Na modelagem manual, é frequente o uso da régua francesa – usada principalmente para desenhar cavas e decotes.
No site do Instituto Federal de Santa Catarina encontramos uma apostila de desenho técnico que define a régua como um “instrumento vazado com diversas curvas, de raio variável, que servem para concordar pontos que formam curvas”.
Mas nem sempre o modelista sabe utilizar esta regra de forma correta. No blog da Renata Perito encontramos um material muito interessante, que detalha o uso desta régua, que possui vários modelos, mas todos com uma ponta mais curva e outra menos, assim como um lado côncavo e um convexo.
O lado com a ponta mais curva deve ser utilizado para fazer as partes menores do modelo, como os decotes e cavas. Para reproduzir as posições, observe a direção para a qual está apontada a curva, o lado para o qual está virada e também a altura em que se posiciona.
Posicionamento da regra para desenho de decotes:
Decote frontal
Posicione a ponta mais curvada nos pontos de referência para o traçado. A parte menos curvada aponta para cima, e o lado côncavo está ao lado do centro da frente.
Crédito imagem: Renata Perito
Decote traseiro
Posicione a ponta mais curvada nos pontos de referência para o traçado, desta vez um pouco mais inclinada que no exemplo anterior. A parte menos curvada aponta para cima, e o lado côncavo está ao lado do centro das costas.
Crédito imagem: Renata Perito
Posicionamento da régua para o traçado das cavas:
Cava frontal
Em alguns casos, a curva encaixa perfeitamente nos pontos de referência da cava. A parte menos curvada aponta para cima, e o lado convexo aponta para o centro da frente.
Crédito imagem: Renata Perito
Cava traseira
Em outros casos, é necessário desenhar a curva em duas etapas. Encaixe primeiro os 3 pontos de cima, com a parte menos curvada apontando para cima, e o lado convexo apontando para o centro das costas. Em seguida, gire a parte menos curva em sentido anti-horário até encaixá-la nos 2 pontos de baixo.
Crédito imagem: Renata Perito
Fonte: blog Renata Perito/IFSC