Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

29/10/2013

Traçado básico do molde é desvendado em livros da área

Já discutimos bastante sobre o traçado básico do molde e seus diversos métodos. E para reforçar todas as discussões seguem algumas indicações de bibliografias para axiliá-lo no desenvolvimento do traçado básico do molde.

Para uma pincelada teórica indico o livro “Modelagem – tecnologia em produção de vestuário”, que tem a organização do Flávio Sabrá. A publicação aborda diferentes aspectos que envolvem o ato de modelar na contemporaneidade. O texto aborda o Processamento Têxtil, a antropometria e a ergonomia, as medidas do corpo, construção da modelagem, o Gerenciamento de Produto. Também traz um glossário anatômico que mostra os diversos pontos corporais a serem analisados na medição.
 

 

Reprodução

Para o traçado indico as séries do SENAC “Modelagem Plana Feminina”, “Modelagem Plana Masculina” e “Moldes Femininos – Noções Básicas”. Simples, didáticos e práticos principalmente para quem quer começar a se aventurar sozinho no traçado básico do molde.

As publicações incluem a tabela atual de medidas, ensinam o uso correto da fita métrica e como utilizar a tabela para fazer as bases da modelagem de saias, blusas, mangas, golas e calça.

 

 

 

Reprodução

 

Ainda no traçado, temos publicações importantes da Sonia Duarte em uma serie de três livros: “Modelagem Industrial Brasileira”, “Saias” e“Tabela de Medidas”. Além das publicações a autora possui um site de apoio ao método Modelagem Industrial Brasileira (MIB), acesse aqui, que auxilia os seguidores na interpretação de modelagens contemporâneas.

 

Reprodução

Para quem quiser se aventurar ainda mais, indico o livro “Alfaiataria: Modelagem Plana Masculina”, da Professora Stefania Rosa. A publicação destina-se ao estudo do vestuário masculino e apresenta um método seguro e prático para o desenvolvimento de bases e interpretação de modelos do vestuário masculino.

 

 

 

 

Reprodução

Ligia Osório, outra autora importante da área, afirma que “transformar a forma geométrica do corpo é acima de tudo: planejamento, aplicação de técnicas e fidelidade ao desenho criativo”. Por isso, o mais importante é achar o método mais prático para dar o pontapé inicial no desenvolvimento das bases. Depois disso o processo flui de forma natural, quase sinestésico, quando se foca na fidelidade do desenho de criação.

Por Bruna Dezan
Designer de moda

Leia também…

– Livro apresenta novas propostas para a modelagem do vestuário

A bíblia da costura: livro é desvendado em série de reportagens 

Livros de moda: conheça quatro livros importantes da área

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

12/01/2021

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

Escrito por Audaces

como-fazer-moldes-de-roupa

17/12/2020

Como fazer moldes de roupa com precisão e rapidez, pelo computador

Escrito por Audaces

modelagem digital audaces

05/01/2021

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces

melhor-software-CAD-para-moda

05/01/2021

O que é software CAD e por que usar para produzir moda

Escrito por Audaces