
10/10/2016

Saiba como utilizar a modelagem plana e moulage nas suas criações
Contents
Você conhece a técnica de modelagem plana? E a técnica de moulage? Sabe como elas funcionam? Para que e quando são utilizadas? Qual é o melhor processo de modelagem?
Atualmente, muitas pessoas ainda desconhecem o que há por trás desses métodos de modelar roupas, métodos esses utilizados desde os primórdios da era fashion em todo o mundo.
Se você é uma dessas pessoas, então, chegou sua vez de conhecer mais sobre esse e outros assuntos. Mas, se você já os conhece, então, aproveite ao máximo este post para aprender ainda mais com a gente!
Você sabe o que é modelagem plana?
Modelagem plana, também chamada de modelagem bidimensional, é uma técnica amplamente utilizada para confeccionar modelos e peças-piloto, e consiste em criar as formas (moldes) em papel, adaptando as linhas e proporções em um plano de duas dimensões diretamente em um “corpo” de manequim.
Para isso, são necessárias adaptações matemáticas e geométricas, tendo em vista que as peças são tridimensionais. Por esse motivo, esse tipo de modelagem é considerada bastante técnica e, por vezes, exige anos de experiência para aperfeiçoamento.
A modelagem bidimensional ou plana é iniciada a partir de uma tabela de medidas. Com esses dados, o modelista faz uma transposição gráfica do desenho, figura ou peça para o papel em função da geometria espacial.
O uso de réguas, curvas francesas, esquadros e outros instrumentos de medição – através de linhas retas, curvas, paralelas e perpendiculares – dão origem aos chamados moldes básicos.
Interpretar visualmente o modelo desejado é de suma importância, uma vez que suas características são transpostas no papel de forma bidimensional. Detalhes, formas, volumes, medidas, tipos de costuras e montagens fazem parte da análise e são representados neste tipo de modelagem.
Para peças mais simples, é aconselhado utilizar a modelagem plana.
E o que é moulage?
Moulage, draping ou modelagem tradicional, como adiantamos, é uma técnica de modelagem de roupas que consiste em trabalhar o tecido e as formas de uma peça diretamente sobre o manequim. Este termo, atualmente tão popular no vocabulário de profissionais da indústria da moda, vem do francês moule, que em tradução direta significa molde.
As aplicações de moulage são infinitas e ela pode ser utilizada para criar qualquer peça, desde um vestido de gala até um biquíni. Porém, esse processo é um pouco mais trabalhoso e demorado. Para as modelagens mais complexas, com volumes e formas inusitadas, essa é a técnica mais indicada.
Atualmente, são poucos os modelistas que dominam a moulage, e nem todas as indústrias procuram ou necessitam de profissionais que dominem esta técnica. Mas este conhecimento contribui muito para o desenvolvimento de uma boa modelagem.
A moulage permite que o modelista confira no final do processo de construção o molde planificado e, com isto, assimile as novas formas encontradas. Além disso, o profissional consegue ter um maior domínio sobre sentido do fio, caimento de tecidos e modos de eliminar os defeitos da peça.
Modelagem plana ou moulage: qual é a diferença?
Ambas são processos semelhantes, porém com alguns detalhes específicos. Modelar nada mais é do que desenhar as formas do corpo e da roupa em um papel, utilizando medidas, réguas e lápis.
Como desenvolver sua peça com cada tipo de modelagem?
Técnica de modelagem plana
Para criar um protótipo com base na modelagem plana:
- iniciamos pela construção de uma base bidimensional sobre o papel plano;
- em seguida, esta base será adaptada ao modelo desejado a partir de mudanças no desenho;
- após a construção do molde, a peça será cortada e costurada, gerando a peça piloto que irá confirmar a vestibilidade, se apresenta algum defeito e se o caimento do tecido, volumes e formas estão de acordo com o desejado.
No caso de defeitos ou de divergência com o esperado é necessário corrigir o molde e refazer a peça piloto até se obter o resultado ideal.
Técnica de moulage
Já a técnica de moulage trabalha a partir da modelagem tridimensional realizada diretamente sobre o corpo ou base tridimensional. Isso permite a visualização da peça antes mesmo dela estar confeccionada. Ou seja, o estilista pode trabalhar livremente com o tecido sobre o corpo, dando a forma que desejar, observando o caimento do tecido, eliminando de imediato qualquer defeito e determinando seu comprimento, volumes aplicados, texturas e muito mais.
Por esses motivos, a técnica de moulage admite que o estilista possa ser extremamente criativo, uma vez que ela permite um maior controle sobre a criação de formas inusitadas, sendo este um dos fatores que diferenciam a moulage da modelagem plana.
Uma curiosidade da técnica de moulage é que foi desenvolvida pela estilista francesa Madeleine Vionnet, na década de 20, a partir das suas criações usando miniaturas de manequins. Suas peças eram inspiradas nos vestidos gregos, por isso utilizava muitos drapeados e cortes enviesados, o que levava a estilista a solicitar tecidos com o dobro da largura convencional da época.
Além disso, suas peças possuíam fendas e aberturas inusitadas. Com todo este trabalho inovador, pode-se dizer que ela foi uma das estilistas que mais contribuíram para as técnicas utilizadas na alta costura.
Seja qual for a técnica escolhida, a Audaces tem a solução ideal para você
Quando a modelagem é realizada digitalmente na sua empresa, existem benefícios que podem ser exaltados facilmente. Especialmente, par dar sequência ao comparativo do tópico acima.
Para começar, a facilidade de trabalho: tudo ocorre diretamente dentro de uma plataforma de moda específica para o trabalho. Ou seja: munida de recursos e conveniências para tornar o trabalho mais eficiente, desafiador e criativo com um uso reduzido de recursos e tempo para alcançar o resultado esperado.
Podemos simplificar que a digitalização de moldes se caracteriza pelos seguintes aspectos:
- é mais ágil;
- mais precisa;
- muito mais produtiva;
- menos custos (tempo e recursos usados);
- menos equívocos;
- aplicação rápida de recortes;
- graduação de moldes automática;
- precisão no encaixe dos moldes;
- facilidade para eventuais ajustes.
Além disso, é importante destacar o quanto isso tudo é influenciado, diretamente, no trabalho dos seus profissionais. A começar pela economia de espaço: você não precisa de uma infraestrutura enorme de trabalho, se utiliza um programa de modelagem em 3D. Tudo vai ser feito de um computador.
Diante da necessidade de alterar modelos e moldes, vale destacar a velocidade com a qual esses ajustes são realizados. São questões que todo empreendedor gostaria de inserir em sua indústria, sem ônus acompanhados dessa transição.
Agora que você conhece um pouco mais sobre a modelagem plana, que tal entender como a modelagem digital oferecida pela Audaces pode contribuir para o sucesso de suas coleções?
Deixe um Comentário