Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa
robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

4 min

À medida que as tecnologias avançam, novas formas de produção que buscam a digitalização da manufatura são introduzidas e aprimoradas. Dentre eles, o conceito de fábricas inteligentes surge como a junção de tecnologias, processos e práticas alinhados ao contexto da Indústria 4.0 e da Revolução Tecnológica iniciada há alguns anos.

No entanto, para além de um conceito, as fábricas tecnológicas já existem e provam que o investimento em automação de processos e digitalização é o caminho para o crescimento e um alto grau de industrialização.

Para te ajudar a entender melhor o que é uma fábrica inteligente, como ela funciona na prática e como pode ser vantajosa para as indústrias, especialmente as confecções, o blog Audaces preparou um conteúdo completo sobre o assunto. Acompanhe a leitura:

O que é uma fábrica inteligente?

Em resumo, uma fábrica inteligente é o resultado da incorporação das características da Indústria 4.0 no contexto fabril. Isso significa ter um ambiente orientado para a digitalização, a integração de informações e a automação do processo produtivo de forma considerável, se não totalmente.

Na prática, uma “fábrica do futuro” – outro termo utilizado para designar indústrias desse tipo – tem por objetivo a aproximação do mundo físico e digital por meio da utilização de tecnologias específicas resultantes da integração com várias outras áreas do conhecimento, como a Robótica, a Engenharia e até mesmo a Biologia.

Tecnologias da Indústria 4.0 em ação

Tendo em vista que uma fábrica inteligente é, por essência, aquela que está alinhada à Indústria 4.0, é imprescindível que você saiba de que se trata a Revolução 4.0 e como suas tecnologias têm impulsionado o setor industrial em direção ao desenvolvimento, ao crescimento e aos lucros.

Por Indústria 4.0 entende-se o intenso processo de ruptura com o modelo de produção industrial atual (chamado de Indústria 3.0) e o surgimento de um novo modelo cujo objetivo principal é a integração entre os mundos físico e virtual, tornando o processo produtivo mais ágil, eficiente, produtivo e lucrativo.

Temos um conteúdo completo sobre a Indústria 4.0 aqui no blog – não deixe de conferi-lo e saber tudo sobre esse momento da Indústrias e seus benefícios.

Todo esse desenvolvimento é possível, na prática, graças à introdução de tecnologias e conceitos próprio da Quarta Revolução – que, quando devidamente aplicados, geram fábricas e confecções capazes de produzir manufaturas inteligentes:

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é um dos principais conceitos da Indústria 4.0 aplicados às fábricas inteligentes. Trata-se do conjunto de tecnologias que busca simular a capacidade humana de raciocínio em máquinas, softwares e outros dispositivos de informática.

Com isso, tem-se equipamentos capazes de tomar decisões de forma acertada, evitando desperdícios, gerando informações precisas aos responsáveis pelo gerenciamento e, de certa forma, até mesmo aprender conforme desenvolvem seus processos (machine learning).

A IA, quando associada à Robótica, gera como resultado as chamadas máquinas superinteligentes – equipamentos que integram tanto as tecnologias computacionais quanto o aparato físico para executar tarefas complexas de forma automatizada.

Internet das coisas (IoT)

A internet das coisas (do inglês internet of things) é uma outra tecnologia 4.0 capaz de transformar fábricas e indústrias em plantas operacionais inteligentes. Esse conceito diz respeito à integração dos sistemas cyber-físicos em uma única rede de compartilhamento e gerenciamento de dados.

Na IoT, as máquinas, com o auxílio da IA e dispositivos como sensores e afins, são capazes de captar e trocar entre si grandes quantidades de informações durante diferentes estágios do processo de produção e, então, compartilhá-las na rede de informações da fábrica.

Assim é possível ter maior controle sobre a produção, com dados precisos e estratégicos para eventuais tomadas de decisão e para a detecção de gargalos na produção (o que, consequentemente, evitam desperdícios e perdas de faturamento).

Armazenamento de dados na nuvem

Uma outra tecnologia fundamental de uma fábrica inteligente é a capacidade de armazenar informações na nuvem, também chamada de cloud computing. Trata-se de um passo essencial para a digitalização necessária para a transformação 4.0, tendo em vista que, com essa tecnologia, substitui-se arquivos físicos por virtuais, que podem ser acessados de múltiplos dispositivos a qualquer momento de forma segura e eficiente.

Dessa forma, há uma maior flexibilidade no acesso às informações, além da diminuição de custos em relação à forma tradicional de armazenamento e compartilhamento de dados e a garantia de segurança contra a perda de dados.

Quais as vantagens de uma confecção inteligente?

De forma geral, todos os segmentos da indústria que desejam aumentar a eficiência de sua produção têm a ganhar tornando-se parte da Revolução 4.0. Nas confecções, especialmente, essa transformação é ainda mais bem-sucedida e oferecem vantagens específicas para o segmento:

Redução de desperdícios de matéria-prima

O desperdício de insumos é um grande problema no cenário atual das confecções e representa uma parte considerável do custo total das peças. Sendo assim, uma das grandes vantagens das confecções inteligentes é a diminuição desse percentual.

Por meio de softwares inteligentes que atuam no processo de encaixe de moldes, por exemplo, é possível diminuir a zero a quantidade de tecido que é desperdiçado. Da mesma forma, salas de corte automatizadas agilizam o processo de corte, reduzindo custos de produção e operação.

O resultado é uma confecção sem desperdícios e, consequentemente, mais lucrativa e sustentável.

Eficiência operacional

O processo de produção das confecções possui muitas particularidades, pois envolve etapas criativas e o gerenciamento de coleções para que não haja atrasos e contratempos, assim como definições técnicas, criações de moldes e outros processos.

Todas essas particularidades exigem formas de atuação específicas para que o ciclo produtivo seja concluído com sucesso e que um novo seja iniciado de forma ágil e eficiente. Nesse sentido, investir nas tecnologias inteligentes é o caminho certo para superar esses obstáculos.

Isso porque, com o auxílio da inteligência artificial, da internet das coisas e das outras tecnologias 4.0, é possível, por meio da automação e da integração de máquinas, pessoas e dispositivos, eliminar os problemas de gestão e alcançar uma eficiência operacional elevada.

Aumento da lucratividade por coleção

Por fim, e talvez a maior das vantagens de uma fábrica/confecção inteligente, temos o aumento dos lucros. No entanto, essa também é a vantagem que mais exige investimentos, tendo em vista que ela é o resultado da otimização dos processos e da aproximação com a Indústria 4.0.

Vale ressaltar que o aumento dos lucros não acontece somente em indústrias completamente integradas ao 4.0. Com o investimento em soluções de software e hardware alinhados a esses princípios, já é possível eliminar e prever custos, acabar com gargalos e erros de produção, encurtar prazos e muito mais, o que, por si só, já são responsáveis por aumentar a lucratividade de qualquer confecção.

Por isso, não deixe de pesquisar quais as melhores soluções para tornar-se uma fábrica inteligente. Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, que tal entender mais as diferenças entre a indústria 3.0 e 4.0?

Acompanhe nossas atualizações de conteúdo e não perca nenhuma novidade!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

mulher tocando tela holográfica

05/11/2021

A importância do IoT para as Indústria e as Confecções 4.0

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

inteligência artificial na moda

09/06/2021

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

PLM na confecção de moda

28/05/2021

PLM: o que é, benefícios e como aplicá-lo na Indústria da Moda

Escrito por Audaces

macchine taglio tessuti

07/12/2021

Sala de corte 4.0: a solução para a eficiência na etapa produtiva

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

19/11/2021

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces