Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

07/06/2013

Teciteca: biblioteca de tecidos

2 min

Conhecer e saber identificar os tecidos é importante para o profissional da indústria têxtil, mas como discernir um entre centenas de tecidos? É claro que conhecer todas as fibras, seus usos e características é difícil e, por isso, há a necessidade de contar com algumas ferramentas que auxiliam nesta identificação, como um acervo de tecidos, uma teciteca.

 

Uma teciteca reúne diversos tipos de tecidos e suas características em um único espaço/ Fonte: site FAAP

A teciteca é um espaço físico que contém arquivo com amostras e fichas técnicas dos tecidos, nas áreas de moda, vestuário e confecção. A utilização deste recurso é um excelente caminho para conhecer a textura do tecido e quais as possibilidades de aplicação nas roupas. Além disso, o uso desta ferramenta proporciona uma maior economia de tempo e agilidade na hora da busca de referências.

A teciteca precisa também estar atualizada com as novas fibras e as tendências de cada uma das estações da moda. Algumas instituições de ensino de moda do país possuem acervos que estão disponíveis para professores e estudantes. Também permitem a entrada de pesquisadores e profissionais do universo da moda.

 

 

 

 

A teciteca da Unipe reúne informações sobre tecidos, aviamentos, produção e mercado criativo de moda/ Fonte: site Unipe

Ferramentas de pesquisa e consulta de características, uso e tipos de tecidos online também já estão disponíveis e ao alcance de todos. Este é o caso da teciteca vinculada ao departamento Ceart da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) que pode ser acessada aqui.

O portal traz um glossário com diversos tipos e informações sobre a composição, origem e utilização desses tecidos. Algumas publicações também podem ser utilizadas como guias, como é o caso do livro “Guia Prático dos Tecidos”, escrito por Maria Helena Daniel.

Na obra, a autora vai além do tipos de tecidos e suas características e aponta a origem e, em alguns casos, mostra as diferenças e peculiaridades entre tecidos similares. Ela catalogou na publicação cerca de 180 tipos de materiais e dividiu-os em categorias, como sustentáveis, raros, entre outros.

 

Leia mais:

Livros sobre tecidos: estrutura, formação e história

Tipo de tecido: como escolher o certo para cada roupa?

Beneficiamentos têxteis modificam estrutura dos tecidos

Estruturas têxteis são formadas pelo entrelaçamento dos fios

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Bailarina Ingrid Silva gestante

07/05/2021

Moda gestante: como as mulheres grávidas se vestiram ao longo do tempo

Escrito por Audaces

design-thinking-en-la-educacion-creatividad-audaces

06/05/2021

Como os princípios do design contribuem com a moda?

Escrito por Audaces

gerente-de-producion-actividad-profesional

28/04/2021

Gerente de Produção, o que faz esse profissional?

Escrito por Audaces