Ícone de Pesquisa
robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

À medida que as tecnologias avançam, novas formas de produção que buscam a digitalização da manufatura são introduzidas e aprimoradas. Dentre eles, o conceito de fábricas inteligentes surge como a junção de tecnologias, processos e práticas alinhados ao contexto da Indústria 4.0 e da Revolução Tecnológica iniciada há alguns anos.

No entanto, para além de um conceito, as fábricas tecnológicas já existem e provam que o investimento em automação de processos e digitalização é o caminho para o crescimento e um alto grau de industrialização.

Para te ajudar a entender melhor o que é uma fábrica inteligente, como ela funciona na prática e como pode ser vantajosa para as indústrias, especialmente as confecções, o blog Audaces preparou um conteúdo completo sobre o assunto. Acompanhe a leitura:

O que é uma fábrica inteligente?

Em resumo, uma fábrica inteligente é o resultado da incorporação das características da Indústria 4.0 no contexto fabril. Isso significa ter um ambiente orientado para a digitalização, a integração de informações e a automação do processo produtivo de forma considerável, se não totalmente.

Na prática, uma “fábrica do futuro” – outro termo utilizado para designar indústrias desse tipo – tem por objetivo a aproximação do mundo físico e digital por meio da utilização de tecnologias específicas resultantes da integração com várias outras áreas do conhecimento, como a Robótica, a Engenharia e até mesmo a Biologia.

Tecnologias da Indústria 4.0 em ação

Tendo em vista que uma fábrica inteligente é, por essência, aquela que está alinhada à Indústria 4.0, é imprescindível que você saiba de que se trata a Revolução 4.0 e como suas tecnologias têm impulsionado o setor industrial em direção ao desenvolvimento, ao crescimento e aos lucros.

Por Indústria 4.0 entende-se o intenso processo de ruptura com o modelo de produção industrial atual (chamado de Indústria 3.0) e o surgimento de um novo modelo cujo objetivo principal é a integração entre os mundos físico e virtual, tornando o processo produtivo mais ágil, eficiente, produtivo e lucrativo.

Temos um conteúdo completo sobre a Indústria 4.0 aqui no blog – não deixe de conferi-lo e saber tudo sobre esse momento da Indústrias e seus benefícios.

Todo esse desenvolvimento é possível, na prática, graças à introdução de tecnologias e conceitos próprio da Quarta Revolução – que, quando devidamente aplicados, geram fábricas e confecções capazes de produzir manufaturas inteligentes:

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é um dos principais conceitos da Indústria 4.0 aplicados às fábricas inteligentes. Trata-se do conjunto de tecnologias que busca simular a capacidade humana de raciocínio em máquinas, softwares e outros dispositivos de informática.

Com isso, tem-se equipamentos capazes de tomar decisões de forma acertada, evitando desperdícios, gerando informações precisas aos responsáveis pelo gerenciamento e, de certa forma, até mesmo aprender conforme desenvolvem seus processos (machine learning).

A IA, quando associada à Robótica, gera como resultado as chamadas máquinas superinteligentes – equipamentos que integram tanto as tecnologias computacionais quanto o aparato físico para executar tarefas complexas de forma automatizada.

Internet das coisas (IoT)

A internet das coisas (do inglês internet of things) é uma outra tecnologia 4.0 capaz de transformar fábricas e indústrias em plantas operacionais inteligentes. Esse conceito diz respeito à integração dos sistemas cyber-físicos em uma única rede de compartilhamento e gerenciamento de dados.

Na IoT, as máquinas, com o auxílio da IA e dispositivos como sensores e afins, são capazes de captar e trocar entre si grandes quantidades de informações durante diferentes estágios do processo de produção e, então, compartilhá-las na rede de informações da fábrica.

Assim é possível ter maior controle sobre a produção, com dados precisos e estratégicos para eventuais tomadas de decisão e para a detecção de gargalos na produção (o que, consequentemente, evitam desperdícios e perdas de faturamento).

Armazenamento de dados na nuvem

Uma outra tecnologia fundamental de uma fábrica inteligente é a capacidade de armazenar informações na nuvem, também chamada de cloud computing. Trata-se de um passo essencial para a digitalização necessária para a transformação 4.0, tendo em vista que, com essa tecnologia, substitui-se arquivos físicos por virtuais, que podem ser acessados de múltiplos dispositivos a qualquer momento de forma segura e eficiente.

Dessa forma, há uma maior flexibilidade no acesso às informações, além da diminuição de custos em relação à forma tradicional de armazenamento e compartilhamento de dados e a garantia de segurança contra a perda de dados.

Quais as vantagens de uma confecção inteligente?

De forma geral, todos os segmentos da indústria que desejam aumentar a eficiência de sua produção têm a ganhar tornando-se parte da Revolução 4.0. Nas confecções, especialmente, essa transformação é ainda mais bem-sucedida e oferecem vantagens específicas para o segmento:

Redução de desperdícios de matéria-prima

O desperdício de insumos é um grande problema no cenário atual das confecções e representa uma parte considerável do custo total das peças. Sendo assim, uma das grandes vantagens das confecções inteligentes é a diminuição desse percentual.

Por meio de softwares inteligentes que atuam no processo de encaixe de moldes, por exemplo, é possível diminuir a zero a quantidade de tecido que é desperdiçado. Da mesma forma, salas de corte automatizadas agilizam o processo de corte, reduzindo custos de produção e operação.

O resultado é uma confecção sem desperdícios e, consequentemente, mais lucrativa e sustentável.

Eficiência operacional

O processo de produção das confecções possui muitas particularidades, pois envolve etapas criativas e o gerenciamento de coleções para que não haja atrasos e contratempos, assim como definições técnicas, criações de moldes e outros processos.

Todas essas particularidades exigem formas de atuação específicas para que o ciclo produtivo seja concluído com sucesso e que um novo seja iniciado de forma ágil e eficiente. Nesse sentido, investir nas tecnologias inteligentes é o caminho certo para superar esses obstáculos.

Isso porque, com o auxílio da inteligência artificial, da internet das coisas e das outras tecnologias 4.0, é possível, por meio da automação e da integração de máquinas, pessoas e dispositivos, eliminar os problemas de gestão e alcançar uma eficiência operacional elevada.

Aumento da lucratividade por coleção

Por fim, e talvez a maior das vantagens de uma fábrica/confecção inteligente, temos o aumento dos lucros. No entanto, essa também é a vantagem que mais exige investimentos, tendo em vista que ela é o resultado da otimização dos processos e da aproximação com a Indústria 4.0.

Vale ressaltar que o aumento dos lucros não acontece somente em indústrias completamente integradas ao 4.0. Com o investimento em soluções de software e hardware alinhados a esses princípios, já é possível eliminar e prever custos, acabar com gargalos e erros de produção, encurtar prazos e muito mais, o que, por si só, já são responsáveis por aumentar a lucratividade de qualquer confecção.

Por isso, não deixe de pesquisar quais as melhores soluções para tornar-se uma fábrica inteligente. Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, que tal entender mais as diferenças entre a indústria 3.0 e 4.0?

Acompanhe nossas atualizações de conteúdo e não perca nenhuma novidade!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você também pode gostar de ler:

Descubra tudo o que você precisa saber sobre moda 3D

26/09/2022

Descubra tudo o que você precisa saber sobre moda 3D

Escrito por Audaces

Roupas virtuais são ótimas oportunidades de mercado

21/09/2022

O que é roupa virtual e como impacta a indústria da moda?

Escrito por Audaces

Tecidos tecnológicos estão no presente e no futuro da confecção

19/09/2022

Saiba como utilizar tecidos tecnológicos na sua coleção de moda

Escrito por Audaces

Entenda como criar coleções com os principais tipos de couro

14/09/2022

Entenda como criar coleções com os principais tipos de couro

Escrito por Audaces

Todo profissional do mercado fashion precisa conhecer e acompanhar ao menos uma revista de moda para conhecer as tendências

12/09/2022

13 revistas de moda que vale a pena você acompanhar!

Escrito por Audaces

Quais são os principais eventos do calendário de moda?

09/09/2022

Confira o calendário de moda com as datas mais importantes para o setor têxtil

Escrito por Audaces

Descubra os termos mais importantes da indústria fashion com este dicionário de moda

06/09/2022

Descubra os termos mais importantes da indústria com este dicionário de moda

Escrito por Audaces

O que é eficiência produtiva e como implantar na sua confecção?

31/08/2022

O que é eficiência produtiva e como implantar na sua confecção?

Escrito por Audaces

Entenda como a tecnologia pode ser uma aliada para a moda autoral

17/08/2022

Entenda como a tecnologia pode ser uma aliada para a moda autoral

Escrito por Audaces

Descubra já como precificar roupas que a sua empresa produz!

16/08/2022

Descubra já como precificar roupas que a sua empresa produz!

Escrito por Audaces

Por que é essencial renovar sua máquina de corte de tecido automática?

16/08/2022

Por que é essencial renovar sua máquina de corte de tecido automática?

Escrito por Audaces

O que é collab na moda? Conheça as vantagens e exemplos de sucesso no mundo fashion

15/08/2022

O que é collab na moda? Conheça as vantagens e exemplos de sucesso no mundo fashion

Escrito por Audaces

Descubra 5 livros de modelagem que toda modelista deve ter

12/08/2022

Descubra 5 livros de modelagem que toda modelista deve ter

Escrito por Audaces

9 dicas para escolher a mesa de corte de tecido mais adequada

10/08/2022

9 dicas para escolher a mesa de corte de tecido mais adequada

Escrito por Audaces

Aprenda a identificar os gargalos de produção e como eliminá-los

10/08/2022

Aprenda a identificar os gargalos de produção e como eliminá-los

Escrito por Audaces

Sistemas de corte automático funcionando da Indústria 4.0

03/08/2022

Conheça sistemas de corte de tecido avançados para controlar sua produção

Escrito por Audaces

Profissional trendsetter de moda criando conteúdo para uma marca.

02/08/2022

Você sabe o que são trendsetters e por que eles são tão importantes para a moda?

Escrito por Audaces

01/08/2022

A tecnologia que ajuda o designer de moda a melhorar seu trabalho

Escrito por Audaces

29/07/2022

Saiba tudo o que mudou no trabalho do modelista ou pattern maker

Escrito por Audaces

28/07/2022

Qual a melhor alternativa de sistema de produção para o seu negócio?

Escrito por Audaces

26/07/2022

Por trás da verdadeira revolução no mundo da moda com design 3D

Escrito por Audaces

Profissionais executam seu trabalho de modelagem em ateliê

22/07/2022

Conheça dicas importantes para melhorar o seu trabalho com modelagem

Escrito por Audaces

dois operários checando e anotando dados sobre a produção de uma fábrica

05/07/2022

Lead time: como organizar o tempo na sua indústria

Escrito por Audaces

sistema de transporte mais seguro e renderização 3D

30/06/2022

Manufatura avançada: saiba o que esperar do futuro da indústria 

Escrito por Audaces

Mulher escrevendo lista de inventário enquanto verifica o estoque na sala de armazenamento.

28/06/2022

Entenda o que é e como fazer o inventário de estoque da sua confecção

Escrito por Audaces

23/06/2022

Como calcular a vestibilidade da sua confecção de moda?

Escrito por Audaces

14/06/2022

Lead time de produção: aprenda como otimizar processos e calcular o ideal

Escrito por Audaces

febratex 2022

07/06/2022

Audaces na Febratex 2022: como a tecnologia 4.0 vai estar presente na moda do futuro?

Escrito por Audaces

o que é cloud computing

27/05/2022

Cloud computing: o que é e como suas tecnologias auxiliam na confecção

Escrito por Audaces

just in time o que é

13/05/2022

Just in time: o que é, como funciona e como é aplicado na Indústria

Escrito por Audaces

saas o que é e como funciona

11/05/2022

SaaS: saiba como funciona o software como serviço

Escrito por Audaces

mulher ensinando o funcionamento do Audaces Supera

06/04/2022

Audaces Supera: gerenciando o processo de encaixe e eliminando desperdícios

Escrito por Audaces

empreendedora de moda com ateliê ao fundo

01/04/2022

Empreendedorismo feminino: como atuam as mulheres no fortalecimento do setor industrial?

Escrito por Audaces

vista panorâmica de grande indústria

30/03/2022

Saiba como a tecnologia tem sido aplicada no setor industrial

Escrito por Audaces

24/03/2022

Tecido crepe: conheça mais sobre ele e suas aplicações

Escrito por Audaces

Os 12 estilos de moda: caiba qual é o seu

22/03/2022

Os 7 estilos de moda universal e suas características

Escrito por Audaces

Mulher ao computador controlando operação fabril

17/03/2022

Lean manufacturing: conheça os princípios da manufatura enxuta

Escrito por Audaces

esteira de produção em uma indústria

15/03/2022

A automatização industrial no contexto das confecções 4.0 – conheça os benefícios

Escrito por Audaces

modelo em passarela

10/03/2022

Como produzir um editorial de moda – guia completo Audaces

Escrito por Audaces

robô simulando pose humana com quadro de fórmulas ao fundo

08/03/2022

O que é Machine Learning e como ele atua na Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Audaces 30 years

03/03/2022

30 anos de Audaces: entrevista com os fundadores Claudio Grando e Ricardo Cunha

Escrito por Audaces

rolos de tecido coloridos

24/02/2022

Fibras têxteis: tudo o que você precisa saber sobre o assunto – manual Audaces

Escrito por Audaces

rosto de estátua grega com fundo preto

22/02/2022

O que é Belo? Conheça seu conceito para a arte e o mundo da moda

Escrito por Audaces

Transformação digital

01/02/2022

Transformação digital: benefícios e impactos nas indústrias e confecções

Escrito por Audaces

roupas penduradas no cabide

31/01/2022

Tendências do ano de 2022 para o segmento têxtil

Escrito por Audaces

Mapeamento de processos

26/01/2022

A importância do mapeamento de processos para a confecção

Escrito por Audaces

Coleção de moda

26/01/2022

Saiba quais os processos envolvidos na criação de uma coleção de moda

Escrito por Audaces

Gestão do tempo

25/01/2022

Saiba como fazer uma boa gestão do tempo para alavancar resultados

Escrito por Audaces

laptop com ícones de aplicativos na tela

20/01/2022

A importância do BI para análise de dados e tomada de decisões

Escrito por Audaces

Indústria-4-0

17/01/2022

Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção

Escrito por Audaces

circuito azul e roxo

14/01/2022

O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Inteligência Artificial

13/01/2022

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

10/01/2022

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

macchine taglio tessuti

07/12/2021

Sala de corte 4.0: a solução para a eficiência na etapa produtiva

Escrito por Audaces

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

Descubra a importância da IoT na Indústria 4.0 e suas principais vantagens

05/11/2021

Descubra a importância da IoT na Indústria 4.0 e suas principais vantagens

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

Chanel alta-costura outono 2018

13/07/2021

O que são as macrotendências e como elas influenciam o mundo da moda

Escrito por Audaces

PLM na confecção de moda

28/05/2021

O que é PLM, quais são seus benefícios e como aplicá-lo na indústria da moda?

Escrito por Audaces

modelagem digital audaces

05/01/2021

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces

04/08/2020

O que é tecido de musseline e para que serve?

Escrito por Audaces

22/11/2018

Saiba como encolher jeans é crucial para acabar com gargalos no desenvolvimento

Escrito por Audaces

4 dicas para acertar na modelagem de vestido com sistemas digitais

05/07/2017

4 dicas para acertar na modelagem de vestido com sistemas digitais

Escrito por Audaces

Conheça os principais tipos de bojos de sutiã para usar na sua coleção

03/05/2016

Conheça os principais tipos de bojos de sutiã para usar na sua coleção

Escrito por Audaces

Conheça 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda

05/07/2013

Conheça 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda

Escrito por Audaces