Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

25/07/2013

Função da etiqueta: informação e fidelidade

A principal função da etiqueta nas roupas é informar o consumidor as especificações sobre a composição do produto e também é um guia para manter a durabilidade da roupa por mais tempo. Cada um dos símbolos contidos neste objeto tem um significado para o produtor – identifica a empresa e o produto – e para o consumidor – traz especificações sobre o manuseio e conservação. Além dessas, existem outras funções que a etiqueta exerce.

Outra função da etiqueta é assegurar uma concorrência leal entre as indústrias do vestuário, porque de acordo com as normas de etiquetagem as empresas precisam colocar, além de outras especificações, a razão social e CNPJ no item, registros que apenas as empresas legalizadas possuem. O consumidor, ao analisar a etiqueta, pode verificar se está adquirindo um produto legal de uma empresa que paga os impostos e que está de acordo com as leis trabalhistas.

A etiqueta também tem o objetivo de promover a elucidação de todo o processo produtivo, uma vez que toda a cadeia de produção deve atender às exigências de etiquetagem. As fiações utilizam essas referências na sua produção. As malharias e tecelagens se baseiam nas informações de etiqueta vindas das fiações para compor seu produto, as confecções utilizam as referências para a confecção de roupas.

Uma outra vantagem das etiquetas é que são uma forma da empresa demonstrar lealdade com o consumidor, pois a etiqueta funciona como um documento que contém informações sobre o produto e também é uma declaração da empresa – que coloca a razão social e o CNPJ – de que as informações contidas no item seguem a recomendação do Código de Defesa do Consumidor e as recomendações da norma ABNT NBR NM ISO 3758, que determina as especificações objetivas e adequadas para o trato com as peças nas etiquetas.

Apesar da função da etiqueta em uma roupa, muitos consumidores cortam o item da peça, muitas vezes, antes mesmo de usá-la por diversos motivos – alergia, incomodação, coceira etc. Apesar dessa realidade é importante destacar que é direito do consumidor saber o que está levando para casa e qual a melhor forma de conservar o produto. Alguns usuários também reclamam de não conseguir compreender os símbolos contidos na etiqueta, situação que pode ser contornada pelos fabricantes ao promoverem o esclarecimento do público-alvo por meio da embalagem do produto, de folhetos, entre outros, pois ao utilizar de forma adequada as informações da etiqueta, o consumidor ficará mais satisfeito com um produto que tem boa durabilidade.

Para conhecer o significado dos símbolos e entender outros aspectos da etiqueta de vestuário acesse: Etiquetagem: cartilha apresenta regras para produtos têxteis

Fonte:
Guia de implementação – guia de normalização para confecção (Sebrae/ABNT)

 

 

Leia mais:

Etiquetagem: cartilha apresenta regras para produtos têxteis

Tipos de etiquetagem: identificação da cor e tamanho das peças

Processo de etiquetagem na confecção de vestuário

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces