De truque de styling a peça protagonista, os lenços estão cada vez mais presentes nas temporadas moda, nos mais diversos estilos e modos de usar. Sua versatilidade talvez explique o sucesso ao longo dos anos: complementam o look, podem ser usados como peça de roupa, funcionam como ponto de cor, tem o poder de alongar silhuetas e são uma opção coringa de estilo em todas as estações do ano. Está buscando inspiração e quer saber como usar lenço na composição dos seus looks? Saiba mais sobre a peça e confira algumas dicas para adotá-la de vez e aplicá-la ao seu estilo próprio:
Como usar lenço
Do jeito que desejar! Além da diversidade de estilos, tipos, tecidos e tamanhos, os lenços são versáteis até nas estações e nas ocasiões. Dependendo da escolha, o lenço pode passar um ar de elegância, de descontração, de sensualidade, tudo dependendo do estilo e da forma como ele é aplicado ao look. E para quem ainda não conseguiu visualizar uma composição com esta peça tão democrática, aqui vão algumas inspirações:
Lenço na cabeça
Quando se fala em lenços na cabeça não há espaço para mesmice. Variando as dimensões e o formato do lenço, é possível usá-lo ao redor de toda a cabeça, amarrado como faixa ou tiara, como laçarote, arrematando o rabo-de-cavalo com um charminho a mais, enfim, não vai faltar opções ou criatividade para aderir ao lenço como acessório de cabeça e de cabelo.
Ah! O lenço na cabeça é também um belo truque para aqueles dias em que estamos na correria do dia a dia e queremos usar algo mais estiloso, ou mesmo quando não sobrou tempo — ou vontade mesmo, afinal, zero regras por aqui! — para arrumar os cabelos. Quem nunca preferiu uns minutinhos a mais de sono e precisou de um truque de beleza super prático para sair, não é mesmo?
Mais uma dica: fique de olho no material do lenço, se é de seda, de cetim ou outro tecido. Dependendo da amarração escolhida e do tecido, o lenço pode escorregar um pouco, sendo necessário usar alguns grampinhos de cabelo para dar mais segurança.
Sumário
Agora, dá uma espiada nas inspirações:
Lenço no pescoço
Qualquer look básico muda completamente com o detalhe de um lenço amarrado no pescoço ou mesmo sobre os ombros. Composições despojadas se tornam mais chiques com o lenço, que transformam totalmente a proposta da roupa. Às vezes, uma rápida passada em casa para mudar de roupa do trabalho para ir a um jantar pode ser facilmente substituída por um lenço guardado na bolsa! Já pensou no poder que um simples lenço tem?
Os lenços no pescoço podem ser curtinhos — usados da forma clássica com um nozinho levemente posicionado para o lado — ou mais longos, com amarrações ou mesmo abertos, alongando a silhueta. Novamente, é importante prestar a atenção no tecido e no tamanho, neste caso para garantir que não passará calor no pescoço. Olha só:
Lenço como cinto
Outra forma de usar o lenço para deixar a composição ainda mais incrível é usando a peça para acinturar o look. Com um lenço mais longo, é possível amarrá-lo na cintura sobre vestidos, macacões ou mesmo blazers. Outra dica é usar o lenço no passante de calças, bermudas ou saias, substituindo o tradicional cinto por algo mais colorido e descolado.
Como usar lenço como peça protagonista no look
Sim, faz tempo que o lenço deixou de ser apenas um acessório. A cara do verão, o lenço é uma opção fresquinha quando usado como blusas do tipo cropped, saias e até saídas de praia. Vale usar a criatividade — e a ousadia — para descobrir novas possibilidades através das diferentes formas de amarrar o lenço ou usando outros acessórios como correntes para improvisar uma alça, por exemplo.
Lenço como acessórios
Se a intenção é usar o lenço para dar um toque criativo, mas sem tirar o foco de outras peças do look, vale a pena testá-lo de outras maneiras, como amarrado no pulso, no tornozelo, na alça da bolsa, em chapéus ou embaixo de colarinho de camisas. Use a criatividade e ouse experimentar o novo! Não há regras quando se trata de estilo próprio.
Um pouco sobre a história dos lenços
Curiosamente, os lenços de seda e cetim são associados ao elegante e ao chique, mesmo quando usados de forma mais despojada. Talvez isso aconteça pela forma como foram popularizados: enfeitando verdadeiras divas ao longo do tempo.
O fato mais antigo que se tem registro é o uso do lenço envolvendo a cabeça da rainha egípcia Nefertiti que viveu no século 14 a.C. e se tornou uma das soberanas de maior poder e influência no Antigo Egito. Também se sabe que alguns homens da Roma Antiga e guerreiros chineses utilizavam a peça.
Mas os lenços só se popularizaram como peça de moda em meados do século 18. Diz-se que o compositor alemão Ludwig van Beethoven adotou o lenço de seda para impressionar a musicista Therese Malfatti, para quem Beethoven possivelmente compôs a famosa Für Elise. Outra personalidade importante que contribuiu para a moda dos lenços foi a rainha Vitória do Reino Unido, uma referência de comportamento em seu tempo.
Tecidos sintéticos popularizaram o uso do lenço
Em 1937, a grife Hermès consagrava seus lenços quadrados de seda chinesa com estampas equestres como um dos clássicos da marca e uma referência para outros estilistas.
A partir do desenvolvimento de tecidos sintéticos que imitavam a seda, os lenços ficaram ainda mais populares e acessíveis às mulheres. Com a Segunda Guerra Mundial, era necessário um cuidado para que os cabelos longos femininos não ficassem presos nas máquinas das fábricas, por isso, o lenço de tornou também um acessório de segurança.
Ao longo do século 20, vimos os lenços virarem peças ícones de beleza e elegância, emoldurando os rostos de Audrey Hepburn, Grace Kelly e outras divas. Apesar de um sofrer um declínio nos anos 90 como acessório importante no guarda-roupa feminino, voltou timidamente aos cabides em meados dos anos 2000, até se tornar popular novamente, em novos tecidos, estampas e formatos que tornaram a peça mais democrática, de uso casual ao chique.
Uma peça, muitos significados: o lenço como símbolo cultural
É interessante saber que, mesmo que a maioria das pessoas utilizem a peça para uso fashion, o lenço pode carregar muitos significados para além da moda e do estilo. Um exemplo é o uso de determinadas amarrações de lenços na cabeça por mulheres negras, como o turbante, um símbolo de religiões ancestrais de matriz africanas resgatado por pessoas negras como forma de enaltecer suas origens e sua beleza, como se fosse uma coroa. É um movimento semelhante ao da transição capilar para o empoderamento de cabelos crespos e do black power.
Os lenços também são usados fortemente entre os povos muçulmanos, como o popularmente conhecido hijab, a shayla, entre outros véus usados pelas mulheres em diferentes culturas islâmicas. Cobrir a cabeça, aliás, é uma tradição em diversas culturas, por isso, é importante ter em mente que deve prevalecer o significado original para esses povos, acima de qualquer expressão da moda.
Por outro lado, não faltam maneiras de utilizar lenços de forma fashion, como as inspirações deste post, e ainda assim preservar os símbolos religiosos e culturais, reservando o uso do turbante ou mesmo do hijab a quem realmente deve utilizá-los.
Gostou de saber mais sobre os lenços e como usá-los? Continue lendo o Blog Audaces para mais inspirações e informações de moda e não deixe de nos acompanhar no Instagram.
Uma resposta
Eu sou brasileiro e amo lenço na cabeça e uso de várias formas:por exemplo como turbante 👳 como tiaras e porfins de forma prática e estilos no meu dia a dia!
As aveses disfarçando à celuetas acho lindo!
Obgda.