Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

17/01/2014

Moda influencia na formação da personalidade do indivíduo

Em estudo realizado pela estudante Talita Souza – compilado na Dissertação “Moda: um fator social” para a obtenção do título de Mestre em Ciência Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (USP) – aponta que a moda vai além do ato simples de se vestir e desempenha um papel significativo na formação da personalidade do indivíduo e que essa influencia pode iniciar ainda na infância. Para a pesquisadora, as crianças sofrem essa influência quando elas passam a ter consciência do que desejam e do próprio corpo e do contato com o ambiente externo.

A influência na formação da personalidade das crianças não se dá exclusivamente pela escolha do vestir-se, a psicóloga Beatriz Ramos aponta que tudo em que elas estejam envolvidas auxilia nesse desenvolvimento. Afinal, os jovens começam a compor suas experiências por meio das relações, contextos e regras impostas.

 

O uso roupas “adultas” pelas crianças é uma forma de irem se inserindo no universo adulto/ Fonte: Reprodução

Ao analisar psicologicamente e com base na teoria freudiana, a moda surge nesse como um instrumento que atua no sentido de inserir a criança na sociedade. As vestimentas escolhidas pelos pais demonstram o desejo da família de passar aos que estão ao redor uma impressão em relação ao filho. Ao crescer, a criança passa a usar peças que sejam parecidas com as utilizadas pelos adultos, isso acontece como uma forma de irem entrando, aos poucos, no universo adulto.

A fim de mostrar que a moda atua no sentido de também formar a identidade do indivíduo, a pesquisadora estudou teóricos que pesquisaram a moda e a sociedade – Roland Barthes, Gilles Lipovetsky, Frédéric Godart e Lars Svendsen –, e analisou a história da humanidade para apontar que a moda vai além do simples ato de se vestir. Um exemplo disso aconteceu no Renascimento, quando houve o ressurgimento do antropocentrismo e as vestes acompanharam esse processo, sendo valorizadas devido a um apelo mais estético.

Apesar de diversas pesquisas feitas e em desenvolvimento, ainda há muito no que evoluir em direção ao papel da moda na construção da identidade do indivíduo.
Baixe a dissertação da estudante aqui.
 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

12/01/2021

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

Escrito por Audaces

como-fazer-moldes-de-roupa

17/12/2020

Como fazer moldes de roupa com precisão e rapidez, pelo computador

Escrito por Audaces

modelagem digital audaces

05/01/2021

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces

melhor-software-CAD-para-moda

05/01/2021

O que é software CAD e por que usar para produzir moda

Escrito por Audaces