Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

12/07/2013

Alterações básicas no molde: aprenda como fazer (parte I)

2 min

Os moldes quando são desenvolvidos destinam-se a uma infinidade de pessoas, com os mais diferentes tipos de corpos. A roupa produzida a partir desta modelagem pode ficar mais apertada em uma área do corpo e folgada em outra. Para ter a certeza de que a peça irá ter um bom caimento, é necessário comparar as dimensões do molde com as proporções corpóreas e fazer as alterações necessárias na modelagem.

O primeiro passo é conhecer a silhueta da modelo e as demais dimensões do corpo da pessoa que irá vestir a peça. Depois, seve-se analisar os pontos divergentes entre a modelagem e as dimensões corpóreas e destacá-las. Uma vez identificadas as diferenças é possível fazer as alterações básicas no molde para atingir uma peça com excelente caimento.

Para auxiliá-lo a fazer as alterações básicas no molde iremos dividir o tema em diferentes posts. As informações dos textos são retiradas do livro “A Bíblia da Costura” e vão abordar diferentes aspectos sobre como fazer alterações básicas nos moldes: como modificar a largura e o comprimento.

 

Use a medida do quadril como base para fazer ajustes na modelagem de calças/ Reprodução

 

Antes de começar a fazer as alterações no molde é necessário entender que a escolha da modelagem vai determinar as ações de mudança, por isso, opte por moldes que tenham medidas de busto e quadril parecidas com as da pessoa que irá usar a pela. Essas medidas são referencia por representarem, geralmente, as maiores circunferências do corpo e, logo, as outras partes do corpo tendem a terem proporções menores.

Porém, existem situações que esta regra não se aplica. Por exemplo, se a pessoa possuir um busto muito avantajado em relação ao porte físico, recomenda-se usar um molde do tamanho do corpo inteiro e alargar apenas a área do busto.

Cuidado! Dependendo da quantidade e do tamanho dos ajustes pode ser que a modelagem final não se assemelhe a escolhida inicialmente. Para evitar este tipo de problema, evite fazer alterações de grandes proporções no molde base, caso isso seja necessário pode dignificar que talvez o molde escolhido não tenha sido o mais apropriado. O livro “A Bíblia da Costura” aponta que, geralmente, quando se escolhe o modelo apropriado ao tipo físico do manequim será necessário fazer poucas alterações na modelagem.

No próximo post, será ensinado qual a forma mais indicada de fazer alterações básicas nos moldes.
 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

mulher tocando tela holográfica

05/11/2021

A importância do IoT para as Indústria e as Confecções 4.0

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

inteligência artificial na moda

09/06/2021

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

PLM na confecção de moda

28/05/2021

PLM: o que é, benefícios e como aplicá-lo na Indústria da Moda

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

19/11/2021

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

produto descontinuado Audaces

10/11/2021

Audaces comunica a descontinuidade de peças e suprimentos de Jet Print e Jet Print Plus

Escrito por Audaces