 5 inspirações de estilos de moda
Os estilos listados acima não são os únicos, mas foram pensados para facilitar quem busca descobrir o que gosta de vestir. É possível que uma única pessoa tenha diversas influências vindas de combinações dos sete estilos de moda universais.
Eles podem ser infinitos, justamente pela influência das tendências de moda atuais e de outras décadas. A moda é cíclica e a sorte é que podemos usufruir dela da forma que queremos!
Quer conhecer outros estilos de roupas? Conheça mais 5 inspirações de moda para ajudar você a se encontrar no seu estilo de se vestir.
1. Boho
É um estilo que surgiu nos anos 1970 com a mistura de várias tendências como hippie, boêmio, folk e vintage.
Nos elementos principais do boho vamos encontrar tecidos fluidos, saias longas, túnicas, batas, vestidos esvoaçantes, calças boca-de-sino e shorts com cintura alta.
Nos pés, calçados tipo cowboy e rasteirinhas; crochê, couro marrom, camurça e renda. Muitos acessórios, cintos largos, colares compridos, anéis grandes e bolsas de franja. Tudo com algum bordado ou miçangas, penas e pedras.
2. Rocker e Punk
Atitude e personalidade. Essas são as duas características de quem adere a esse estilo rocker. Nele estão presentes elementos como o couro, os spikes, jeans, caveiras, coturnos, xadrez, cores escuras e camisetas de banda.
O estilo punk pode ser reconhecido pela combinação de alguns elementos considerados típicos: alfinetes, patches, lenços no pescoço ou à mostra no bolso traseiro da calça.
E muitas calças jeans rasgadas, calças pretas justas, bondage pants (calças xadrez com vários zípers nas pernas), bottons de bandas punk e de protesto, jaquetas de couro com rebites e mensagens inscritas nas costas e coturnos.

3. Ladylike
É um estilo de moda com inspirações retrô da moda feminina (do inglês “como uma lady”, em tradução livre). Com cores e tecidos suaves, detalhes nas roupas como laços, babados e franzidos, esse estilo tem inspiração na década de 40, principalmente pela cintura marcada e estampas de flores, vestidos e saias evasês, midis, saias lápis.
4. Vintage
O termo “vintage” significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade. É um estilo que recupera a moda dos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960. As roupas vintage são peças clássicas, como jeans, ou roupas inspiradas em décadas anteriores como o poá (bolinhas).
O vintage tem retornado como macrotendência ao mundo da moda, mas de uma forma remodelada, especialmente com a influência da contemporaneidade nos tecidos, cortes e modelagem das peças.
5. Geek
O nome Geek é uma gíria da língua inglesa, cujo significado é alguém que adora tecnologia, computadores e internet. Esse conceito é algo semelhante ao nerd. As peças desse estilo possuem quase sempre uma referência a um jogo, livro, filme, seriado ou HQ.
Você conhecia todos esses estilos de roupas? Encontrou o seu na lista? Não deixe de conferir outros conteúdos como este aqui no Blog Audaces.
Aprendi muito com as informações. Amei.
Conteúdo muito bom, só gostaria que tivesse fotos demonstativas
Oii Fernanda, muito obrigado por mostrar interesse em nossos conteúdos, atualizamos este post! Caso queria conhecer nossos novos conteúdos acesse o link: https://bit.ly/2YMIWCH
legal mesmo
Oii Carlos, muito obrigado por acompanhar nosso conteúdo, se mantenha por dentro das novas postagens no link: https://audaces.com/blog/ 🙂
Otimo conteudo
Muito obrigado Maria, continue nos acompanhando, estamos com uma programação incrivel!
Adorei, reto, direto e com uma linguagem simples. Me identifiquei facil,
Olá Lucia, obrigado por feedback! ficamos muito contentes em saber que nosso conteúdo te ajudou, continue acompanhando os novos no link: https://bit.ly/2YMIWCH
Estou começando a me descobrir e descobrir oq eu quero,o conteudo me ajudou muito obrigado
Bom dia Cibelle, Ficamos muito contentes em saber que nosso conteúdo te ajudou, continue acompanhando os novos no link: https://bit.ly/2YMIWCH