Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

02/07/2013

Etapas de um desfile de moda: como tudo acontece? (Parte II)

No primeiro texto sobre como acontece o desfile – Desfile de moda: como tudo acontece? (Parte I), abordamos as primeiras etapas de um desfile de moda: elaboração do conceito, escolha do tema, produção da coleção, confecção da peça piloto, entre outros. Neste segundo texto que aborda o tema serão apontadas as últimas etapas realizadas antes do ponto alto: o desfile.

Nas últimas semanas que antecedem o desfile, o estilista seleciona que cenário vai estar presente no seu desfile e o tipo de formato da passarela – “U”, redonda ou reta”. Também se define a decoração utilizada na boca de cena (de onde saem as modelos), a iluminação e a trilha sonora. Estão presentes nessas etapas de um desfile de moda o estilista, o stylist, o designer, o DJ, os engenheiros, os arquitetos, os cenógrafos e os iluminadores.

Em torno de duas semanas antes do desfile, define-se quais os tipos de corpo vão vestir as roupas, se as modelos serão andróginas ou com super corpão. Nesta fase, leva-se em consideração as agendas e cachês das top models. Auxiliam nesta tarefa o estilista, a produtora de casting e o stylist.
 

Apenas nas últimas etapas de um desfile de moda é que as modelos são definidas/ Reprodução

Poucos dias antes do desfile, o estilista reúne os assistentes e as costureiras para fazer os últimos ajustes das peças no corpo das modelos. Também é feita uma análise de todos os looks, se estão com os bordados, zíper e costura no lugar. Para garantir que tudo vai sair perfeito, é feito um ensaio antes do desfile. Enquanto o estilista e o stylist ajustam os últimos detalhes e aprovam todo o conjunto, cada modelo é fotografada com os looks. No dia do desfile, as imagens servem como base para a equipe produzir as tops.

Depois de todos esses preparativos, chega o grande dia do desfile. Cabeleireiros e maquiadores preparam as modelos. As passadeiras, bordadeiras e costureiras ficam atentas e realizam as alterações necessárias nas roupas – pregam botões que caem, costuram pregas que desmancharam.

As modelos se organizam por ordem de entrada na passarela e inicia-se o grande final, o desfile, onde a coleção desenvolvida durante meses é apresentada ao público. Nesta etapa, todos os integrantes da equipe estão presentes e contribuem para que o desfile saia sem erros e emocione o público.
 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces