No post anterior – Alterações básicas no molde: aprenda como fazer (parte II), foram levantados alguns dos principais cuidados que o modelista precisa tomar antes de começar a mexer no comprimento e na largura da modelagem. Mas ainda existem alguns detalhes que precisam ser observados sobre a alteração do comprimento do molde, principalmente no aumento e redução da peça.
Aumento no comprimento da modelagem
No caso de ajustes de vestidos e saias o modelista precisa observar as medidas e proporções da peça.
Acinturado: ao proceder com alterações de altura do corpo nas costas, lembre de mudar a altura na frente, igualando as duas partes. Além disso, para manter a forma da saia, faça o corte e afaste na linha de alteração. Se for necessário, acrescente alguns centímetros na extremidade inferior.
Evasê: para proceder com a modificação da altura da cintura também são necessários alguns cuidados. Primeiro, faça as alterações acima da marca existente no meio das costas. Agora, para aumentar o comprimento total faça as modificações abaixo da marca. Lembre-se de fazer as mesmas modificações na parte da frente e de trás da peça.
Reprodução
Corte princesa: proceda com as alterações acima da marca da cintura no meio das costas a fim de aumentar o comprimento da cintura nas costas. Proceda da mesma forma abaixo da marca da cintura para adicionar alguns centímetros ao comprimento total. É importante destacar que as alterações devem ser feitas em todos os moldes.
Agora, vamos mostrar como devem ser feitas as alterações no comprimento das mangas dos moldes.
Raglã: procure utilizar as linhas de modificação a fim de manter a forma da manga e afaste metade em cada linha.
Justa: para aumentar o comprimento, use como referência a pence do cotovelo para estipular o quanto será acrescentado em cada um dos pontos de mudança.
Japonesa: em razão deste tipo de manga ser mais larga, é preciso fazer apenas uma linha de alteração no local em que é necessário acrescentar alguns centímetros.
Reprodução
Para aumentar a altura total de uma calça é necessário utilizar a linha de modificação existente nas pernas. Já para alterar as medidas do ombro é preciso fazer os ajustes em dois pontos: na costura e na pala.
Costura: faça um corte da metade da costura do ombro até a costura da cava do molde. Ajuste o quanto for necessário.
Reprodução
Pala: faça um corte no molde da pala e afaste, como na imagem abaixo. Proceda as alterações no corpo de forma que as costuras fiquem no mesmo comprimento.
Outros textos que tratam da alteração nos moldes:
Alterações básicas no molde: aprenda como fazer (parte II)
Alterações básicas no molde: aprenda como fazer (parte I)
Fonte: Livro A Bíblia da Costura