Por Aldine Leonhardt
Instrutora de Malharia e Consultora de Moda e Imagem
A delicadeza das malhas exige um maior cuidado para que não ocorra a queda de pontos, o que a torna inutilizável. Quando não costurada, já cortada ou ainda em painéis, o manuseio inadequado faz com que um ou mais pontos se soltem e desfaçam uma carreira (vertical) do pano, portanto, recuperar o ponto de malha é uma opção de economia.
Carreira de pontos parcialmente desmanchada.
Sumário
Fonte: Acervo pessoal.
Esse resultado, também chamado de carreira desmanchada, pontos caídos, pontos soltos, ou pontos desfeitos, pode ser revertido por meio da recuperação ou apanhamento de pontos.
Apanhamento de pontos caídos com auxílio de agulha de tear.
Fonte: Acervo pessoal.
A recuperação de pontos consiste basicamente em tecer manualmente, ponto a ponto, partindo do último ponto mantido e passando cada alça dentro do ponto anterior. Essa recuperação pode ser feita com uma agulha de tear, como na imagem, ou com uma agulha de crochê como mostra este vídeo. As malhas, tanto dos teares quanto do tricô manual, tem a mesma forma de recuperação.
Dentro do processo produtivo de grandes malharias existem uma ou mais pessoas designadas apenas para esta atividade, visto que, o desperdício de painéis de malha gera prejuízos financeiros. Recuperar pontos caídos de malhas é uma opçãoa de economia e de aproveitamento de materiais.
Saiba mais:
Construção de pequenos modelos de teares como recurso pedagógico