Ícone de Pesquisa
automacao-textil-tecnologias-mais-adotadas

19/09/2017

Como a automação reduz custos em uma confecção

As empresas que atuam no setor têxtil e de confecção estão permanentemente sendo testadas pelo mercado. O comportamento dos consumidores evoluiu continuamente, assim como avançam as conexões das cadeias de valor globais. Entre os desafios que uma empresa têxtil e de confecção vão enfrentar nos próximos anos e décadas está a da automação do processo produtivo e a adoção cada vez maior da tecnologia.

Mas você sabe como uma empresa têxtil e de confecção pode se beneficiar com a automação? A redução de custos é apenas uma parte das vantagens que uma companhia do setor pode verificar ao adotar processos automatizados. Confira mais sobre este tema que já está presente no cotidiano de muitas empresas e que fará cada vez mais parte da realidade do setor nos próximos anos.

Porque a automação pode significar a sobrevivência de uma confecção

Em 2008 a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) lançou a Política de Desenvolvimento Produtivo que contemplou, entre outros setores, a cadeia de valor Têxtil e Confecção. Para debater o cenário atual do setor e os desafios futuros para torná-lo ainda mais competitivo, a ABDI criou um Comitê Gestor que promoveu um amplo debate que envolveu especialistas, o meio acadêmico e os setores público e privado.

Inicialmente a Visão de Futuro estabelecida por esta ampla discussão visava uma política pública e estratégica que unia esforços públicos e privados para o setor até o ano 2023. Mas, depois, o projeto coordenado pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), a ABDI e o Senai Cetiqt ampliou as perspectivas para 2030.

Um dos documentos produzidos como resultado desse amplo debate, o “Panorama Setorial Têxtil e Confecção”, comenta sobre o papel do setor privado na evolução do setor. Em curto prazo, afirma o documento, uma empresa têxtil e de confecção deveria se concentrar na aplicação de seus conhecimentos e competências de forma criativa.

Mas de que forma uma confecção pode fazer isso? Uma das tendências apresentadas pelo Panorama Setorial é a automação dos processos produtivos. O documento explica que, segundo Michael Fralix, presidente e CEO da TC Square, o nível de automação de uma empresa têxtil ou do vestuário está diretamente associado ao custo do trabalho.

Nos países em que o custo com a contratação de funcionários é mais alto – como é o caso da Europa, dos Estados Unidos, do Brasil, entre outros – a automação entra como um mecanismo de diferenciação competitiva entre os concorrentes.

Segundo Fralix, ainda que em países com custo de mão de obra menor seja identificada uma adoção menor da tecnologia, é uma questão de tempo para que os salários subam e para que a automação seja vista como necessárias nestes locais também.

Neste cenário, a automação e o uso da internet em diferentes etapas da cadeia produtiva já fazem parte das rotinas das empresas mais afinadas com as demandas do mercado – e isso só tende a aumentar a cada ano que passa. As empresas têxteis e de confecções brasileiras investiram, entre 1990 e 2006, segundo o Panorama Setorial, US$ 11,2 bilhões em máquinas convencionais de maior velocidade ou tecnologias inovadoras.

O efeito prático deste investimento intensivo foi a ampliação da produção em todos os subsetores da cadeia produtiva têxtil e o aumento da produtividade. Uma reportagem assinada por Bruno de Oliveira e publicada no Estadão em 2015 comentava como a automação, antes restrita às grandes empresas, começava a ser implantada cada vez mais em negócios de pequeno e médio porte.

A reportagem do Estadão observa como a automação envolve processos de produção mais rápidos que proporcionam redução de custos para as empresas que, por sua vez, começam a produzir mais e melhor.

Quais as tecnologias de automação mais adotadas

Uma sondagem especial feita pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e publicada em 2016 demonstrou que 47% das empresas que fabricam produtos têxteis utilizam pelo menos uma das 10 tecnologias digitais apontadas pelo levantamento e que são aplicadas no processo produtivo, no desenvolvimento de produtos ou no próprio produto/novos modelos de negócios.

Entre todas as empresas extrativistas e dos diferentes segmentos da indústria da transformação que participaram da sondagem da CNI, 21% já estavam adotando em nível médio-alto ou alto a automação digital sem sensores e que 48% tinham estes níveis de adoção da automação digital com sensores para controle de processos.

O levantamento da CNI apontou, ainda, níveis de uso médio-alto ou alto feito por 18% das empresas da automação digital com sensores com identificação de produtos e condições operacionais, linhas flexíveis; que 13% das indústrias tinham estes níveis de adoção do monitoramento e controle remoto da produção com sistemas do tipo MES (Manufacturing Execution Systems) e SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition); e que 73% das empresas tinham níveis médio-alto ou alto de projetos de manufatura por computador CAD/CAM.

As principais vantagens da automação para uma confecção

Os processos de automação fazem parte, segundo a CNI, de um arcabouço maior de tecnologias digitais que estão revolucionando todos os setores industriais – incluindo o têxtil e do vestuário. Segundo a entidade, a digitalização é importante para a indústria em geral porque ela tanto aumenta a eficiência de uma empresa quanto melhora o aperfeiçoamento do produto e incentiva a criação de novos modelos de negócios.

O levantamento da entidade demonstrou que quanto maior a intensidade tecnológica da atividade industrial, maior é o uso das tecnologias digitais. Na liderança do ranking aparecem, por exemplo, os setores de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com 61% das empresas adotando tecnologias digitais; seguido do setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos com 60% das empresas – o setor de produtos têxteis aparece em oitavo lugar na lista.

Entre as empresas que adotam pelo menos uma das tecnologias digitais listadas pelo levantamento da CNI, 73% adotam esta tecnologia no processo de produção, 47% na etapa de desenvolvimento da cadeia produtiva e 33% têm esta tecnologia atrelada a produtos e novos negócios.

Olhando para estes três focos de aplicação das tecnologias digitais, as indústrias que fabricam produtos têxteis aparecem em 6º lugar no ranking dos processos (com 35% das empresas adotando a tecnologia) e em 4º lugar no uso das tecnologias com foco nos produtos (17% do total).

A grande vantagem da automação para uma empresa têxtil é que ela permite linhas mais flexíveis e dinâmicas de produção. Os principais benefícios da adoção das tecnologias relacionadas à automação são os seguintes:

  1. O estabelecimento de linhas flexíveis e autônomas de produção
  2. Estas linhas flexíveis permitem a aplicação do conceito de customização em massa
  3. Utilizando este conceito, a confecção consegue reduzir a produção a uma escala mínima de produção eficiente
  4. Este tipo de produção mínima possibilita que a companhia possa atender a clientes de diferentes gostos e necessidades
  5. Redução de custos operacionais e de desenvolvimento
  6. Aumento da produtividade
  7. Ampliação do mercado de atuação da empresa têxtil
  8. Melhora na qualidade dos produtos

A automação no processo produtivo através da utilização de equipamentos como os produzidos pela Audaces, que é referência mundial em inovação tecnológica para a moda, permite que os funcionários de uma confecção produzam muito mais e com melhor qualidade.

Uma sala de corte automatizada, por exemplo, permite uma precisão muito maior no corte, além de otimizar o uso dos tecidos, minimizando as sobras e abolindo o retrabalho – as peças saem da sala de corte prontas para a costura e sem a necessidade de ajustes posteriores na etapa anterior do processo.

A redução de custos surge tanto na utilização da matéria prima quanto nas horas de trabalho gastas pelas equipes nos diferentes estágios da produção em uma empresa têxtil e do vestuário. Sem contar a consequente redução de gastos com energia elétrica.

Todas estas vantagens fazem com que a empresa que investe na automação consiga obter um retorno do investimento feito na compra dos equipamentos de forma muito mais rápida do que o previsto inicialmente.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você também pode gostar de ler:

Como fazer uma boa gestão de fornecedores e qual a sua importância?

30/11/2022

Como fazer uma boa gestão de fornecedores e qual a sua importância?

Escrito por Audaces

Descubra como montar uma confecção de sucesso em 9 passos

28/11/2022

Descubra como montar uma confecção de sucesso em 9 passos

Escrito por Audaces

Aprenda como descartar corretamente os resíduos têxteis da sua confecção

23/11/2022

Aprenda a descartar corretamente os resíduos têxteis da sua confecção

Escrito por Audaces

Por que olhar para consumo e produção sustentáveis na sua empresa?

21/11/2022

Por que olhar para consumo e produção sustentáveis na sua empresa?

Escrito por Audaces

Quais os benefícios de uma gestão de fornecedores eficaz? 

16/11/2022

Descubra o que é GTIN e qual a sua importância para a confecção

Escrito por Audaces

Aprenda sobre o que é ESG e como aplicar na sua confecção de moda

14/11/2022

Aprenda sobre o que é ESG e como aplicar na sua confecção de moda

Escrito por Audaces

O que é takt time e como calcular nos processos da sua empresa?

09/11/2022

O que é takt time e como calcular nos processos da sua empresa?

Escrito por Audaces

16 tendências de Primavera/Verão 2023 para acertar em cheio na sua coleção

02/11/2022

16 tendências de Primavera/Verão 2023 para acertar em cheio na sua coleção

Escrito por Audaces

Entenda o que é e qual o objetivo do movimento Fashion Revolution

31/10/2022

Entenda o que é e qual o objetivo do movimento Fashion Revolution

Escrito por Audaces

Quais são os impactos que a tecnologia aplicada na moda traz para a indústria têxtil?

26/10/2022

Quais são os impactos que a tecnologia aplicada na moda traz para a indústria têxtil?

Escrito por Audaces

Aprenda como criar uma ficha técnica de moda sem erros

24/10/2022

Aprenda como criar uma ficha técnica de moda sem erros

Escrito por Audaces

Confira 3 dicas infalíveis para montar o seu mix de produtos de moda

19/10/2022

Confira 3 dicas infalíveis para montar o seu mix de produtos de moda

Escrito por Audaces

4 dicas sobre como fazer catálogo de produtos de moda

17/10/2022

4 dicas sobre como fazer catálogo de produtos de moda

Escrito por Audaces

Aprenda como escolher o melhor nome para a sua coleção de roupas

12/10/2022

Aprenda como escolher o melhor nome para a sua coleção de roupas  

Escrito por Audaces

Conheça as principais dicas para um lançamento de coleção de sucesso

10/10/2022

Conheça as principais dicas para um lançamento de coleção de sucesso

Escrito por Audaces

Conheça os 6 principais tipos de estamparia e suas aplicações 

05/10/2022

Conheça os 6 principais tipos de estamparia e suas aplicações 

Escrito por Audaces

Como fazer desenho técnico de moda com perfeição?

04/10/2022

Entenda como fazer desenho técnico de moda com perfeição

Escrito por Audaces

O que é roupa virtual e como impacta a indústria da moda?

03/10/2022

Saiba o que é desenho virtual de moda e porque adotar na sua confecção 

Escrito por Audaces

Experimente peças de moda digital podem ser experimentadas em ambientes de realidade virtual

29/09/2022

Entenda como funciona a moda digital e quais as vantagens para a confecção

Escrito por Audaces

Descubra tudo o que você precisa saber sobre moda 3D

26/09/2022

Descubra tudo o que você precisa saber sobre moda 3D

Escrito por Audaces

O que é roupa virtual e como impacta a indústria da moda?

21/09/2022

O que é roupa virtual e como impacta a indústria da moda?

Escrito por Audaces

Tecidos tecnológicos estão no presente e no futuro da confecção

19/09/2022

Saiba como utilizar tecidos tecnológicos na sua coleção de moda

Escrito por Audaces

Entenda como criar coleções com os principais tipos de couro

14/09/2022

Entenda como criar coleções com os principais tipos de couro

Escrito por Audaces

Todo profissional do mercado fashion precisa conhecer e acompanhar ao menos uma revista de moda para conhecer as tendências

12/09/2022

13 revistas de moda que vale a pena você acompanhar!

Escrito por Audaces

Quais são os principais eventos do calendário de moda?

09/09/2022

Confira o calendário de moda com as datas mais importantes para o setor têxtil

Escrito por Audaces

Descubra os termos mais importantes da indústria fashion com este dicionário de moda

06/09/2022

Descubra os termos mais importantes da indústria com este dicionário de moda

Escrito por Audaces

O que é eficiência produtiva e como implantar na sua confecção?

31/08/2022

O que é eficiência produtiva e como implantar na sua confecção?

Escrito por Audaces

Entenda como a tecnologia pode ser uma aliada para a moda autoral

17/08/2022

Entenda como a tecnologia pode ser uma aliada para a moda autoral

Escrito por Audaces

Descubra já como precificar roupas que a sua empresa produz!

16/08/2022

Descubra já como precificar roupas que a sua empresa produz!

Escrito por Audaces

Por que é essencial renovar sua máquina de corte de tecido automática?

16/08/2022

Por que é essencial renovar sua máquina de corte de tecido automática?

Escrito por Audaces

O que é collab na moda? Conheça as vantagens e exemplos de sucesso no mundo fashion

15/08/2022

O que é collab na moda? Conheça as vantagens e exemplos de sucesso no mundo fashion

Escrito por Audaces

Descubra 5 livros de modelagem que toda modelista deve ter

12/08/2022

Descubra 5 livros de modelagem que toda modelista deve ter

Escrito por Audaces

9 dicas para escolher a mesa de corte de tecido mais adequada

10/08/2022

9 dicas para escolher a mesa de corte de tecido mais adequada

Escrito por Audaces

Aprenda a identificar os gargalos de produção e como eliminá-los

10/08/2022

Aprenda a identificar os gargalos de produção e como eliminá-los

Escrito por Audaces

Sistemas de corte automático funcionando da Indústria 4.0

03/08/2022

Conheça sistemas de corte de tecido avançados para controlar sua produção

Escrito por Audaces

Profissional trendsetter de moda criando conteúdo para uma marca.

02/08/2022

Você sabe o que são trendsetters e por que eles são tão importantes para a moda?

Escrito por Audaces

01/08/2022

A tecnologia que ajuda o designer de moda a melhorar seu trabalho

Escrito por Audaces

29/07/2022

Saiba tudo o que mudou no trabalho do modelista ou pattern maker

Escrito por Audaces

takt-time-o-que-e

28/07/2022

Qual a melhor alternativa de sistema de produção para o seu negócio?

Escrito por Audaces

26/07/2022

Por trás da verdadeira revolução no mundo da moda com design 3D

Escrito por Audaces

Profissionais executam seu trabalho de modelagem em ateliê

22/07/2022

Conheça dicas importantes para melhorar o seu trabalho com modelagem

Escrito por Audaces

dois operários checando e anotando dados sobre a produção de uma fábrica

05/07/2022

Lead time: como organizar o tempo na sua indústria

Escrito por Audaces

sistema de transporte mais seguro e renderização 3D

30/06/2022

Manufatura avançada: saiba o que esperar do futuro da indústria 

Escrito por Audaces

Mulher escrevendo lista de inventário enquanto verifica o estoque na sala de armazenamento.

28/06/2022

Entenda o que é e como fazer o inventário de estoque da sua confecção

Escrito por Audaces

23/06/2022

Como calcular a vestibilidade da sua confecção de moda?

Escrito por Audaces

14/06/2022

Lead time de produção: aprenda como otimizar processos e calcular o ideal

Escrito por Audaces

febratex 2022

07/06/2022

Audaces na Febratex 2022: como a tecnologia 4.0 vai estar presente na moda do futuro?

Escrito por Audaces

o que é cloud computing

27/05/2022

Cloud computing: o que é e como suas tecnologias auxiliam na confecção

Escrito por Audaces

just in time o que é

13/05/2022

Just in time: o que é, como funciona e como é aplicado na Indústria

Escrito por Audaces

saas o que é e como funciona

11/05/2022

SaaS: saiba como funciona o software como serviço

Escrito por Audaces

mulher ensinando o funcionamento do Audaces Supera

06/04/2022

Audaces Supera: gerenciando o processo de encaixe e eliminando desperdícios

Escrito por Audaces

empreendedora de moda com ateliê ao fundo

01/04/2022

Empreendedorismo feminino: como atuam as mulheres no fortalecimento do setor industrial?

Escrito por Audaces

vista panorâmica de grande indústria

30/03/2022

Saiba como a tecnologia tem sido aplicada no setor industrial

Escrito por Audaces

24/03/2022

Tecido crepe: conheça mais sobre ele e suas aplicações

Escrito por Audaces

Os 12 estilos de moda: caiba qual é o seu

22/03/2022

Os 7 estilos de moda universal e suas características

Escrito por Audaces

Mulher ao computador controlando operação fabril

17/03/2022

Lean manufacturing: conheça os princípios da manufatura enxuta

Escrito por Audaces

esteira de produção em uma indústria

15/03/2022

A automatização industrial no contexto das confecções 4.0 – conheça os benefícios

Escrito por Audaces

modelo em passarela

10/03/2022

Como produzir um editorial de moda – guia completo Audaces

Escrito por Audaces

robô simulando pose humana com quadro de fórmulas ao fundo

08/03/2022

O que é Machine Learning e como ele atua na Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Audaces 30 years

03/03/2022

30 anos de Audaces: entrevista com os fundadores Claudio Grando e Ricardo Cunha

Escrito por Audaces

rolos de tecido coloridos

24/02/2022

Fibras têxteis: tudo o que você precisa saber sobre o assunto – manual Audaces

Escrito por Audaces

rosto de estátua grega com fundo preto

22/02/2022

O que é Belo? Conheça seu conceito para a arte e o mundo da moda

Escrito por Audaces

Transformação digital

01/02/2022

Transformação digital: benefícios e impactos nas indústrias e confecções

Escrito por Audaces

roupas penduradas no cabide

31/01/2022

Tendências do ano de 2022 para o segmento têxtil

Escrito por Audaces

Mapeamento de processos

26/01/2022

A importância do mapeamento de processos para a confecção

Escrito por Audaces

Saiba quais os processos envolvidos na criação de uma coleção de moda

26/01/2022

Saiba quais os processos envolvidos na criação de uma coleção de moda

Escrito por Audaces

Gestão do tempo

25/01/2022

Saiba como fazer uma boa gestão do tempo para alavancar resultados

Escrito por Audaces

laptop com ícones de aplicativos na tela

20/01/2022

A importância do BI para análise de dados e tomada de decisões

Escrito por Audaces

Indústria-4-0

17/01/2022

Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção

Escrito por Audaces

circuito azul e roxo

14/01/2022

O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Inteligência Artificial

13/01/2022

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

10/01/2022

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

macchine taglio tessuti

07/12/2021

Sala de corte 4.0: a solução para a eficiência na etapa produtiva

Escrito por Audaces

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

Descubra a importância da IoT na Indústria 4.0 e suas principais vantagens

05/11/2021

Descubra a importância da IoT na Indústria 4.0 e suas principais vantagens

Escrito por Audaces

sala-de-corte-automacao

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

Chanel alta-costura outono 2018

13/07/2021

O que são as macrotendências e como elas influenciam o mundo da moda

Escrito por Audaces

Tudo o que você precisa saber sobre o tecido viscose

25/06/2021

Tudo o que você precisa saber sobre o tecido viscose

Escrito por Audaces

PLM na confecção de moda

28/05/2021

O que é PLM, quais são seus benefícios e como aplicá-lo na indústria da moda?

Escrito por Audaces

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces360?

05/01/2021

Conheça 12 motivos para investir em modelagem digital na sua confecção

Escrito por Audaces

Entenda o que é e como criar uma coleção-cápsula com estratégia

08/12/2020

Entenda o que é e como criar uma coleção-cápsula com estratégia

Escrito por Audaces

04/08/2020

O que é tecido de musseline e para que serve?

Escrito por Audaces

Descubra tudo o que você precisa saber sobre a criação de moda

06/09/2019

Descubra tudo o que você precisa saber sobre a criação de moda

Escrito por Audaces

22/11/2018

Saiba como encolher jeans é crucial para acabar com gargalos no desenvolvimento

Escrito por Audaces

Como as tecnologias da Indústria 4.0 estão transformando a criação de moda?

14/11/2018

Como as tecnologias da Indústria 4.0 estão transformando a criação de moda?

Escrito por Audaces

Como a tecnologia contribui para a expansão de mercado na moda?

21/03/2018

Como a tecnologia contribui para a expansão de mercado na moda?

Escrito por Audaces

Entenda o que é moda com propósito e como pode mudar o rumo da sua empresa

09/03/2018

Entenda o que é moda com propósito e como pode mudar o rumo da sua empresa

Escrito por Audaces

4 dicas para acertar na modelagem de vestido com sistemas digitais

05/07/2017

4 dicas para acertar na modelagem de vestido com sistemas digitais

Escrito por Audaces

Descubra quais os principais desafios da indústria de confecção

07/03/2017

Descubra quais os principais desafios da indústria de confecção

Escrito por Audaces

Conheça os principais tipos de bojos de sutiã para usar na sua coleção

03/05/2016

Conheça os principais tipos de bojos de sutiã para usar na sua coleção

Escrito por Audaces

O que é o tecido neoprene e para que serve?

06/05/2015

O que é o tecido neoprene e para que serve?

Escrito por Audaces

Conheça 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda

05/07/2013

Conheça 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda

Escrito por Audaces

Descubra como - e por que - padronizar a produção têxtil da sua confecção

04/03/2013

Descubra como – e por que – padronizar a produção têxtil da sua confecção

Escrito por Audaces