Ícone de Pesquisa
Transformação digital

01/02/2022

Transformação digital: benefícios e impactos nas indústrias e confecções

Transformação digital é um daqueles assuntos que intrigam – pelo fato de já ser uma realidade nas indústrias e confecções e, ao mesmo tempo, ser um assunto desconhecido em algumas delas.

Essa diferença de entendimento sobre a complexidade, a abrangência e a importância da digitalização no contexto industrial, especialmente no segmento fashion e nas confecções, acontece porque são tantas as influências da cultura digital no dia a dia da produção que se torna difícil entendê-la em um contexto mais amplo e estratégico.

Pensando nisso, o blog Audaces preparou um conteúdo completo sobre a transformação digital. Aqui você entende melhor o conceito, benefícios, desafios e aplicações da digitalização e da automação no contexto industrial. Acompanhe:

O que é transformação digital?

Podemos pensar na transformação digital essencialmente sob três perspectivas: enquanto uma mudança de mentalidade, um processo e uma estratégia. Cada uma dessas definições acrescenta entendimento sobre o conceito.

A transformação digital é uma mudança de mentalidade porque, a partir dela, muda-se essencialmente a forma de pensar a forma de conceber, construir e produzir, deixando de lado a visão de negócios tradicional e orientando-se profissionalmente pelo universo digital e suas características específicas.

A partir disso, ela se transforma em um processo, pois, para orientar-se pelo digital é preciso, primeiramente, digitalizar processos físicos ou adaptá-los à realidade virtual – seja por meio de softwares, inteligência artificial, sistemas virtuais, computação na nuvem e outras tecnologias do universo digital.

Então, por fim, a transformação digital transforma-se em uma estratégia, ao perceber que os meios tradicionais já não dão mais conta de atender às necessidades dos clientes no mundo atual e que a solução é fazer o uso da tecnologia para otimizar a produção a fim de se obter o máximo de resultados e eficiência produtiva.

Qual onda da transformação digital estamos presenciando?

Atualmente, com o surgimento e o avanço da Indústria 4.0 no Brasil e no mundo, estamos presenciando a 4ª onda da transformação digital, marcada pelo intenso desenvolvimento da robótica avançada, das tecnologias de integração, análise e compartilhamento de dados e a cooperação entre diferentes áreas do conhecimento, como Engenharia e Biologia.

Temos um artigo completo sobre a Revolução 4.0 e suas tecnologias – não deixe de conferir!

Qual objetivo da transformação digital?

O principal objetivo da transformação digital é alinhar os processos, técnicas, estratégias e até mesmo os produtos de um negócio para que eles gerem soluções e facilidades para as pessoas. Isso inclui o acesso à informação, aos canais de atendimento, a uma peça de roupa e vários outros bens de consumo e serviços que são provenientes da indústria e das empresas.

Do ponto de vista estratégico, a transformação digital tem por objetivo otimizar a performance e a eficiência produtiva por meio do investimento em tecnologias especificamente voltadas para cada setor de atuação.

Independentemente da perspectiva, a transformação digital visa a melhoria global de todos os setores, procedimentos e da rotina produtiva.

Quais são os pilares da transformação digital?

Por se tratar de um conceito prático que envolve a mudança de mentalidade, orientar-se para a digitalização pressupõe seguir alguns preceitos básicos – os chamados pilares da transformação digital, levantados e discutidos por teóricos dessa nova realidade industrial.

Isso significa que, qualquer indústria ou confecção que queira fazer parte dessa transformação precisa nortear-se por esses pilares básicos (sempre tendo em mente, claro, seus próprios contextos e necessidades). Confira:

  • Cliente: como um dos objetivos principais da revolução da digital é promover soluções e facilidades aos consumidores, é de se esperar que um dos pilares-base do movimento seja o cliente – suas dores, expectativas e necessidades;
  • Competição: graças às oportunidades abertas pela transformação digital, a competição tornou-se maior e mais complexa – hoje, mais que nunca, oferecer as melhores soluções é imperativo;
  • Dados: uma operação digital deve tomar suas decisões com base em dados – afinal, a própria tecnologia envolvida no processo funciona com base no método data driven, ou seja, que usa o cruzamento de dados como fonte primária de operação;
  • Inovação: a capacidade de inovar-se e adaptar-se aos novos contextos;
  • Valor: o potencial de gerar valor a seus produtos, serviços e soluções, ou seja, de oferecer o diferente, o inovador, já que a transformação digital abre tantas possibilidades;
  • Negócios: estima-se que até 2025, o mercado da transformação digital cresça cerca de 16,5% ao ano, segundo a Research and Markets. Esse potencial faz com que os negócios (incluídas empresas, indústrias e confecções) sejam um dos pilares do movimento.

Além disso, também podemos citar o desenvolvimento das áreas de Saúde, Educação e até mesmo o perfil de Consumo como pilares secundários da transformação digital (TD).

Um panorama sobre a transformação digital no Brasil

No Brasil, o tema da transformação digital é um assunto que tomou grandes proporções devido à pandemia do coronavírus, que obrigou a grande maioria das empresas a investirem em estratégias digitais para manterem-se operantes durante a fase mais aguda do problema.

Em 2021, estimou-se que 45,7% das empresas brasileiras já haviam implantado ao menos uma estratégia de TD e 30,5% estavam desenvolvendo uma estratégia de digitalização – segundo uma pesquisa do Samba Digital veiculada no MIT Technology Review.

Isso indica que, apesar de estar atrás de outros países no que diz respeito à Indústria 4.0, nossas empresas estão se movendo para adaptarem-se a essa nova realidade digital, implementando estratégias orientadas por esses princípios.

Além disso, segundo a mesma pesquisa, 62% das empresas pretendem investir entre 10% e 30% de seu faturamento em TD – o que representa um grande avanço e impulso em direção ao crescimento digital nas empresas e indústrias nacionais.

Os benefícios de investir em transformação digital

Nesse ponto, já é possível entender que a TD é extremamente benéfica para empresas e indústrias, certo? Ela representa não somente o futuro, mas parte do presente do setor comercial e investir em digitalização é o caminho certo para crescer e lucrar mais, gastando menos.

Ainda assim, separamos os principais benefícios que a transformação digital pode proporcionar aos negócios, veja:

  • Controle de gestão, execução e planejamento;
  • Aumento de eficiência e capacidade produtiva;
  • Aumento na lucratividade dos produtos;
  • Simplificação de processos tradicionais;
  • Redução de custos, desperdícios e retrabalhos;
  • Melhora das taxas de satisfação do cliente.

Uma das grandes vantagens da TD, especialmente no Brasil, é o fato de ela ser um grande diferencial competitivo – indústrias que investem em digitalização saem à frente dos concorrentes e faturam mais.

Transformação digital: principais desafios enfrentados

A inclusão da transformação digital como parte da cultura e dos investimentos das empresas depende de diversos fatores: financeiros, operacionais, logísticos e, também, da orientação estratégica da alta gestão.

Além disso, há alguns desafios que precisam ser superados para que a TD se efetive nas indústrias e no mercado nacional como um todo:

Déficit no setor de TI

A realidade é esta: falta mão de obra qualificada para o setor de TI, e isso afeta grandemente a implementação da TD nas empresas, uma vez que grande parte das tecnologias necessárias para sua efetivação passam, em algum momento, por uma empresa ou profissional de TI.

Legado dos sistemas tradicionais

É inegável que ainda há uma certa resistência à digitalização por parte de alguns donos de empresas e indústrias, e isso se dá devido ao legado dos sistemas tradicionais no modo de operar e produzir em escala.

O apego a essas metodologias tradicionais – que, ao contrário do que se pensa, só têm a ganhar com a digitalização – impede que muitas empresas tomem esse passo primordial para a modernização de seus processos e a otimização de seus ganhos.

Eficácia das estratégias de TD

Toda e qualquer estratégia de TD precisa ser pensada e analisada de uma perspectiva global, afinal, trata-se de um conjunto de mudanças que envolve toda a operação. 

É muito comum que algumas estratégias de TD sejam adotadas de forma parcial ou desconsiderando o contexto global da operação, o que leva à ineficácia e até mesmo ao abandono da transição para o ambiente virtual – o que é prejudicial para os negócios.

Como implementar a transformação digital nas empresas?

Agora que você já entende sobre o conceito de transformação digital, seus benefícios, impactos e preceitos, é hora de entender, na prática, como implementá-la de forma segura e eficaz:

Planeje-se

O primeiro passo, assim como em toda estratégia, é o planejamento. Como dito, a TD é uma estratégia que precisa ser pensada de forma global, então a etapa do planejamento também deve passar por uma análise geral do negócio, a sua realidade, expectativas e outros elementos essenciais para o sucesso da implementação.

Não deixe de considerar que, se feita de forma setorizada ou parcial, é necessário que a parte não “transformada” seja capaz de manter o seu funcionamento sem prejudicar a parte digitalizada da operação.

Invista em infraestrutura

As tecnologias digitais são concretizadas por meio de equipamentos, softwares e dispositivos que operam com a finalidade de automatizar processos, processar dados, guardar informações etc.

Ou seja, para que esse investimento seja benéfico é indispensável o investimento em uma infraestrutura que comporte essa nova realidade – seja ela máquinas para os softwares, estruturas auxiliares para o maquinário ou outra adequação necessária para o bom funcionamento da tecnologia adquirida.

Invista na capacitação dos colaboradores

Da mesma forma que é necessário readequar a infraestrutura para que a digitalização funcione de forma ideal também é necessário que os colaboradores estejam capacitados a lidar com essa nova tecnologia.

Essa já é a realidade dos profissionais 4.0, que necessitam estar aptos à interação com sistemas avançados, tanto reais quanto virtuais e ciber-físicos (híbridos). 

Por isso, não deixe de investir na capacitação profissional, afinal, a tecnologia em si não é capaz de solucionar todos os problemas – é necessária a interferência humana capacitada para que o processo ocorra com máxima eficiência.

Escolha as ferramentas de acordo com a realidade do seu negócio

A tecnologia digital, cuja aplicação prática se dá por meio da inteligência artificial, está presente de diversas formas no contexto produtivo – das mais simples às mais complexas. Investir em transformação digital não significa necessariamente investir nas soluções mais complexas e caras disponíveis!

É preciso levar em conta a realidade do seu negócio, tanto financeira quanto estrutural para que, só então, os primeiros passos – sempre muito planejados – sejam tomados. Lembre-se de que o objetivo da TD é maximizar o potencial de cada negócio, mas dentro de suas realidades.

Tecnologias da transformação digital no contexto das indústrias de confecção

Para as confecções, especificamente, já existem várias soluções específicas que possibilitam a transformação digital na produção e a otimização dos processos criativo, técnico e a confecção. Confira alguns exemplos:

Big Data

As confecções produzem informações constantemente, além de processar, armazenar, analisar e aproveitar dados com o objetivo de acelerar a tomada de decisões, reduzir o tempo de produção e aumentar a rentabilidade.

Nesse contexto, o Big Data – conceito relacionado ao processamento de grandes volumes de dados – é aplicado nas confecções sob a forma de softwares de processamento e controle da produção. 

Computação em Nuvem

A computação na nuvem (do inglês cloud computing) é outro exemplo de tecnologia digital que pode ser aplicada no contexto das confecções. Com o grande volume de dados que é processado diariamente pelas confecções, é preciso que essas informações sejam armazenadas em algum lugar, certo?

É nesse contexto que a computação na nuvem entra em cena. Os dados armazenados, no contexto da transformação digital passam, de estritamente físicos, para servidores de ultraprocessamento capazes de armazenar e compartilhar dados em tempo real.

Soluções da Audaces

A Audaces, ao longo de seus 30 anos de existência, tem se dedicado a fornecer soluções adequadas à indústria 4.0 e que impulsionam a transformação digital no contexto das confecções.

Desde a etapa da criação, passando pela etapa técnica até a etapa de corte e confecção, os softwares e maquinários Audaces são pensados para otimizar ao máximo a eficiência produtiva das confecções, de forma a produzir mais, gastando menos.

Conclusão

A transformação digital pode ser interpretada sob várias perspectivas: a da mudança de mentalidade, a de uma estratégia de lucratividade e a de mudança e adaptação de processos.

Para que essa estratégia seja efetivada é preciso que os preceitos da TD sejam seguidos a fim de efetivar ao máximo os benefícios dessa estratégia.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe o blog Audaces e não perca nenhuma atualização de conteúdo. Até a próxima!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você também pode gostar de ler:

Descubra tudo o que você precisa saber sobre moda 3D

26/09/2022

Descubra tudo o que você precisa saber sobre moda 3D

Escrito por Audaces

Roupas virtuais são ótimas oportunidades de mercado

21/09/2022

O que é roupa virtual e como impacta a indústria da moda?

Escrito por Audaces

Tecidos tecnológicos estão no presente e no futuro da confecção

19/09/2022

Saiba como utilizar tecidos tecnológicos na sua coleção de moda

Escrito por Audaces

Entenda como criar coleções com os principais tipos de couro

14/09/2022

Entenda como criar coleções com os principais tipos de couro

Escrito por Audaces

Todo profissional do mercado fashion precisa conhecer e acompanhar ao menos uma revista de moda para conhecer as tendências

12/09/2022

13 revistas de moda que vale a pena você acompanhar!

Escrito por Audaces

Quais são os principais eventos do calendário de moda?

09/09/2022

Confira o calendário de moda com as datas mais importantes para o setor têxtil

Escrito por Audaces

Descubra os termos mais importantes da indústria fashion com este dicionário de moda

06/09/2022

Descubra os termos mais importantes da indústria com este dicionário de moda

Escrito por Audaces

O que é eficiência produtiva e como implantar na sua confecção?

31/08/2022

O que é eficiência produtiva e como implantar na sua confecção?

Escrito por Audaces

Entenda como a tecnologia pode ser uma aliada para a moda autoral

17/08/2022

Entenda como a tecnologia pode ser uma aliada para a moda autoral

Escrito por Audaces

Descubra já como precificar roupas que a sua empresa produz!

16/08/2022

Descubra já como precificar roupas que a sua empresa produz!

Escrito por Audaces

Por que é essencial renovar sua máquina de corte de tecido automática?

16/08/2022

Por que é essencial renovar sua máquina de corte de tecido automática?

Escrito por Audaces

O que é collab na moda? Conheça as vantagens e exemplos de sucesso no mundo fashion

15/08/2022

O que é collab na moda? Conheça as vantagens e exemplos de sucesso no mundo fashion

Escrito por Audaces

Descubra 5 livros de modelagem que toda modelista deve ter

12/08/2022

Descubra 5 livros de modelagem que toda modelista deve ter

Escrito por Audaces

9 dicas para escolher a mesa de corte de tecido mais adequada

10/08/2022

9 dicas para escolher a mesa de corte de tecido mais adequada

Escrito por Audaces

Aprenda a identificar os gargalos de produção e como eliminá-los

10/08/2022

Aprenda a identificar os gargalos de produção e como eliminá-los

Escrito por Audaces

Sistemas de corte automático funcionando da Indústria 4.0

03/08/2022

Conheça sistemas de corte de tecido avançados para controlar sua produção

Escrito por Audaces

Profissional trendsetter de moda criando conteúdo para uma marca.

02/08/2022

Você sabe o que são trendsetters e por que eles são tão importantes para a moda?

Escrito por Audaces

01/08/2022

A tecnologia que ajuda o designer de moda a melhorar seu trabalho

Escrito por Audaces

29/07/2022

Saiba tudo o que mudou no trabalho do modelista ou pattern maker

Escrito por Audaces

28/07/2022

Qual a melhor alternativa de sistema de produção para o seu negócio?

Escrito por Audaces

26/07/2022

Por trás da verdadeira revolução no mundo da moda com design 3D

Escrito por Audaces

Profissionais executam seu trabalho de modelagem em ateliê

22/07/2022

Conheça dicas importantes para melhorar o seu trabalho com modelagem

Escrito por Audaces

dois operários checando e anotando dados sobre a produção de uma fábrica

05/07/2022

Lead time: como organizar o tempo na sua indústria

Escrito por Audaces

sistema de transporte mais seguro e renderização 3D

30/06/2022

Manufatura avançada: saiba o que esperar do futuro da indústria 

Escrito por Audaces

Mulher escrevendo lista de inventário enquanto verifica o estoque na sala de armazenamento.

28/06/2022

Entenda o que é e como fazer o inventário de estoque da sua confecção

Escrito por Audaces

23/06/2022

Como calcular a vestibilidade da sua confecção de moda?

Escrito por Audaces

14/06/2022

Lead time de produção: aprenda como otimizar processos e calcular o ideal

Escrito por Audaces

febratex 2022

07/06/2022

Audaces na Febratex 2022: como a tecnologia 4.0 vai estar presente na moda do futuro?

Escrito por Audaces

o que é cloud computing

27/05/2022

Cloud computing: o que é e como suas tecnologias auxiliam na confecção

Escrito por Audaces

just in time o que é

13/05/2022

Just in time: o que é, como funciona e como é aplicado na Indústria

Escrito por Audaces

saas o que é e como funciona

11/05/2022

SaaS: saiba como funciona o software como serviço

Escrito por Audaces

mulher ensinando o funcionamento do Audaces Supera

06/04/2022

Audaces Supera: gerenciando o processo de encaixe e eliminando desperdícios

Escrito por Audaces

empreendedora de moda com ateliê ao fundo

01/04/2022

Empreendedorismo feminino: como atuam as mulheres no fortalecimento do setor industrial?

Escrito por Audaces

vista panorâmica de grande indústria

30/03/2022

Saiba como a tecnologia tem sido aplicada no setor industrial

Escrito por Audaces

24/03/2022

Tecido crepe: conheça mais sobre ele e suas aplicações

Escrito por Audaces

Os 12 estilos de moda: caiba qual é o seu

22/03/2022

Os 7 estilos de moda universal e suas características

Escrito por Audaces

Mulher ao computador controlando operação fabril

17/03/2022

Lean manufacturing: conheça os princípios da manufatura enxuta

Escrito por Audaces

esteira de produção em uma indústria

15/03/2022

A automatização industrial no contexto das confecções 4.0 – conheça os benefícios

Escrito por Audaces

modelo em passarela

10/03/2022

Como produzir um editorial de moda – guia completo Audaces

Escrito por Audaces

robô simulando pose humana com quadro de fórmulas ao fundo

08/03/2022

O que é Machine Learning e como ele atua na Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Audaces 30 years

03/03/2022

30 anos de Audaces: entrevista com os fundadores Claudio Grando e Ricardo Cunha

Escrito por Audaces

rolos de tecido coloridos

24/02/2022

Fibras têxteis: tudo o que você precisa saber sobre o assunto – manual Audaces

Escrito por Audaces

rosto de estátua grega com fundo preto

22/02/2022

O que é Belo? Conheça seu conceito para a arte e o mundo da moda

Escrito por Audaces

Transformação digital

01/02/2022

Transformação digital: benefícios e impactos nas indústrias e confecções

Escrito por Audaces

roupas penduradas no cabide

31/01/2022

Tendências do ano de 2022 para o segmento têxtil

Escrito por Audaces

Mapeamento de processos

26/01/2022

A importância do mapeamento de processos para a confecção

Escrito por Audaces

Coleção de moda

26/01/2022

Saiba quais os processos envolvidos na criação de uma coleção de moda

Escrito por Audaces

Gestão do tempo

25/01/2022

Saiba como fazer uma boa gestão do tempo para alavancar resultados

Escrito por Audaces

laptop com ícones de aplicativos na tela

20/01/2022

A importância do BI para análise de dados e tomada de decisões

Escrito por Audaces

Indústria-4-0

17/01/2022

Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção

Escrito por Audaces

circuito azul e roxo

14/01/2022

O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Inteligência Artificial

13/01/2022

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

10/01/2022

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

macchine taglio tessuti

07/12/2021

Sala de corte 4.0: a solução para a eficiência na etapa produtiva

Escrito por Audaces

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

Descubra a importância da IoT na Indústria 4.0 e suas principais vantagens

05/11/2021

Descubra a importância da IoT na Indústria 4.0 e suas principais vantagens

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

Chanel alta-costura outono 2018

13/07/2021

O que são as macrotendências e como elas influenciam o mundo da moda

Escrito por Audaces

PLM na confecção de moda

28/05/2021

O que é PLM, quais são seus benefícios e como aplicá-lo na indústria da moda?

Escrito por Audaces

04/08/2020

O que é tecido de musseline e para que serve?

Escrito por Audaces

22/11/2018

Saiba como encolher jeans é crucial para acabar com gargalos no desenvolvimento

Escrito por Audaces

4 dicas para acertar na modelagem de vestido com sistemas digitais

05/07/2017

4 dicas para acertar na modelagem de vestido com sistemas digitais

Escrito por Audaces

Conheça os principais tipos de bojos de sutiã para usar na sua coleção

03/05/2016

Conheça os principais tipos de bojos de sutiã para usar na sua coleção

Escrito por Audaces

Conheça 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda

05/07/2013

Conheça 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda

Escrito por Audaces