No processo de criação de moda, algumas fontes são inevitáveis inspirações para a concepção de temas, formas, silhuetas e até mesmo cartelas de cores. A arquitetura é um dos exemplos mais notáveis destas fontes, estando sempre presente nos cadernos de esboços e nos releases das coleções de estilistas e designers de moda, acessórios e joias.
Moda se inspira na arquitetura/ Reprodução
Especificamente no Brasil, podemos perceber que a moda se inspira na arquitetura. Maior exemplo disso é o trabalho de Oscar Niemeyer, usado como referência para criadores nacionais e até internacionais. Sua meticulosidade na forma, função e linhas curvas já inspiraram diversas coleções de marcas de moda consagradas, a exemplo da Calvin Klein, assinada por Francisco Costa na coleção de verão 2012. O estilista Pedro Lourenço na estreia de sua marca em 2010 também se inspirou na arquitetura de Niemeyer; a Converse criou uma coleção especial em 2010 inspirada nos manuscritos do arquiteto.
Obras arquitetônicas inspiram estilistas na criação de moda/ Reprodução
A moda se inspira na arquitetura de Frank Gehry e Kenzo Tange também. O trabalho dos dois arquitetos aparecem de forma recorrente nas coleções de moda. Gehry, conhecido por seu estilo desconstrutivista e orgânico, criou obras icônicas como o Museu Guggenheim, em Bilbao na Espanha, que já inspirou muitas criações, inclusive de marcas como Gloria Coelho, Ana Salazar, Tiffany &Co, dentre outras. Já Tange, que mistura alta tecnologia a princípios humanistas, possui como ponto de referência as curvas e bordas marcantes, que já inspiraram coleções de estilistas japoneses como Kenzo, Issey Miyake e Jum Nakao.
A estilista sensação do momento, Mary Katrantzou, já utilizou a arquitetura em um projeto original inspirado no complexo de apartamentos“Neo Bankside” de Londres. A partir de fotos tiradas por Matthew Donaldson, Mary estampou vestidos e deu formas a roupas conceituais, para mostrar um novo serviço de design sob medida, maior intenção do projeto.
São muitas as formas e fontes em que moda e arquitetura se entrelaçam, demonstrando que vestir um corpo, adorná-lo e abrigá-lo faz parte da criação do homem tanto na arquitetura quanto na moda.
“Moda é arquitetura, é só uma questão de proporção.”
(Chanel)
Por Gabriela Maroja
Professora e Coordenadora da Graduação e Pós-Graduação em Moda no Unipê/JP
Saiba mais…
– Arquitetura inspira coleção da Thierry Mugler
– Thomasine Barnekow: a arte de desenhar acessórios de moda