Ícone de Pesquisa
empreendedora de moda com ateliê ao fundo

01/04/2022

Empreendedorismo feminino: como atuam as mulheres no fortalecimento do setor industrial?

Apesar de o empreendedorismo não estar restrito à questões como gênero, sabemos que, por questões históricas, políticas e sociais, o empreendedorismo feminino – isso é, a liderança feminina em empreendimentos próprios ou não – é uma questão que apenas recentemente tem sido discutida, analisada e impulsionada.

Historicamente, a predominância de empreendimentos liderados por homens criou um ambiente desfavorável para mulheres que desejavam empreender ou ocupar cargos e posições de liderança.

No entanto, com a intensificação dos debates em relação à equidade de gênero, o empreendedorismo tem aberto suas portas para a participação e protagonismo de mulheres cada vez mais.

Sendo assim, é de suma importância entender o atual cenário do empreendedorismo feminino, seus desafios e como a liderança feminina tem impactado negócios e indústrias ao redor do mundo.

Acompanhe o conteúdo a seguir e saiba mais sobre o assunto:

O que é empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino pode ser definido como o processo de iniciativa a empreendimentos comandados por uma ou mais mulheres, bem como as iniciativas de liderança em que mulheres ocupam altos cargos dentro de empresas – gestão, liderança, presidência e afins.

Na prática, trata-se de uma forma de empreendedorismo tal qual a conhecemos – identificar problemas e criar negócios que ofereçam a solução para eles – na perspectiva e protagonismo de mulheres empreendedoras.

E, não se engane: apesar de o assunto vir à tona apenas recentemente, especialmente com a pandemia, mulheres empreendedoras existem desde sempre

De acordo com a pesquisa do GEM (Monitor do Empreendedorismo Mundial, em tradução livre), havia cerca de 274 milhões de mulheres envolvidas com negócios e startups e 139 milhões de gerentes e donas de negócio no mundo em 2020.

Esse número revela como a participação feminina em negócios e no empreendedorismo tem criado um ecossistema empreendedor com um imenso potencial de crescimento e geração de novas soluções para os problemas do mundo globalizado.

Quais os desafios do empreendedorismo feminino?

Apesar de o número de mulheres empreendedoras ter aumentado nos últimos anos, ainda há muito o que ser alcançado para que haja equidade entre os empreendimentos idealizados por homens e os idealizados por mulheres.

Ainda segundo o estudo do GEM, existem dois tipos de fatores que influenciam diretamente no empreendedorismo feminino: fatores estruturais e fatores culturais.

Os fatores estruturais envolvem a forma como o mercado funciona – globalmente, mulheres são mais prováveis a liderarem negócios menores, se comparadas aos homens. Da mesma forma, elas são 24,6% mais prováveis a começarem um negócio sozinhas, o que aumenta os desafios a serem superados para que a empresa prospere.

Além disso, a segmentação de gênero nas empresas e indústrias influenciam a percepção sobre quem (ou melhor, o gênero de quem) deve ocupar posições de liderança, de maneira que, globalmente, as mulheres são 50% menos propensas a ocuparem papéis de alta gerência.

Já os fatores culturais envolvem a maneira pela qual a sociedade percebe e interpreta o chamado papel de gênero, isto é, como homens e mulheres devem trilhar suas trajetórias profissionais e quais locais devem ocupar na sociedade.

Qual a importância de incentivar mulheres a empreender?

O incentivo ao empreendedorismo é fundamental por diversos motivos, sendo que o principal deles é a eliminação da desigualdade de gênero e a geração de oportunidades iguais entre homens e mulheres – tendo em vista que a aptidão e as competências de liderança não dependem desse fator.

Além disso, estimular o protagonismo feminino em empreendimentos é importante pelos seguintes motivos:

  • Diversificação do ambiente empreendedor por meio da inserção de novas lideranças, nichos e áreas de atuação;
  • Oxigenação do mercado, graças ao surgimento de novos empreendimentos e ideias que contribuem para a economia como um todo;
  • Valorização dos talentos e soft skills femininos;
  • Ampliação do ecossistema empreendedor, gerando novas oportunidades de trabalho e estimulando o consumo;
  • Independência financeira feminina – mulheres empreendedoras contratam, naturalmente, outras mulheres.

O desenvolvimento do empreendedorismo feminino não é só importante para a sociedade e para o mercado como um todo, mas também extremamente benéfico, pois, diminuindo-se os gaps de gênero, tem-se uma sociedade mais igualitária e plural em ideias, negócios e oportunidades.

Um panorama sobre empreendedorismo feminino no Brasil

No Brasil, o cenário do empreendedorismo mostra diversos contrastes. Por exemplo, de acordo com a pesquisa do GEM, com fonte em 49 países, o Brasil saiu em 7ª posição na lista de países com maior proporção de mulheres empreendedoras.

Ao mesmo tempo, apesar de terem escolaridade 16% superior, os negócios liderados por mulheres faturam 22% a menos que os liderados por homens. Isso aponta para os desafios citados anteriormente – tanto estruturais quanto culturais.

É fato que, no Brasil, a desigualdade de gênero é bastante perceptível, especialmente devido à chamada dupla jornada – muitas das mulheres que desejam empreender também estão à frente de casa ou são chefes de família, o que aumenta ainda mais os desafios de se empreender.

No entanto, os dados apontam que o empreendedorismo feminino no Brasil mostra sinais de avanço. Hoje, elas representam 48% dos microempreendedores individuais (MEIs) do país, e também foram as maiores responsáveis por empreendimentos no período pandêmico.

Aliás, apesar dos prejuízos econômicos globais causados pela pandemia, vale ressaltar que, de todas as donas de pequenos e médios negócios, 26% abriram seus negócios já no período pandêmico.

Quando é celebrado o dia do empreendedorismo feminino?

O dia do empreendedorismo feminino é celebrado em 19 de novembro. A data foi escolhida em 2014 pela ONU (Organização das Nações Unidas) em uma iniciativa liderada pela ONU Mulheres.

O objetivo da data é reunir países, empresas e instituições em busca de apoio para acabar com a desigualdade salarial entre homens e mulheres e incentivar o protagonismo feminino na liderança de negócios.

Empreendedorismo feminino: exemplos de mulheres que chegaram ao topo

Apesar do grande esforço e dos desafios enfrentados por mulheres empreendedoras, devemos destacar alguns exemplos de protagonismo feminino que atingiram o topo – seja pelo reconhecimento, pelo trabalho excepcional ou por diversos outros motivos. Confira:

Zuzu Angel

Considerada a mãe da moda brasileira, Zuzu Angel foi uma das mais importantes estilistas do país, sendo conhecida pela originalidade e por sua ativa participação social – atuando diretamente contra o regime de opressão da Ditadura Militar.

Durante a década de 40, mudou-se para o Rio de Janeiro em busca de independência financeira, e foi aí que começaram os empreendimentos em seu ateliê de costura, que, já na década de 70 era conhecido nacional e internacionalmente.

Temos um artigo completo sobre a vida e obra de Zuzu Angel aqui no blog Audace – não deixe de conferi-lo!

Luiza Helena Trajano

Uma das figuras mais importantes do empreendedorismo feminino atual, Luiza Helena Trajano é uma das mulheres mais bem-sucedidas do país, estando à frente do Magazine Luiza por 24 anos e transformando-o em uma das maiores marcas de varejo do Brasil.

Além disso, Luiza também investe, mentora e inspira dezenas de empreendimentos por todo o Brasil, contribuindo ativamente pelo incentivo ao protagonismo feminino nas empresas e negócios.

Rihanna

A cantora e empreendedora Rihanna tornou-se, em 2021, a mais nova bilionária do mundo! Isso à frente de sua marca de cosméticos, a Fenty Beauty, lançada em 2017 e que, desde então, tem-se tornado uma referência em cosméticos inclusivos para todas as tonalidades de pele.

Tornando-se a primeira mulher negra à frente de uma marca de luxo, Rihanna consolidou-se como empreendedora e a prova de que o empreendedorismo pode abordar diferentes segmentos – como a moda, indústria musical e muitos outros.

Coco Chanel

Considerada uma das pessoas mais importantes do século XX pela revista Time, Coco Chanel é a idealizadora do que pode ser considerada uma das maiores marcas de luxo do mundo – a Chanel.

Como influenciadora, ela influenciou todo o mercado fashion da época, lançou tendências atemporais e deixou como legado uma das marcas mais desejadas e com valor agregado do planeta.

Empreendedorismo feminino: dicas para buscar o seu protagonismo no mundo dos negócios

Inserir-se no universo do empreendedorismo não é necessariamente uma tarefa fácil, por todos os motivos que vimos anteriormente. Porém, por meio de estratégias e ações práticas é possível dar os primeiros passos rumo a um negócio de sucesso.

Quer saber como? Confira as principais dicas preparadas pelo blog Audaces:

Descubra sua área de atuação

O início da carreira empreendedora  começa com uma avaliação muito importante, pois é ela que definirá quais os próximos passos em direção ao sucesso, e se trata da definição da área de atuação.

Nesse sentido, procurar por áreas pouco exploradas ou que ofereçam maiores oportunidades de crescimento pode ser uma solução inteligente para superar as adversidades de abrir um novo empreendimento.

Da mesma forma, oferecer soluções inovadoras para áreas já bastante exploradas, como a Indústria da Moda, por exemplo, na qual a participação feminina é bastante ativa, também pode ser uma forma de garantir o sucesso do empreendimento.

Organize-se

A organização é um atributo indispensável tanto para empreendedoras quanto para seus empreendimentos. Ter um planejamento inicial que se renove periodicamente é um passo-chave para estabelecer-se no mercado.

Aprimore-se constantemente

A crescente demanda por profissionalização, especialmente dos chamados profissionais 4.0, soma-se às necessidades de um empreendimento que deseja crescer e atingir a estabilidade financeira em um período de tempo moderado.

Por isso, estar constantemente aprimorada sobre o mercado, finanças, gestão e empreendedorismo é uma das formas de garantir que o seu negócio esteja sempre à frente da concorrência.

Não espere a aprovação de todos

Como pudemos conhecer, o cenário do empreendedorismo feminino no Brasil ainda é contrastante e vai muito de encontro à realidade sócio-política do país, então, há de se esperar a influência desses fatores em novos empreendimentos liderados por mulheres.

Enfrentar essas dificuldades e superá-las é fundamental no caminho para um negócio bem-sucedido. Sendo assim, não espere a aprovação de todos, mas tenha sempre uma rede de apoio, parceiros e parceiras para contar.

Procure investidores

Os investimentos em empreendedorismo têm crescido de uma forma geral. A procura por crédito e investidores públicos e privados é uma solução para superar as adversidades financeiras, sobretudo no início do empreendimento.

Aposte em networking

O ecossistema empreendedor é cheio de oportunidades para networkings – nele é possível encontrar e firmar parcerias com fornecedores, prestadores de serviços, funcionários qualificados, empresas parceiras e muito mais.

Use a tecnologia como fator potencializador dos seus resultados

Empreendimentos conectados ao mundo digital têm mais chances de serem bem-sucedidos que aqueles que não investem em tecnologia. A transformação digital é uma realidade e, por meio dela, é possível potencializar os resultados de qualquer empreendimento.

Já falamos sobre como a transformação digital tem impactado o mundo dos negócios aqui no blog Audaces, não deixe de conferir!

Conte com as soluções da Audaces para empreender do mundo da moda

Se o seu empreendimento é voltado para a Indústria da Moda e das confecções, o uso das ferramentas do Audaces360 podem te ajudar a potencializar os resultados do seu negócio. Por meio das tecnologias 4.0, facilitamos as etapas criativas, técnicas e operacionais das confecções, deixando-os totalmente digitais e integrados.

O empreendedorismo feminino é uma das principais formas de se eliminar a desigualdade de gênero no ambiente empresarial e de emancipar financeiramente as mulheres, capazes de oferecer novas ideias e oxigenar o mercado mundial com suas ideias e liderança.

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, continue acompanhando o blog Audaces e não perca nenhuma atualização de conteúdo. Até a próxima!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você também pode gostar de ler:

Descubra tudo o que você precisa saber sobre moda 3D

26/09/2022

Descubra tudo o que você precisa saber sobre moda 3D

Escrito por Audaces

Roupas virtuais são ótimas oportunidades de mercado

21/09/2022

O que é roupa virtual e como impacta a indústria da moda?

Escrito por Audaces

Tecidos tecnológicos estão no presente e no futuro da confecção

19/09/2022

Saiba como utilizar tecidos tecnológicos na sua coleção de moda

Escrito por Audaces

Entenda como criar coleções com os principais tipos de couro

14/09/2022

Entenda como criar coleções com os principais tipos de couro

Escrito por Audaces

Todo profissional do mercado fashion precisa conhecer e acompanhar ao menos uma revista de moda para conhecer as tendências

12/09/2022

13 revistas de moda que vale a pena você acompanhar!

Escrito por Audaces

Quais são os principais eventos do calendário de moda?

09/09/2022

Confira o calendário de moda com as datas mais importantes para o setor têxtil

Escrito por Audaces

Descubra os termos mais importantes da indústria fashion com este dicionário de moda

06/09/2022

Descubra os termos mais importantes da indústria com este dicionário de moda

Escrito por Audaces

O que é eficiência produtiva e como implantar na sua confecção?

31/08/2022

O que é eficiência produtiva e como implantar na sua confecção?

Escrito por Audaces

Entenda como a tecnologia pode ser uma aliada para a moda autoral

17/08/2022

Entenda como a tecnologia pode ser uma aliada para a moda autoral

Escrito por Audaces

Descubra já como precificar roupas que a sua empresa produz!

16/08/2022

Descubra já como precificar roupas que a sua empresa produz!

Escrito por Audaces

Por que é essencial renovar sua máquina de corte de tecido automática?

16/08/2022

Por que é essencial renovar sua máquina de corte de tecido automática?

Escrito por Audaces

O que é collab na moda? Conheça as vantagens e exemplos de sucesso no mundo fashion

15/08/2022

O que é collab na moda? Conheça as vantagens e exemplos de sucesso no mundo fashion

Escrito por Audaces

Descubra 5 livros de modelagem que toda modelista deve ter

12/08/2022

Descubra 5 livros de modelagem que toda modelista deve ter

Escrito por Audaces

9 dicas para escolher a mesa de corte de tecido mais adequada

10/08/2022

9 dicas para escolher a mesa de corte de tecido mais adequada

Escrito por Audaces

Aprenda a identificar os gargalos de produção e como eliminá-los

10/08/2022

Aprenda a identificar os gargalos de produção e como eliminá-los

Escrito por Audaces

Sistemas de corte automático funcionando da Indústria 4.0

03/08/2022

Conheça sistemas de corte de tecido avançados para controlar sua produção

Escrito por Audaces

Profissional trendsetter de moda criando conteúdo para uma marca.

02/08/2022

Você sabe o que são trendsetters e por que eles são tão importantes para a moda?

Escrito por Audaces

01/08/2022

A tecnologia que ajuda o designer de moda a melhorar seu trabalho

Escrito por Audaces

29/07/2022

Saiba tudo o que mudou no trabalho do modelista ou pattern maker

Escrito por Audaces

28/07/2022

Qual a melhor alternativa de sistema de produção para o seu negócio?

Escrito por Audaces

26/07/2022

Por trás da verdadeira revolução no mundo da moda com design 3D

Escrito por Audaces

Profissionais executam seu trabalho de modelagem em ateliê

22/07/2022

Conheça dicas importantes para melhorar o seu trabalho com modelagem

Escrito por Audaces

dois operários checando e anotando dados sobre a produção de uma fábrica

05/07/2022

Lead time: como organizar o tempo na sua indústria

Escrito por Audaces

sistema de transporte mais seguro e renderização 3D

30/06/2022

Manufatura avançada: saiba o que esperar do futuro da indústria 

Escrito por Audaces

Mulher escrevendo lista de inventário enquanto verifica o estoque na sala de armazenamento.

28/06/2022

Entenda o que é e como fazer o inventário de estoque da sua confecção

Escrito por Audaces

23/06/2022

Como calcular a vestibilidade da sua confecção de moda?

Escrito por Audaces

14/06/2022

Lead time de produção: aprenda como otimizar processos e calcular o ideal

Escrito por Audaces

febratex 2022

07/06/2022

Audaces na Febratex 2022: como a tecnologia 4.0 vai estar presente na moda do futuro?

Escrito por Audaces

o que é cloud computing

27/05/2022

Cloud computing: o que é e como suas tecnologias auxiliam na confecção

Escrito por Audaces

just in time o que é

13/05/2022

Just in time: o que é, como funciona e como é aplicado na Indústria

Escrito por Audaces

saas o que é e como funciona

11/05/2022

SaaS: saiba como funciona o software como serviço

Escrito por Audaces

mulher ensinando o funcionamento do Audaces Supera

06/04/2022

Audaces Supera: gerenciando o processo de encaixe e eliminando desperdícios

Escrito por Audaces

empreendedora de moda com ateliê ao fundo

01/04/2022

Empreendedorismo feminino: como atuam as mulheres no fortalecimento do setor industrial?

Escrito por Audaces

vista panorâmica de grande indústria

30/03/2022

Saiba como a tecnologia tem sido aplicada no setor industrial

Escrito por Audaces

24/03/2022

Tecido crepe: conheça mais sobre ele e suas aplicações

Escrito por Audaces

Os 12 estilos de moda: caiba qual é o seu

22/03/2022

Os 7 estilos de moda universal e suas características

Escrito por Audaces

Mulher ao computador controlando operação fabril

17/03/2022

Lean manufacturing: conheça os princípios da manufatura enxuta

Escrito por Audaces

esteira de produção em uma indústria

15/03/2022

A automatização industrial no contexto das confecções 4.0 – conheça os benefícios

Escrito por Audaces

modelo em passarela

10/03/2022

Como produzir um editorial de moda – guia completo Audaces

Escrito por Audaces

robô simulando pose humana com quadro de fórmulas ao fundo

08/03/2022

O que é Machine Learning e como ele atua na Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Audaces 30 years

03/03/2022

30 anos de Audaces: entrevista com os fundadores Claudio Grando e Ricardo Cunha

Escrito por Audaces

rolos de tecido coloridos

24/02/2022

Fibras têxteis: tudo o que você precisa saber sobre o assunto – manual Audaces

Escrito por Audaces

rosto de estátua grega com fundo preto

22/02/2022

O que é Belo? Conheça seu conceito para a arte e o mundo da moda

Escrito por Audaces

Transformação digital

01/02/2022

Transformação digital: benefícios e impactos nas indústrias e confecções

Escrito por Audaces

roupas penduradas no cabide

31/01/2022

Tendências do ano de 2022 para o segmento têxtil

Escrito por Audaces

Mapeamento de processos

26/01/2022

A importância do mapeamento de processos para a confecção

Escrito por Audaces

Coleção de moda

26/01/2022

Saiba quais os processos envolvidos na criação de uma coleção de moda

Escrito por Audaces

Gestão do tempo

25/01/2022

Saiba como fazer uma boa gestão do tempo para alavancar resultados

Escrito por Audaces

laptop com ícones de aplicativos na tela

20/01/2022

A importância do BI para análise de dados e tomada de decisões

Escrito por Audaces

Indústria-4-0

17/01/2022

Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção

Escrito por Audaces

circuito azul e roxo

14/01/2022

O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Inteligência Artificial

13/01/2022

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

10/01/2022

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

macchine taglio tessuti

07/12/2021

Sala de corte 4.0: a solução para a eficiência na etapa produtiva

Escrito por Audaces

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

Descubra a importância da IoT na Indústria 4.0 e suas principais vantagens

05/11/2021

Descubra a importância da IoT na Indústria 4.0 e suas principais vantagens

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

Chanel alta-costura outono 2018

13/07/2021

O que são as macrotendências e como elas influenciam o mundo da moda

Escrito por Audaces

PLM na confecção de moda

28/05/2021

O que é PLM, quais são seus benefícios e como aplicá-lo na indústria da moda?

Escrito por Audaces

04/08/2020

O que é tecido de musseline e para que serve?

Escrito por Audaces

22/11/2018

Saiba como encolher jeans é crucial para acabar com gargalos no desenvolvimento

Escrito por Audaces

4 dicas para acertar na modelagem de vestido com sistemas digitais

05/07/2017

4 dicas para acertar na modelagem de vestido com sistemas digitais

Escrito por Audaces

Conheça os principais tipos de bojos de sutiã para usar na sua coleção

03/05/2016

Conheça os principais tipos de bojos de sutiã para usar na sua coleção

Escrito por Audaces

Conheça 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda

05/07/2013

Conheça 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda

Escrito por Audaces