Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa
semanas-de-moda-america-latina-principales-audaces-figura6

27/08/2021

7 eventos fashion do Brasil e do mundo para conhecer

4 min

Os eventos de moda são muito mais que grandes acontecimentos na Indústria Fashion marcados pelos desfiles de grandes marcas – são, também, um ponto de encontro de ideias, tecnologias, tendências e grandes nomes do segmento.

Durante a ascensão e o ganho de popularidade dos grandes eventos desse tipo, alguns deles ganharam notoriedade e são referências no assunto (as Semanas de Moda ou Fashion Weeks são o grande exemplo de mega eventos que reúnem inúmeros recursos e informações de todas as partes do mundo).

Quer saber mais sobre os maiores eventos do Brasil e do mundo? Conheça os 7 principais acontecimentos da moda e qual a sua importância para o segmento. Acompanhe:

Semanas de Moda: as mais importantes do mundo

Se você é do segmento da moda, com certeza já ouviu falar nas Fashion Weeks que acontecem anualmente em vários países do mundo – EUA, França, Itália e até mesmo no Brasil, em São Paulo. 

Esses eventos, localizados nos grandes polos mundiais e capitais da moda são mega acontecimentos que reúnem milhares de pessoas envolvidas no setor, desde o trabalho criativo até a finalização dos preparativos para as dezenas de desfiles de moda que acontecem nos dias dos eventos.

Por esse motivo, as Semanas de Moda são os eventos mais importantes do segmento, pois reúnem um vasto número de informações, tendências, personalidades e tecnologias, que são introduzidas, reinventadas ou consolidadas pelos participantes e, logo após, difundidas pelo mundo todo.

É por meio delas, também, que chegam até o público geral as primeiras amostras das tendências de cores, padrões, modelagens, estampas e outras características estéticas e criativas do prêt-à-porter (moda “pronta para vestir”, ou seja, as coleções das grandes marcas e grifes).

Abaixo, separamos as Fashion Weeks mais conhecidas (e aguardadas) do mundo, confira:

  1. New York Fashion Week

Considerado o maior evento de moda do mundo, o New York Fashion Week (NYFW) foi criado em 1943 e, desde então, é realizado na primeira quinta-feira de fevereiro e é responsável por introduzir ao mundo fashion as tendências outono-inverno das próximas coleções.

O evento foi o primeiro desse tipo organizado e, desde então, carrega grande significância para a Indústria Fashion.

  1. Paris Fashion Week

Por ser uma das grandes capitais da moda, há de se pensar que a Semana de Moda de Paris (Paris Fashion Week) seria o grande evento de moda mundial, certo? Lar de grandes nomes como Yves Saint Laurent, Chanel, Dior, Givenchy e mais, a Semana de Moda da capital francesa tem um grande prestígio na Indústria, justamente pela posição de referência em se tratando de alta costura.

Realizada duas vezes ao ano, a Paris Fashion Week acontece desde 1970 e é organizada pela Federação Francesa de Moda (FFM) e introduz ao mundo da moda tanto tendências outono/inverno quanto primavera/verão.

  1. Milan Fashion Week

Outra referência em grandes eventos de moda, a Semana de Moda de Milão é particularmente diferente das realizadas nos EUA e na França. Por meio dela, somos apresentados às ideias das grandes casas italianas, como Armani e Gucci, em quatro edições anuais (duas femininas e duas masculinas), nos meses de janeiro, fevereiro, junho e setembro. 

  1. London Fashion Week

Para encerrar a lista das Semanas de Moda mais importantes do mundo, a London Fashion Week prova como os eventos desse tipo são importantes pólos de comunicação entre os criadores, estilistas, modelistas e outros profissionais da Indústria da Moda.

Isso porque ela pode ser considerada uma continuação da NYFW, pelo fato de acontecer em sequência à versão estadunidense do evento. Além disso, a realização do evento prova a universalidade das tendências de moda, pelo fato de a capital britânica não ser tradicionalmente associada à Indústria Fashion.

Eventos de moda no Brasil – conheça os 3 principais

O Brasil, ao longo dos anos, tem ganhado cada vez mais destaque como um pólo da Indústria Fashion na América Latina – o que faz com que, ano a ano, os eventos de moda brasileiros ganhem espaço e projeção no intercâmbio de ideias e tecnologias aplicadas ao segmento.

Por aqui, não somente os eventos de grande porte ganham destaque, mas também aqueles dedicados aos criadores independentes e autorais. Para te ajudar a saber quais eventos são esses, separamos os 3 mais populares, acompanhe:

  1. São Paulo Fashion Week

Apesar de ser citado nesse post como um evento nacional, a São Paulo Fashion Week (SPFW) é classificada como um dos maiores eventos de moda do mundo, ao lado das grandes capitais onde as Semanas de Moda acontecem.

Criada em 1996, a edição brasileira do evento é significativa para o cenário mundial justamente pela multiculturalidade representativa do país, traduzido em forma estética e criativa nos desfiles de moda apresentados durante todo o evento.

O evento acontece duas vezes ao ano e é o responsável por trazer em solo nacional as tendências vindas principalmente da europa.

  1. Dragão Fashion Week

Apesar do nome diferenciado, a Dragão Fashion Week é considerada a maior Semana de Moda Autoral da América Latina! O evento, criado em 1999 por Claudio e Elena Silveira, acontece todos os anos em Fortaleza e reúne grandes talentos do cenário nordestino e nacional em moda autoral.

  1. Casa de Criadores

Por fim, um outro evento nacional referência em Moda Autoral é a Casa de Criadores, que acontece duas vezes ao ano em São Paulo. O evento surgiu em 1997 com o foco em lançar os talentos nacionais ao mercado da moda e, desde então, é considerado o maior lançador de estilistas a nível nacional.

É possível perceber, com isso, o grande impacto que os eventos de moda têm no cenário, tanto a nível nacional quanto internacional. Por meio deles, a Indústria da Moda ganha dinamicidade e torna-se cada vez mais antenada ao cenário mundial em seus diferentes graus tecnológicos ao redor do mundo.

E, por falar em tecnologia, que tal conhecer sobre a Moda 4.0 e o que o futuro reserva para o setor? Acompanhe o blog Audaces para mais conteúdos sobre a Indústria da Moda.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

semanas-de-moda-america-latina-principales-audaces-figura6

27/08/2021

7 eventos fashion do Brasil e do mundo para conhecer

Escrito por Audaces

25/08/2021

Como acontecem os desfiles de moda? A Audaces tira suas dúvidas!

Escrito por Audaces