Certamente você já sabe que um sistema de produção bem organizado pode elevar a produtividade de sua indústria. Mas, você sabe como implementar isso? Existem diferentes modelos de sistema de produção e algum deles, certamente, atende às suas necessidades. Preparamos um pequeno guia para ajudá-lo nessa!
O que é um sistema de produção?
Um sistema de produção é um compilado de modalidades produtivas, aplicadas na administração de empresas a fim de organizar a produção ou a prestação de serviços.
Cada um dos diferentes sistemas de produção, quando aplicados, gera efeitos que são sentidos diretamente na economia, na sociedade e no espaço geográfico.
Como funcionam os sistemas de produção?
Os sistemas de produção funcionam como um conjunto de processos e operações interligados entre si com objetivo de gerar um produto ou um serviço.
O funcionamento do sistema de produção vai variar conforme o tipo de negócio ao qual vai ser aplicado. Para isso, existem variadas técnicas de planejamento e gestão que podem ser escolhidas para melhor organizar a sua empresa.
Sumário
Além do tipo de indústria, precisamos ter em conta que, conforme uma companhia vai crescendo ela, automaticamente, incorpora novas pessoas, máquinas e operações levando à necessidade de um re desenho do sistema produtivo.
Tipos de sistema de produção
Mas afinal, o que varia em cada tipo de produção?
Os sistemas mais conhecidos e aplicados em diversos âmbitos da economia são: sistema de produção contínua, intermitente e direcionado a grandes projetos.
Sistema de produção contínua
O objetivo do sistema de produção contínua é produzir o maior número de itens em menor tempo possível, também conhecido como Fordismo.
Normalmente o produto não sofre grandes modificações e o processo flui de maneira prevista e ininterrupta.
Sua principal característica é a repetição das mesmas operações, com poucas interrupções.
Na indústria têxtil, por exemplo, o processo de aplicação de botões em uma peça de roupa, assim como a costura de peças em modo massivo.
Sistema de produção intermitente
Já o sistema de produção intermitente leva em consideração as informações de mercado e as tendências, muito conhecidas de quem trabalha com moda.
Sob essa perspectiva há maior atenção às perdas ocorridas em todo o processo produtivo.
A indústria fashion, além de trabalhar com as tendências e apostas dos grandes desenhadores, precisa considerar a demanda do público consumidor. Portanto, na hora de planejar uma nova produção, muitas empresas levam em conta a demanda por um tipo específico de indumentária, por exemplo.
Em algumas regiões do Brasil, por exemplo, por mais que seja inverno, o frio não atinge intensidade suficiente para justificar uma grande produção de casacos.
Um ponto a considerar nesse tipo de sistema é que, quando surge um problema em determinado produto, ou no lote a ser produzido, não é possível recomeçar o processo produtivo imediatamente, já que o próximo produto entrará na fila. A única opção é a de alterar os testes e a preparação das máquinas, focando na atenção de um novo cliente.
Sendo assim, os produtos que já foram produzidos deverão ir para uma área de segregação onde posteriormente se buscará encontrar o provável problema.
Produção para grandes projetos
Essa é a forma mais personalizada de pensar um sistema de produção, já que é impulsionada pela demanda do cliente.
Essa modalidade de produção proporciona uma diminuição nas perdas já que os projetos são planejados meticulosamente para atender a pedidos específicos.
No entanto, a necessidade do direcionamento de todos os recursos disponíveis para garantir a entrega do projeto na data correta, pode gerar a necessidade de vários profissionais interagindo entre si, tornando o gerenciamento mais complexo.
Conceitos importantes para um sistema de produção
Fronteiras
Também conhecida como curva de possibilidade de produção, ilustra graficamente a escassez dos fatores de produção e representa o limite para a capacidade produtiva de uma empresa.
Entradas
São aqueles recursos transformados como materiais, informações e consumidores ou os recursos que atuam sobre eles, como funcionários, prédios, equipamentos e tecnologia.
Rendimento
É a transformação dos recursos ou sistema de entradas em outras formas, sejam elas produtos, serviços ou subprodutos.
Saídas
Trata-se do resultado do processo de transformação. Aqueles bens físicos ou serviços e seus produtos indiretos como lixo e poluição.
Feedback
Também conhecido como feedback loop, é a metodologia que identifica visualmente as relações de causa e efeito dos processos de uma empresa, entregando uma visão sistêmica do negócio.
O que é necessário para implementar um sistema de produção?
Para a implementação de um sistema de produção na sua indústria, é preciso adaptá-lo ao tipo de saída que se pretende gerar. Porém, independentemente do modelo que mais se adeque aos seus objetivos, algumas dicas gerais podem ser valiosas. Como:
1. Mapear as etapas de produção
Mapeie os processos e as etapas da produção.
2. Definir metas e acompanhar os ciclos de produção
Calcule o tempo de cada processo para poder organizá-los e adaptá-los aos prazos de entrega. Uma vez feito isso, determine suas metas para melhor acompanhar os resultados dos processos em cada ciclo de produção.
3. Estabelecer indicadores de desempenho
Estabeleça indicadores-chave de desempenho (KPI’s) coerentes com as maquinário e pessoal envolvidos nos processos.
4. Promover um sistema de gestão integrada entre as diferentes áreas da empresa
Capacite sua equipe para que ela se adaptar ao sistema de produção.
5. Investir em automatização
Invista em tecnologia para automatizar os processos, gerando uma base prática e confiável de dados que possa te ajudar na tomada de futuras decisões.
Sistema de produção e lean manufacturing
Já que estamos falando de tecnologia, não podemos deixar de citar o Lean manufacturing que está fortemente conectado aos sistemas de produção.
Isso porque, sistemas como o Just in Time, além de técnicas de gestão da qualidade e planejamento e controle da produção, o Lean ajuda a eliminar perdas no processo e agrega valor ao consumidor final.
Quais produtos Audaces potencializam um sistema de produção?
A Audaces tem uma série de ferramentas pensadas especialmente para a indústria têxtil que podem ajudar a implementar um sistema de produção mais eficiente, como a Sala de Corte Automatizada e seu papel fundamental na confecção 4.0.
Conclusão
Durante o desenvolvimento dos sistemas de produção, muitas técnicas foram desenvolvidas para solucionar um grande problema: como gerenciar a cadeia produtiva de forma a otimizar mais os recursos disponíveis e alcançar os melhores resultados?
Como resposta, o lean manufacturing é uma delas, já que ele ajuda a evitar os desperdícios e gargalos em cada etapa do processo.
A Audaces é uma referência mundial em sistemas pensados para a indústria 4.0, e o Lean Manufacturing é uma das características presentes em nossas soluções, especialmente naquelas pensadas para resolver problemas de atrasos na etapa técnica e desperdícios na utilização dos insumos e criação dos moldes.
Acompanhe o blog Audaces e saiba tudo sobre o universo das tecnologias para a Indústria da Moda. Até a próxima leitura!