Ícone de Pesquisa
Gestão do tempo

25/01/2022

Saiba como fazer uma boa gestão do tempo para alavancar resultados

Todos nós sabemos, de uma forma ou de outra, que a gestão do tempo é uma prática fundamental para a produtividade – não é à toa que a expressão “tempo é dinheiro” é conhecida por todos e pode ser aplicada a todos os contextos de nossas vidas.

No setor industrial, e especificamente nas confecções, onde a velocidade e a precisão são fatores-chave para o sucesso das coleções, o tempo acaba sendo um dos fatores de atenção mais importantes para a gestão.

Devido a essa importância, é preciso criar estratégias assertivas e que façam sentido para a rotina de produção, a quantidade de demandas e outros fatores específicos no contexto de cada confecção.

Por isso, neste artigo você aprende tudo sobre a gestão do tempo, como ela funciona e quais técnicas podem ser utilizadas para melhorar a produtividade na sua confecção. Acompanhe:

O que é gestão do tempo?

Gestão do tempo nada mais é que um conjunto de ferramentas, práticas e métodos para aperfeiçoar a realização de tarefas com o intuito de se obter um resultado satisfatório dentro do prazo estipulado. Ou seja, trata-se de uma forma de melhorar a produtividade por meio da otimização da jornada de trabalho.

No entanto, uma boa gestão de tempo não significa “fazer mais em menos tempo”, e sim “fazer melhor no tempo estimulado”. O aumento da produtividade, naturalmente, é uma consequência direta de uma rotina e de processos otimizados, mas não é necessariamente o objetivo principal do gerenciamento de tempo.

Por que a gestão do tempo é importante no contexto empresarial e industrial?

Um bom controle do tempo é importante em todos os contextos, mas possui uma importância significativa nos ambientes empresarial e industrial. Para além do aumento da produtividade, confira seus principais benefícios:

Melhora na qualidade do trabalho

Uma das consequências diretas de se ter o tempo bem organizado é a melhora na qualidade do trabalho. Isso porque, por ser uma parte significativa da rotina de funcionários, gestores e donos de empresa, as horas trabalhadas, quando bem geridas, geram muito mais resultados e recompensas, o que contribui para o bem-estar geral da confecção.

Ações mais assertivas

A assertividade é, definitivamente, uma das características de um bom trabalho. E, para que ela se torne uma constante na rotina da confecção, é importante alinhá-la à gestão do tempo, já que um bom gerenciamento, por diminuir os retrabalhos, aumenta, por consequência, a assertividade das ações.

Menos retrabalhos

Uma das vantagens que saber utilizar o tempo de forma adequada garante é a melhoria no foco, o que evita a ocorrência de falhas, consequentes retrabalhos e diminui custos.

Qual a relação entre gestão do tempo e produtividade?

É fato que existe uma relação entre a administração correta do tempo e a produtividade. Mas como, de fato, acontece essa interação? Para isso, é importante entender o que significa “ser produtivo” e como o tempo interfere nessa questão.

Primeiramente, a produtividade é um conceito que leva em conta dois elementos: a demanda e os recursos disponíveis para sua execução. Então, nesse sentido, podemos considerar a produtividade como a capacidade de executar o máximo de tarefas com a menor quantidade de recursos possível.

Vale lembrar que, nesse caso, a qualidade é um fator mais importante do que a quantidade, especialmente em se tratando do contexto industrial, no qual há diversas formas de controle e testagem de qualidade.

O tempo é importante para a produtividade ao passo em que é um – se não o principal – desses recursos determinantes à produtividade. Na rotina industrial, o tempo é um recurso valioso, então, consequentemente, ser capaz de lidar com ele e utilizá-lo da melhor forma possível é a principal forma de otimizar a produtividade da confecção.

Por isso a gestão do tempo impacta tão significativamente a produtividade, porque, à medida em que se organiza a rotina de produção e trabalho, é possível fazer mais, em menos tempo, gastando menos e lucrando mais.

Como fazer uma boa gestão do tempo no trabalho?

Agora que você já sabe do papel indispensável de uma boa gestão no trabalho, é hora de saber exatamente como colocá-la em prática de forma efetiva. Acompanhe:

Saiba delegar tarefas

Delegar tarefas é a base de qualquer estratégia de gestão – com o tempo não seria diferente! Então não centralize tarefas, distribua-as conforme as habilidades e competências do time, assim o tempo de execução e a qualidade dos processos são otimizados.

Defina prioridades

Gerir o tempo pressupõe entender quais são demandas prioritárias e quais são demandas secundárias. O ideal é começar por aquelas que são consideradas quick wins, ou seja, demandam menos tempo de execução e geram um impacto maior.

Feito isso, defina prioridades levando em consideração esses dois fatores: impacto e tempo de execução.

Tenha um bom planejamento

Gestão e planejamento andam lado a lado! No caso das confecções, o planejamento das coleções leva em consideração diversos fatores interdependentes – criação, etapa técnica, costura, aprovação etc – o que torna o planejamento uma estratégia determinante para o seu sucesso.

Da mesma forma, independentemente do segmento de atuação, ter um planejamento sólido e que engloba a produção como um todo é chave do sucesso para uma gestão completa e assertiva.

Defina bons prazos

Prazos são sinônimo de tempo. Então, se o assunto é administração desse recurso, é essencial levá-lo em consideração, certo? Nesse caso, o foco é em estabelecer prazos realistas, e não mais curtos.

Entender a demanda e sua necessidade, por meio do planejamento, garante que você seja capaz de definir ou discutir prazos de forma mais clara, objetiva e produtiva.

Estabeleça metas

As metas são inevitáveis em se tratando do ambiente empresarial/industrial e, na verdade, são fundamentais para estimular o crescimento, o trabalho e a colaboração. Um negócio que estabelece metas coerentes, aliados a prazos justos, está um passo mais perto de uma gestão de tempo adequada e que gera resultados.

Estimule pausas estratégicas

Pode parecer contraditório, mas saber o momento de fazer pausas é uma boa prática em se tratando de gestão de tempo. No entanto, essa tática só é válida para pausas estratégicas – aquelas que acontecem em momentos específicos, entre uma etapa e outra do projeto ou quando há queda no rendimento e na produtividade.

Aposte na automatização de tarefas

Que forma melhor de ter mais tempo do que automatizando funções repetitivas? Aqui, a automatização entra como uma grande aliada, uma vez que proporciona não somente a otimização do tempo, mas também a padronização, o controle e a eficiência produtiva. 

Técnicas para otimizar a gestão do tempo

Além desses processos e táticas para implementar e construir uma boa gestão de tempo nas empresas, indústrias e confecções, ainda existem algumas técnicas muito conhecidas no universo da gestão de projetos, mas que, quando combinadas ao gerenciamento de tempo, proporcionam um resultado mais rápido. São elas:

Método Kanban

Kanban, do japonês “cartão”, é uma metodologia de gestão de fluxo de trabalho baseada na utilização de um sistema visual, geralmente composto por cards ou post-its, para visualizar e gerir determinada etapa de um processo produtivo.

A técnica surgiu em 1940 e, desde então, tem sido aplicada em diversos contextos em que se deseja aumentar a produtividade. Graças ao seu componente visual, o Kanban é muito bem-visto entre gestores, pois facilita o entendimento das etapas dos projetos e quais as próximas entregas.

Método Pomodoro

Essa técnica, inventada pelo italiano Francesco Cirillo em 1988, é baseada em ciclos de trabalho e descanso. Funciona da seguinte maneira: um checklist com todas as atividades a serem cumpridas em um determinado período de tempo é montado.

A partir disso, divide-se o ciclo em partes iguais (como fatias de um tomate, por isso o nome da técnica) de trabalho, seguido por um pequeno intervalo de descanso. Assim, o trabalho é desenvolvido em “etapas” menores e mais ágeis.

Método GTD

Por fim, o método GTD (getting things done, do inglês), é baseado na criação de um fluxo de distribuição de atividades conforme o prazo de execução delas, priorizando o que precisa ser feito primeiro, independentemente da complexidade da demanda.

Essa tática foi desenvolvida levando em consideração a necessidade de organizar um grande volume de ações, o que faz dela uma ótima aliada aos profissionais que executam diversas atividades em suas rotinas, como no caso de gestores e cargos de gerência.

Otimize o tempo na sua indústria de confecção com as soluções da Audaces

A tecnologia 4.0 pela qual a Audaces é orientada leva em consideração alguns preceitos básicos para otimizar as confecções – automatização, integração, inteligência artificial, gestão de dados, eficiência produtiva e mais.

Então, quando o assunto é gestão de tempo, desenvolvemos ferramentas que, por meio da tecnologia 4.0, são capazes de otimizar o fluxo de trabalho nas confecções, gerando alto desempenho e performance.

O Audaces ISA, por exemplo, é um fashion PLM que permite gerenciar, organizar, controlar e programar todas as coleções de moda de uma confecção de forma precisa e intuitiva, gerando um ganho de tempo de 30%, se comparado aos métodos de gerenciamento tradicionais.

Além disso, as soluções Audaces proporcionam ganho de tempo em todas as etapas produtivas da confecção – desde a criação, com o Audaces 4D, que permite o desenvolvimento de peças tridimensionais em tempo real; na etapa técnica, o Audaces moldes permite o desenvolvimento de moldes digitais direto do computador; na etapa de cortes, com a sala de corte 4.0, que é o que há de mais inteligente em tecnologia 4.0 para confecção.

Conclusão

O tempo é parte essencial da rotina, tanto de trabalho quanto da vida pessoal, e geri-lo adequadamente é a forma mais assertiva de garantir que todas as atividades que fazem parte dela sejam executadas da melhor forma possível.

O objetivo principal da gestão de tempo é claro: fazer com que você seja capaz de organizar seu fluxo de trabalho ao ponto de ser capaz de desenvolver tarefas com o máximo de empenho, gerando um resultado melhor, mais assertivo e com menos retrabalhos.

Para isso, é preciso saber estabelecer metas, prazos e um cronograma coerente e que funcione no seu contexto empresarial. Da mesma forma, definir prioridades e delegar tarefas conforme os potenciais de cada funcionário são ações-chave para uma estratégia eficiente voltada para a gestão de tempo.

Nas confecções, onde a precisão é fundamental, a gestão do tempo pode ser levada a outro patamar por meio da automatização proporcionada pelas tecnologias Audaces, que trazem a transformação 4.0 para o segmento fashion, automatizam processos e aumentam a lucratividade por meio da eficiência produtiva.

Agora que você já sabe tudo sobre a gestão de tempo, que tal aprender sobre Inteligência Artificial e como ela tem revolucionado as confecções? Acompanhe o blog Audaces e não perca nenhuma atualização de conteúdo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você também pode gostar de ler:

Experimente peças de moda digital podem ser experimentadas em ambientes de realidade virtual

29/09/2022

Entenda como funciona a moda digital e quais as vantagens para a confecção

Escrito por Audaces

Descubra tudo o que você precisa saber sobre moda 3D

26/09/2022

Descubra tudo o que você precisa saber sobre moda 3D

Escrito por Audaces

O que é roupa virtual e como impacta a indústria da moda?

21/09/2022

O que é roupa virtual e como impacta a indústria da moda?

Escrito por Audaces

Tecidos tecnológicos estão no presente e no futuro da confecção

19/09/2022

Saiba como utilizar tecidos tecnológicos na sua coleção de moda

Escrito por Audaces

Entenda como criar coleções com os principais tipos de couro

14/09/2022

Entenda como criar coleções com os principais tipos de couro

Escrito por Audaces

Todo profissional do mercado fashion precisa conhecer e acompanhar ao menos uma revista de moda para conhecer as tendências

12/09/2022

13 revistas de moda que vale a pena você acompanhar!

Escrito por Audaces

Quais são os principais eventos do calendário de moda?

09/09/2022

Confira o calendário de moda com as datas mais importantes para o setor têxtil

Escrito por Audaces

Descubra os termos mais importantes da indústria fashion com este dicionário de moda

06/09/2022

Descubra os termos mais importantes da indústria com este dicionário de moda

Escrito por Audaces

O que é eficiência produtiva e como implantar na sua confecção?

31/08/2022

O que é eficiência produtiva e como implantar na sua confecção?

Escrito por Audaces

Entenda como a tecnologia pode ser uma aliada para a moda autoral

17/08/2022

Entenda como a tecnologia pode ser uma aliada para a moda autoral

Escrito por Audaces

Descubra já como precificar roupas que a sua empresa produz!

16/08/2022

Descubra já como precificar roupas que a sua empresa produz!

Escrito por Audaces

Por que é essencial renovar sua máquina de corte de tecido automática?

16/08/2022

Por que é essencial renovar sua máquina de corte de tecido automática?

Escrito por Audaces

O que é collab na moda? Conheça as vantagens e exemplos de sucesso no mundo fashion

15/08/2022

O que é collab na moda? Conheça as vantagens e exemplos de sucesso no mundo fashion

Escrito por Audaces

Descubra 5 livros de modelagem que toda modelista deve ter

12/08/2022

Descubra 5 livros de modelagem que toda modelista deve ter

Escrito por Audaces

9 dicas para escolher a mesa de corte de tecido mais adequada

10/08/2022

9 dicas para escolher a mesa de corte de tecido mais adequada

Escrito por Audaces

Aprenda a identificar os gargalos de produção e como eliminá-los

10/08/2022

Aprenda a identificar os gargalos de produção e como eliminá-los

Escrito por Audaces

Sistemas de corte automático funcionando da Indústria 4.0

03/08/2022

Conheça sistemas de corte de tecido avançados para controlar sua produção

Escrito por Audaces

Profissional trendsetter de moda criando conteúdo para uma marca.

02/08/2022

Você sabe o que são trendsetters e por que eles são tão importantes para a moda?

Escrito por Audaces

01/08/2022

A tecnologia que ajuda o designer de moda a melhorar seu trabalho

Escrito por Audaces

29/07/2022

Saiba tudo o que mudou no trabalho do modelista ou pattern maker

Escrito por Audaces

28/07/2022

Qual a melhor alternativa de sistema de produção para o seu negócio?

Escrito por Audaces

26/07/2022

Por trás da verdadeira revolução no mundo da moda com design 3D

Escrito por Audaces

Profissionais executam seu trabalho de modelagem em ateliê

22/07/2022

Conheça dicas importantes para melhorar o seu trabalho com modelagem

Escrito por Audaces

dois operários checando e anotando dados sobre a produção de uma fábrica

05/07/2022

Lead time: como organizar o tempo na sua indústria

Escrito por Audaces

sistema de transporte mais seguro e renderização 3D

30/06/2022

Manufatura avançada: saiba o que esperar do futuro da indústria 

Escrito por Audaces

Mulher escrevendo lista de inventário enquanto verifica o estoque na sala de armazenamento.

28/06/2022

Entenda o que é e como fazer o inventário de estoque da sua confecção

Escrito por Audaces

23/06/2022

Como calcular a vestibilidade da sua confecção de moda?

Escrito por Audaces

14/06/2022

Lead time de produção: aprenda como otimizar processos e calcular o ideal

Escrito por Audaces

febratex 2022

07/06/2022

Audaces na Febratex 2022: como a tecnologia 4.0 vai estar presente na moda do futuro?

Escrito por Audaces

o que é cloud computing

27/05/2022

Cloud computing: o que é e como suas tecnologias auxiliam na confecção

Escrito por Audaces

just in time o que é

13/05/2022

Just in time: o que é, como funciona e como é aplicado na Indústria

Escrito por Audaces

saas o que é e como funciona

11/05/2022

SaaS: saiba como funciona o software como serviço

Escrito por Audaces

mulher ensinando o funcionamento do Audaces Supera

06/04/2022

Audaces Supera: gerenciando o processo de encaixe e eliminando desperdícios

Escrito por Audaces

empreendedora de moda com ateliê ao fundo

01/04/2022

Empreendedorismo feminino: como atuam as mulheres no fortalecimento do setor industrial?

Escrito por Audaces

vista panorâmica de grande indústria

30/03/2022

Saiba como a tecnologia tem sido aplicada no setor industrial

Escrito por Audaces

24/03/2022

Tecido crepe: conheça mais sobre ele e suas aplicações

Escrito por Audaces

Os 12 estilos de moda: caiba qual é o seu

22/03/2022

Os 7 estilos de moda universal e suas características

Escrito por Audaces

Mulher ao computador controlando operação fabril

17/03/2022

Lean manufacturing: conheça os princípios da manufatura enxuta

Escrito por Audaces

esteira de produção em uma indústria

15/03/2022

A automatização industrial no contexto das confecções 4.0 – conheça os benefícios

Escrito por Audaces

modelo em passarela

10/03/2022

Como produzir um editorial de moda – guia completo Audaces

Escrito por Audaces

robô simulando pose humana com quadro de fórmulas ao fundo

08/03/2022

O que é Machine Learning e como ele atua na Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Audaces 30 years

03/03/2022

30 anos de Audaces: entrevista com os fundadores Claudio Grando e Ricardo Cunha

Escrito por Audaces

rolos de tecido coloridos

24/02/2022

Fibras têxteis: tudo o que você precisa saber sobre o assunto – manual Audaces

Escrito por Audaces

rosto de estátua grega com fundo preto

22/02/2022

O que é Belo? Conheça seu conceito para a arte e o mundo da moda

Escrito por Audaces

Transformação digital

01/02/2022

Transformação digital: benefícios e impactos nas indústrias e confecções

Escrito por Audaces

roupas penduradas no cabide

31/01/2022

Tendências do ano de 2022 para o segmento têxtil

Escrito por Audaces

Mapeamento de processos

26/01/2022

A importância do mapeamento de processos para a confecção

Escrito por Audaces

Coleção de moda

26/01/2022

Saiba quais os processos envolvidos na criação de uma coleção de moda

Escrito por Audaces

Gestão do tempo

25/01/2022

Saiba como fazer uma boa gestão do tempo para alavancar resultados

Escrito por Audaces

laptop com ícones de aplicativos na tela

20/01/2022

A importância do BI para análise de dados e tomada de decisões

Escrito por Audaces

Indústria-4-0

17/01/2022

Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção

Escrito por Audaces

circuito azul e roxo

14/01/2022

O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Inteligência Artificial

13/01/2022

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

10/01/2022

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

macchine taglio tessuti

07/12/2021

Sala de corte 4.0: a solução para a eficiência na etapa produtiva

Escrito por Audaces

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

Descubra a importância da IoT na Indústria 4.0 e suas principais vantagens

05/11/2021

Descubra a importância da IoT na Indústria 4.0 e suas principais vantagens

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

Chanel alta-costura outono 2018

13/07/2021

O que são as macrotendências e como elas influenciam o mundo da moda

Escrito por Audaces

PLM na confecção de moda

28/05/2021

O que é PLM, quais são seus benefícios e como aplicá-lo na indústria da moda?

Escrito por Audaces

modelagem digital audaces

05/01/2021

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces

04/08/2020

O que é tecido de musseline e para que serve?

Escrito por Audaces

22/11/2018

Saiba como encolher jeans é crucial para acabar com gargalos no desenvolvimento

Escrito por Audaces

Como a tecnologia contribui para a expansão de mercado na moda?

21/03/2018

Como a tecnologia contribui para a expansão de mercado na moda?

Escrito por Audaces

4 dicas para acertar na modelagem de vestido com sistemas digitais

05/07/2017

4 dicas para acertar na modelagem de vestido com sistemas digitais

Escrito por Audaces

Conheça os principais tipos de bojos de sutiã para usar na sua coleção

03/05/2016

Conheça os principais tipos de bojos de sutiã para usar na sua coleção

Escrito por Audaces

Conheça 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda

05/07/2013

Conheça 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda

Escrito por Audaces