Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

17/06/2013

Silhueta: identificando as diferenças com os moldes

1 min

Neste post da série sobre o capítulo dois do livro “A Bíblia da Costura” ensina a proceder para identificar a silhueta do consumidor e quais as possíveis medidas que diferem da modelagem utilizada como padrão.

O livro aponta que ao escolher a modelagem da vestimenta que se deseja confeccionar, as medidas do molde podem não corresponder às do consumidor, seja em razão do tipo de corpo ou uma ou duas medidas diferentes da modelagem base.

O primeiro passo para evitar transtornos é conhecer a silhueta do usuário – se é fina, larga, pouco ou muito marcada –, para isso, analise-a em relação a uma figura do molde. Essa comparação vai servir de base para identificar quais são as principais medidas que diferem entre o molde e o corpo.
 

Reprodução

A relação entre modelagem e corpo podem apresentar distintas proporções, nos contornos, na postura e na simetria. Lembre-se que a silhueta não é um aspecto fixo e, com o decorrer do tempo tende, a forma humana pode ir mudando – com variação de peso e postura.

Antes de conhecer as diferenças nas medidas, o ideal é conhecer a silhueta padrão. Os moldes são confeccionados com base nesta proporção corpórea padrão, criada de forma imaginária, e possuem postura e simetria perfeitas, proporções e contornos ideias. É provável que o corpo humano difira em algum ponto desta modelagem "perfeita".

As principais variações nas proporções, geralmente, encontrarem-se um pouco mais acima ou abaixo dos traços padrão do molde – do busto, cintura, quadril. O comprimento da bainha também é algo que deve ser determinado com base nas medidas do usuário. Os contorno do molde em relação ao corpo também pode apresentar variações nas curvas e saliências.

Lembre-se: a alterações de um molde se resume a um processo simples de tirar medidas e ajustar comprimentos e larguras. Nos próximos posts, serão abordados as alterações básicas que podem ser feitas nos moldes.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

mulher tocando tela holográfica

05/11/2021

A importância do IoT para as Indústria e as Confecções 4.0

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

inteligência artificial na moda

09/06/2021

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

PLM na confecção de moda

28/05/2021

PLM: o que é, benefícios e como aplicá-lo na Indústria da Moda

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

19/11/2021

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

produto descontinuado Audaces

10/11/2021

Audaces comunica a descontinuidade de peças e suprimentos de Jet Print e Jet Print Plus

Escrito por Audaces