Resumo:
- Um tecido resistente, que não amassa ou encolhe, o tecido Oxford apresenta toda a versatilidade que a sua coleção precisa;
- Por ser grosso e não desbotar facilmente, costuma ser usado em uniformes e vestidos de alta qualidade;
- Teste o caimento do seu tecido digitalmente em um ambiente tridimensional. Faça o teste grátis da multissolução Audaces360 agora!
Quer economizar tempo? Dê play e ouça nosso conteúdo agora!
Muito conhecido na confecção de peças de uniforme, o tecido Oxford tem uma estrutura mais grossa e não desbota facilmente. Ou seja, trata-se de um tecido muito resistente e que não costuma amassar ou encolher. Dessa forma, pode ser usado diariamente e lavado com frequência.
Dotado de muitas características atrativas (como luminosidade e diferentes texturas), o tecido aparece nas mais diversas peças de roupa – desde uniformes a camisas sociais e vestidos elegantes.
E, então, quer entender mais sobre o tecido Oxford, seus tipos e características? Continue por aqui e saiba como usá-lo da melhor forma na sua confecção.
Sumário
Boa leitura!
O que é tecido Oxford e para que serve?
O tecido Oxford se destaca por ser um tecido lustroso, resistente e macio, usado principalmente na confecção de camisas. No entanto, é possível encontrá-lo também em blazers, saias, vestidos, calças sociais e até em itens de decoração, como almofadas, cortinas e estofados.
Pode ser feito 100% de algodão ou de poliéster, ou ainda ser obtido a partir de uma combinação entre os dois materiais.
Atualmente, como vimos, o Oxford possui diversas aplicações. Porém, quando surgiu no mercado, era utilizado principalmente em roupas esportivas.
Leia mais: Saiba como utilizar tecidos tecnológicos na sua coleção de moda
A história do tecido Oxford
Este tecido nasceu na Escócia no século XIX, dentro de uma fábrica escocesa.
Os criadores nomearam seus quatro tipos de tecido como as as instituições universitárias de maior prestígio da época: Harvard, Cambridge, Yale e Oxford. O objetivo até então era usá-los exclusivamente em camisas.
Apesar de as instituições serem famosas, três dos tecidos acabaram não se tornando muito populares. E, devido à baixa procura, tiveram sua produção interrompida.
Porém, o Oxford conquistou seu espaço e seu estilo tornou-se famoso entre os jogadores de polo britânicos, que o usavam devido às suas características respiráveis.
Assim, ele mantém sua popularidade e utilidade e até hoje, figurando entre uns dos tecidos mais requisitados no mercado.
Tipos de tecido Oxford
O Oxford mais conhecido continua sendo aquele usado para a confecção de camisas. Porém, existem outros tipos deste tecido, sendo eles:
- Liso: é macio e não enruga facilmente devido à maneira como é criado, combinando dois fios (longitudinalmente) com um fio com maior gramatura (transversal);
- Pontual: é uma mistura de Oxford resistente com tecidos leves. Dependendo do tratamento, esse tecido geralmente oferece uma aparência mais formal a quem usa;
- Royal: incrivelmente bonito e brilhante, foi criado para roupas elegantes. Possui uma trama elaborada que lhe confere uma textura singular, sendo conhecido por sua suavidade.
Leia mais: 9 dicas para escolher a mesa de corte de tecido mais adequada
Quais são as características desse tipo de tecido?
Como podemos observar, o Oxford tornou-se um tecido queridinho e voltado para várias finalidades.
Algumas das características que fazem esse tecido se destacar dos demais são seu ótimo caimento e suas propriedades isolantes.
Ele é resistente à água e ao vento, e também evita o acumulo de sujeiras entre as fibras. Além disso, a tecelagem do tecido Oxford tipo cesta faz com que a peça seja mais durável e respirável.
Algumas de suas outras qualidades são:
- Conforto ao usar;
- Suavidade;
- Versatilidade;
- Elegante;
- Fácil de cuidar e lavar;
- Não enruga facilmente;
- Tecido casual;
- Forte;
- Durável.
Como usar o tecido Oxford na sua coleção de moda?
O tecido Oxford pode ser usado em diversas peças da sua coleção, sendo um excelente investimento, graças aos diferentes propósitos que atende.
Apesar de ser bem estruturado, sua textura leve e confortável faz com que ele seja perfeito para a confecção de camisas, vestidos – dos básicos aos elegantes-, roupas esportivas, aventais e jalecos.
No entanto, uma série de outros artigos também se vale de suas funcionalidades, como toalhas de mesa, guardanapos de tecido, colchas e cortinas.
Leia mais: Confira 3 dicas infalíveis para montar o seu mix de produtos de moda
Crie suas peças e preveja o caimento do tecido com Audaces
Toda peça confeccionada precisa passar pelo teste de caimento para que os estilistas possam aprová-la e, assim, dar o pontapé na produção.
Como já falamos, o tecido Oxford possui leveza, movimento e versatilidade. Ainda assim, é muito importante testar seu caimento nas peças. Dessa forma, as expectativas ficam alinhadas com o que foi desenvolvido pela equipe de Criação, evitando retrabalho e desperdício de matéria-prima.
Nesse sentido, a tecnologia pode fazer sua empresa trabalhar com mais assertividade e rapidez, gerando tambémeconomia.
Existem softwares que auxiliam sua confecção de forma 100% digital, reduzindo ou praticamente eliminando a necessidade de peças-piloto.
Atenta às principais inovações na indústria da moda, a Audaces oferece soluções completas para te ajudar nesse processo! Conheça alguma delas, a seguir:
Audaces Fashion Studio
Se sua empresa busca facilitar o processo criativo e trazer mais velocidade para as suas aprovações, o Audaces Fashion Studio é a melhor pedida!
Esse sistema te dá toda a liberdade para trabalhar em um ambiente tridimensional, prático e intuitivo.
Algumas das atividades que podem ser feitas com o Audaces Fashion Studio são simulações de caimento e texturas de diferentes materiais e estampas.
Ao mesmo tempo, você ainda pode testar a movimentação da peça sobre avatares hiper-realistas em uma passarela virtual.
Audaces Idea
O Audaces Idea é o software ideal para quem quer agilizar e melhorar a comunicação entre os setores de Criação e Modelagem.
Em suma, sua tecnologia permite a visão em 360º de uma coleção, além de testar modelos, estimar os custos e integrar desenho técnico e ficha técnica.
Audaces 3D
Se sua empresa utiliza moldes digitalizados, o Audaces 3D será um potente aliado. Com ele, é possível acabar de vez com o processo de prototipagem manual!
Modelistas e profissionais de desenvolvimento técnico podem usar o Audaces 3D para:
- Aprovar desenhos e modelagem;
- Confirmar fit e vestibilidade da peça;
- Aprovar primeiro protótipo de forma digital;
- Diminuir a quantidade de peças pilotos;
- Economizar tempo e custos com prototipagem;
- Gerar processos mais sustentáveis;
- Renderizar imagens para Marketing e Vendas;
- Possibilitar um verdadeiro provador online.
Por fim, agora que você já sabe mais sobre a origem, as possibilidades de uso e as características do tecido Oxford, que tal começar a incluí-lo em suas coleções?
Baixe agora nosso e-book e conheça também outros tipos de tecido vitais para a sua confecção:
FAQ
Um tecido que se destaca por ser lustroso, macio e resistente. Por esse motivo, é usado principalmente na confecção de camisas e uniformes.
Existem três tipos de tecido Oxford: liso, pontual e royal.
O Oxford é muito versátil. Por isso, pode ser usado em diversas peças da sua coleção: camisas, vestidos, blazers, roupas esportivas, aventais e jalecos.