Escolher o tecido ideal para revestir móveis não é fácil!
Apesar da diversidade de opções disponíveis no mercado, é preciso levar em consideração certas características específicas para fazer a melhor escolha.
O tecido deve ser pensado conforme a aplicação, se será para um móvel de uso interno ou externo, se precisa ser resistente a presença de crianças, animais, além do clima do local onde você mora.
Separamos aqui algumas dicas para orientar você nessa escolha!
Como escolher os melhores tecidos para móveis?
O segredo na hora de escolher o tecido ideal para o sofá, poltrona ou outro estofado, é analisar o que é essencial para você.
Sumário
Pergunte-se: Você tem pets? Eles vão ter contato com o tecido? E se as crianças derrubarem alguma coisa? Qual é o tecido mais durável e fácil de limpar ?
Após responder todas essas perguntas, colocamos em prática o passo-a-passo abaixo!
Pesquise referências
Se o objetivo é revestir um móvel para ambientes internos, buscar referências faz toda a diferença, porque, além da questão estética, é preciso encontrar a melhor opção em termos de praticidade e segurança.
Cadeiras e poltronas pedem revestimentos que aguentem o uso cotidiano. Então, é preciso buscar o tecido ideal para isso. Pesquise bem todas as suas opções, leve uma foto do ambiente para dar uma referência à pessoa que vai lhe ajudar a visualizar as melhores combinações disponíveis.
Conheça as texturas
Outro ponto muito importante é a textura desse tecido. Encontrar a textura adequada não é uma tarefa simples e exige um conhecimento básico dos tecidos para analisar estrategicamente qual seria o melhor estofado.
Quando se trata de móveis, a textura dos tecidos costumam ser mais firmes e resistentes, ainda que precisem ser também confortáveis. Logo vamos falar sobre cada uma das opções, suas vantagens e desvantagens.
Avalie as formas de limpeza e higienização
Uma das grandes vantagens do avanço da tecnologia é que, hoje, é possível conseguir o melhor revestimento sem ter que escondê-lo atrás de uma capa que o proteja das intempéries ou do desgaste natural do uso.
O couro natural ou sintético de qualidade podem ser higienizados sem maiores problemas, já o linho e a sarja dificultam um pouco mais a limpeza. Portanto, o ideal é encontrar um tecido que possa ser higienizado sem a necessidade de um gasto excessivo ou até mesmo a substituição.
Escolher bem o tecido para seus móveis aumenta sua vida útil, principalmente quando se trata de peças de uso diário.
Fique de olho na qualidade do tingimento
Pode parecer apenas um detalhe estético, mas escolher cores e estampas ideais requer uma análise apurada do ambiente que ele irá ocupar.
Quando se trata de coloração, preste bem atenção à qualidade do tingimento.
Alguns tipos de tingimento podem perder a nitidez e a vivacidade da tonalidade com o tempo. O tecido para móveis também não pode desbotar, nem pensar em manchar a roupa das pessoas. Esses são alguns dos fatores que diferenciam um material realmente de qualidade.
Quais são os melhores tecidos para móveis?
Tecidos resistentes
Couro
Símbolo de requinte, o couro legítimo é caracterizado por sua beleza e durabilidade. Entre suas vantagens estão a resistência, a facilidade em higienizá-lo e sua baixa exigência em termos de manutenção.
Couro sintético
Essa é uma ótima opção para quem quer se aproximar do efeito do couro verdadeiro, sem gastar tanto.
Por mais que não tenha a mesma durabilidade do couro original, ele é um tecido muito resistente. Recomendado para pessoas que possuem animais domésticos e alergias, pois não absorve sujeira e é fácil de limpar.
Jacquards
Este é o mais resistente entre os tecidos para estofados e um dos mais tradicionais, a técnica através da qual está feito, usando os próprios fios durante a tecelagem possibilita inúmeras variações de estampas. Sua trama fechada permite que não acumule resíduos e seja fácil limpá-lo.
Sintéticos
Os tecidos sintéticos são super resistentes e muito fáceis de limpar, pois possuem impermeabilidade natural. Recomendados são para casas onde há pessoas alérgicas e com animais domésticos. Sua desvantagem é que no inverno ficam pode ser um tecido frio no inverno e quente no verão.
Tecidos para regiões quentes
Por falar em clima, quais seriam os tecidos mais adequados para revestir móveis em lugares mais quentes?
Sarja
Este tecido confeccionado 100% em algodão é dos mais agradáveis para combinar elegância, refrescância e conforto.
Linho
A melhor opção para quem é alérgico. É um tecido resistente e se destaca por sua tecelagem com bom caimento sobre a espuma, dando acabamento uniforme.
O linho pode ser mesclado com ser totalmente confeccionado em poliéster. É um tecido leve e fresco para ser aplicado em móveis de casas de verão, ou em climas secos. Mistura simplicidade e requinte, com um preço variável mas com uma durabilidade que vale o investimento.
Tecidos para regiões frias
Qual é o tecido ideal para aquecer em dias frios, mas que, também possa se adaptar às demais necessidades que um bom revestimento deve atender?
Camurça
Opção resistente e perfeita para quem tem animais de estimação, quentinho e altamente confortável.
Veludo
Seja natural ou sintético, é uma alternativa resistente e durável, quente e acolhedor, além de ser muito estético.
Tecidos especiais para móveis de áreas externas
Características especiais
Entre as características que os tecidos especiais para áreas externas devem apresentar destacamos:impermeabilização, facilidade para lavar, resistência ao calor intenso e à umidade.
Os tecidos sintéticos recebem tratamentos exclusivos contra raios UV, antimofo, bactericida, repelência a líquidos e costumam funcionar muito melhor do que aqueles sem tratamento algum.
Para aguentar as intempéries, este tecido precisa ser resistente à água, como o acquablock, que é impermeável e pode ser encontrado em diversas cores e estampas.
Cuidados básicos
- Como garantir a vida útil de seu móvel externo? Trate bem o seu revestimento!
- Não descuide da limpeza, lembre-se que manutenção custa menos do que reforma!
- Evite o contato com substâncias oleosas e objetos pontiagudos.
- Lembre-se que umidade é o inverso de durabilidade, não guarde seu móvel molhado.
- Retire as almofadas dos móveis, quando não estiverem em uso na área externa.
- Nenhum produto de limpeza é melhor amigo do seu móvel do que o sabão neutro.
- Opte por cores claras para evitar o desbotamento pelo excesso de exposição ao sol.
Como a Audaces 360 pode otimizar sua escolha?
Já que estamos falando de melhor aproveitamento de tecidos, que tal conferir as possibilidades que o Audaces Supera te dá na hora de pensar seu projeto têxtíl para que você possa alcançar o máximo aproveitamento. Com o Audaces Supera, fica muito mais fácil aliar perfeição e economia e otimizar ainda mais o tecido e o tempo de produção.
Conclusão
Viu como é fácil encontrar a melhor opção de revestimento? Basta ter em conta as características do espaço que seu móvel irá ocupar! Com as informações necessárias em mãos, é impossível errar ao escolher o melhor tecido para os seus móveis!