Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

28/04/2016

Origem das Semanas de Moda

Por Thais Soares

Discente no curso de Tecnologia em Design de Moda na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

 

As principais semanas de moda do mundo reúnem os maiores nomes da moda mundial e revelam outros em um negócio que movimenta bilhões de dólares todos os anos. Mas você sabe qual a origem das Semanas de Moda?

 

 

Os designers americanos costumavam viajar para a França a fim de buscar inspiração na alta costura, porém com a Segunda Guerra Mundial isso se tornou impossível. Então, não apenas os designers, mas também os compradores e os editores das revistas de moda se viram sem acesso à sua maior fonte de pesquisa. A partir desse momento, a publicitária Eleanor Lambert criou o Press Week, que reuniu estilistas, jornalistas e compradores com o objetivo de conhecer e prestigiar o trabalho dos estilistas americanos. E foi exatamente com esse evento que teve origem a primeira Semana de Moda.

 

 

A criação da Press Week possibilitou aos designers que se desprendessem da moda francesa e voltassem sua atenção para a América no momento da criação. Dessa forma os americanos ganharam visibilidade e reconhecimento na mídia local, já que editores das principais revistas estiveram presentes durante as apresentações das coleções. O evento cresceu e ganhou o nome de NYFW (New York Fashion Week) e transformou Nova York uma das quatro capitais da moda no mundo. Atualmente, o NYFW adotou o nome de seu principal patrocinador e passou a se chamar Mercedes-Benz Fashion Week.

 

A dinâmica atual das Semanas de Moda acontece da seguinte maneira: primeiro são apresentadas as coleções da semana de moda de Nova York, em seguida Londres e Milão e por fim Paris, as datas são negociadas entre os Conselhos de Moda presentes em cada um dos quatro países.

 

Se você quiser conhecer mais sobre a origem das Semanas de Moda, deixamos como sugestão de filme, o documentário The Tents.

 

 

Fonte imagens: CFDA

Fontes de pesquisa: CFDA, Slate, GODART, Frederic.Sociologia da Moda.

 

Saiba mais:

Descentralização da mídia impacta a moda

Ética, comunicação e moda

Os bastidores do minucioso processo produtivo da Hermès

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces