Ícone de Pesquisa
o que é controle de qualidade

26/01/2017

Controle de qualidade: o que é, como funciona e como é aplicado nas indústrias e confecções

Manter a padronização e a uniformidade: um dos grandes desafios de qualquer empresa que trabalhe com produção em larga escala. Felizmente, ações como o controle de qualidade são medidas estratégicas que visam a conquista desse objetivo tão importante.

Por mais complexa que seja, a gestão de qualidade é um aspecto indispensável para o setor industrial, uma vez que há, nesse setor, a necessidade de manter o produto final dentro de vários requisitos mínimos de qualidade.

Para que isso aconteça, é importante não somente estabelecer critérios para a padronização dos produtos, mas também investir em ferramentas e pessoas focadas especificamente nessa área.

Quer saber como fazer isso? Acompanhe a leitura e saiba como garantir a máxima qualidade em seus produtos de forma prática e objetiva:

O que é controle de qualidade?

Chamamos de controle de qualidade o conjunto de atividades que têm por objetivo verificar se um produto produzido atende aos critérios mínimos de qualidade – internos e externos – e identificar eventuais problemas e defeitos produtivos.

Além disso, a gestão de qualidade também pode ser utilizada como um instrumento administrativo, isto é, identificando falhas produtivas e desvios em um determinado processo produtivo – contribuindo, assim, para sua melhoria.

Um produto dentro dos padrões de qualidade deve funcionar perfeitamente, sem quaisquer falhas ou defeitos físicos, erros de software e afins, além de ser seguro para o consumo e utilização durante todo o período de validade.

A importância do controle de qualidade

Manter uma padronização é essencial porque falhas colocam em xeque a eficiência e a qualidade do produto, assim como a visibilidade e a confiabilidade da marca. Por esse e por outros motivos é importante ter em mente que o controle de qualidade é um grande aliado da produção.

Com todos esses motivos, fica claro o porquê de a gestão da qualidade ser tão importante para as indústrias, certo? Ainda assim, listamos mais alguns motivos pelo qual você deve investir e aperfeiçoar essa estratégia. Confira:

Mantém os consumidores seguros e satisfeitos

O consumidor final é a pessoa que mais irá analisar a qualidade do produto oferecido pela sua empresa, afinal de contas, é ele quem usufrui dele e, como tal, é peça fundamental para manter o controle de qualidade em dia.

Isso porque quaisquer problemas impactarão diretamente os índices de satisfação do consumidor que, graças à presença online, pode tanto atrair quanto desengajar novos consumidores a adquirirem o seu produto.

Tenha isso em mente: produto de qualidade é sinônimo de vendas, satisfação do cliente, faturamento e fidelização! No caso de segmentos mais sazonais, como o de vestuário, uma coleção de qualidade garante o interesse do consumidor pelas próximas novidades.

Identifica e evita erros

Como dissemos, uma das funções do controle de qualidade é a de identificar erros e gargalos nos processos produtivos. Isso se deve ao fato de que, etapa a etapa, o produto final é avaliado e, caso sejam detectadas inconsistências, é possível identificar imediatamente qual a etapa causadora delas.

Em se tratando de gestão, essa é uma grande vantagem uma vez que, no caso de indústrias que optem somente pela conferência final, é mais difícil identificar padrões e possíveis falhas em seu local de ocorrência.

Garantia de padronização

 A padronização é, ao mesmo tempo, o principal objetivo e a grande vantagem do controle de qualidade.

Nesse aspecto, vale ressaltar que, quando bem executado, o controle permite não somente a padronização do produto, como também dos processos. Ter o controle de processos é uma das formas mais eficientes de se garantir o controle sobre o produto final.

Promove melhoria contínua 

Por fim, uma das vantagens da gestão de qualidade dentro da indústria é a constante melhoria proporcionada pela identificação de problemas e das adequações necessárias para que eles desapareçam.

Também acontecem melhorias durante eventuais mudanças nos critérios de qualidade, já que isso exige a revisão de todos os processos.

Quais as funções do controle de qualidade?

Como já antecipamos, a principal função do controle de qualidade é melhorar a padronização dos produtos e processos, tornando-os mais ágeis, eficientes e rentáveis. E, isso, independentemente do porte e segmento de atuação da empresa.

Há exemplos que indicam mais fortemente a função primordial do controle de qualidade, como no caso da indústria farmacêutica e de alimentos. Imagine um medicamento ou um alimento que não seja padronizado em relação à quantidade, embalagem e aspecto físico.

O resultado seria desastroso, especialmente à empresa, que seria prejudicada por isso. O mesmo aconteceria com uma confecção cujas peças não estejam dentro de uma padronização de modelagem, corte, costura e afins.

Isso é ruim não somente em termos de qualidade, mas também de precificação. Se não há o controle e padronização dos insumos utilizados na fabricação, não há uniformidade no preço final, gerando desperdícios e prejuízos.

Por esses motivos, a gestão de qualidade é peça fundamental na administração de qualquer empresa e indústria, sob o risco de severos prejuízos e até mesmo sanções legais.

Quais são os benefícios do controle de qualidade?

Podemos citar como principais benefícios do aderir ao controle de qualidade:

  • Qualidade e melhoria contínuas dentro da indústria;
  • Estímulo à cultura da qualidade e da padronização;
  • Eficácia na alocação e utilização dos insumos produtivos;
  • Redução dos erros produtivos e retrabalhos;
  • Redução dos custos invisíveis e maximização da lucratividade;
  • Padronização dos produtos e processos;
  • Melhoria das vendas, visibilidade da marca e fidelização de clientes;
  • Identificação de gargalos produtivos e antecipação de riscos à cadeia produtiva.
  • Melhoria do fluxo produtivo: processos corretos, livre de defeitos e que satisfazem os clientes.

Controle de qualidade: exemplos de aplicação

Controlar a qualidade dos produtos é uma ferramenta passível de aplicação a todos os setores e segmentos – de produtos ou serviços, para empresas de pequeno, médio e grande porte.

Para clarificar essa informação, trouxemos alguns exemplos de aplicação em três segmentos diferenciados: alimentos, hotelaria e indústria. Confira:

Setor de alimentos

Esse é, de todos, o segmento que mais necessita de um controle de qualidade. Isso porque há órgãos governamentais que fiscalizam a qualidade dos produtos e processos antes que eles estejam aptos à distribuição e comercialização.

No setor de alimentos, a gestão de qualidade é responsável por averiguar se o armazenamento dos insumos, embalagens, produtos e processos estão de acordo com as exigências sanitárias.

Por envolver diretamente a saúde dos consumidores, é impossível que uma empresa de alimentos próspera não possua uma forte ação de qualidade em seus produtos.

Rede hoteleira

Um exemplo clássico do setor de serviços que exige uma ótima gestão de qualidade é o setor hoteleiro. Isso porque o cliente avalia vários aspectos da qualidade que precisam estar de acordo.

Limpeza e higiene, atendimento, segurança, qualidade dos serviços, integridade física etc – tudo isso é levando em consideração para a determinação da satisfação do cliente e, como tal, deve estar sob o controle da empresa.

Indústria

Na indústria, como citamos, controlar a qualidade é, de certa forma, garantir que os processos aconteçam da forma correta e padronizada, identificando e eliminando os problemas que possam vir a acontecer durante a execução deles.

controle de qualidade exemplos de aplicação

Como fazer o controle de qualidade industrial?

Agora que você já sabe como funciona o controle de qualidade, sua importância e benefícios para empresas e indústrias, é hora de entender como aplicá-lo ao seu negócio.

Confira o passo a passo prático que o blog Audaces preparou a seguir:

Faça a análise de processos

O primeiro passo para reavaliar ou implantar a gestão de controle em um negócio é revisando os próprios processos atuais que envolvem a produção, gestão, logística e distribuição.

Vale lembrar que são justamente falhas dessa natureza que causam defeitos nos produtos, por isso é imprescindível começar por aí.

Defina as metodologias e ferramentas a serem utilizadas

Feito isso, é provável que sejam identificados falhas e gargalos produtivos logo de início. Ainda não é o momento de agir sobre elas, mas sim de definir quais as metodologias e ferramentas mais adequadas para resolvê-los.

Já falamos sobre várias delas aqui no blog – lean manufacturing, just in time, PCP etc. Aproprie-se das ferramentas que mais fazem sentido no seu contexto e prepare-se para aplicá-las.

Faça a correção de falhas

Levantados os problemas, os critérios de qualidade e a forma de solução, é hora de colocar a mão na massa! Trace um cronograma e um plano de ação estratégico junto com os demais responsáveis pelos setores  e comece a eliminar os problemas por ordem de prioridade.

como fazer o controle de qualidade industrial

Monitore a satisfação do cliente

Por fim, além de manter uma frequência de monitoramento dos processos (especialmente os que foram corrigidos nas fases anteriores), é preciso monitorar os índices de satisfação do cliente – já que esse é o indicador mais direto para entender se a qualidade do produto tem tido os efeitos desejados.

Quais são as principais ferramentas de controle de qualidade?

Manter o controle sobre tantas etapas produtivas não é a mais fácil das tarefas, certo? Por isso, contar com a ajuda de algumas ferramentas específicas faz toda a diferença.

Diagrama de Pareto

O Diagrama de Pareto ou Gráfico de Pareto é uma ferramenta especialmente importante para a gestão de qualidade porque permite organizar as causas de um problema de forma ordenada.

Também é possível, por meio do diagrama, a priorização das demandas conforme a gravidade do problema. 

Ciclo PDCA

Outra ferramenta de resolução de problemas é o ciclo PDCA (plan-do-check-act). Por meio das ações prescritas na metodologia – planejamento, ação, checagem e ação –, é possível chegar a um plano de ação interativo e eficiente.

Checklists

Os checklists costumam ser planilhas de coleta e análise de dados. No contexto do controle de qualidade, pode ser utilizada como ferramenta de controle de ações, organizando e facilitando a resolução de tarefas.

Gerenciamento e controle de qualidade na indústria têxtil

O controle de qualidade é a padronização da produção usando as especificações como guias. A última peça costurada deve ser igual à primeira. Um modelista pode fazer uma peça de roupa com perfeição e precisão, mas é muito mais difícil controlar a qualidade da produção em massa de centenas ou milhares de peças.

Para garantir que a produção seja feita corretamente e evitar devoluções, tanto as roupas que estão em processo de fabricação quanto as que já estão prontas são inspecionadas uma a uma ou por amostragem aleatória.

Os profissionais que controlam a qualidade não só verificam as costuras, como também conferem por amostragem as medidas em comparação com as especificações originais. 

As equipes de controle de qualidade às vezes viajam para verificar a qualidade nas próprias fábricas das facções. Se houver erros na primeira inspeção, o gerente de produção tenta corrigi-los nos estágios de costura ou de corte.

Agora que você já sabe tudo sobre o controle de qualidade, que tal manter-se atualizado no universo do gerenciamento industrial, especialmente para confecções? Acompanhe o blog Audaces e não perca nenhuma atualização de conteúdo.

Uma resposta para “Controle de qualidade: o que é, como funciona e como é aplicado nas indústrias e confecções”

  1. ronivaldo disse:

    muito interessante

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você também pode gostar de ler:

Aprenda como descartar corretamente os resíduos têxteis da sua confecção

23/11/2022

Aprenda a descartar corretamente os resíduos têxteis da sua confecção

Escrito por Audaces

Por que olhar para consumo e produção sustentáveis na sua empresa?

21/11/2022

Por que olhar para consumo e produção sustentáveis na sua empresa?

Escrito por Audaces

Descubra o que é GTIN e qual a sua importância para a confecção

16/11/2022

Descubra o que é GTIN e qual a sua importância para a confecção

Escrito por Audaces

Aprenda sobre o que é ESG e como aplicar na sua confecção de moda

14/11/2022

Aprenda sobre o que é ESG e como aplicar na sua confecção de moda

Escrito por Audaces

O que é takt time e como calcular nos processos da sua empresa?

09/11/2022

O que é takt time e como calcular nos processos da sua empresa?

Escrito por Audaces

16 tendências de Primavera/Verão 2023 para acertar em cheio na sua coleção

02/11/2022

16 tendências de Primavera/Verão 2023 para acertar em cheio na sua coleção

Escrito por Audaces

Entenda o que é e qual o objetivo do movimento Fashion Revolution

31/10/2022

Entenda o que é e qual o objetivo do movimento Fashion Revolution

Escrito por Audaces

Quais são os impactos que a tecnologia aplicada na moda traz para a indústria têxtil?

26/10/2022

Quais são os impactos que a tecnologia aplicada na moda traz para a indústria têxtil?

Escrito por Audaces

Aprenda como criar uma ficha técnica de moda sem erros

24/10/2022

Aprenda como criar uma ficha técnica de moda sem erros

Escrito por Audaces

Confira 3 dicas infalíveis para montar o seu mix de produtos de moda

19/10/2022

Confira 3 dicas infalíveis para montar o seu mix de produtos de moda

Escrito por Audaces

4 dicas sobre como fazer catálogo de produtos de moda

17/10/2022

4 dicas sobre como fazer catálogo de produtos de moda

Escrito por Audaces

Aprenda como escolher o melhor nome para a sua coleção de roupas

12/10/2022

Aprenda como escolher o melhor nome para a sua coleção de roupas  

Escrito por Audaces

Conheça as principais dicas para um lançamento de coleção de sucesso

10/10/2022

Conheça as principais dicas para um lançamento de coleção de sucesso

Escrito por Audaces

Conheça os 6 principais tipos de estamparia e suas aplicações 

05/10/2022

Conheça os 6 principais tipos de estamparia e suas aplicações 

Escrito por Audaces

Como fazer desenho técnico de moda com perfeição?

04/10/2022

Entenda como fazer desenho técnico de moda com perfeição

Escrito por Audaces

O que é roupa virtual e como impacta a indústria da moda?

03/10/2022

Saiba o que é desenho virtual de moda e porque adotar na sua confecção 

Escrito por Audaces

Experimente peças de moda digital podem ser experimentadas em ambientes de realidade virtual

29/09/2022

Entenda como funciona a moda digital e quais as vantagens para a confecção

Escrito por Audaces

Descubra tudo o que você precisa saber sobre moda 3D

26/09/2022

Descubra tudo o que você precisa saber sobre moda 3D

Escrito por Audaces

O que é roupa virtual e como impacta a indústria da moda?

21/09/2022

O que é roupa virtual e como impacta a indústria da moda?

Escrito por Audaces

Tecidos tecnológicos estão no presente e no futuro da confecção

19/09/2022

Saiba como utilizar tecidos tecnológicos na sua coleção de moda

Escrito por Audaces

Entenda como criar coleções com os principais tipos de couro

14/09/2022

Entenda como criar coleções com os principais tipos de couro

Escrito por Audaces

Todo profissional do mercado fashion precisa conhecer e acompanhar ao menos uma revista de moda para conhecer as tendências

12/09/2022

13 revistas de moda que vale a pena você acompanhar!

Escrito por Audaces

Quais são os principais eventos do calendário de moda?

09/09/2022

Confira o calendário de moda com as datas mais importantes para o setor têxtil

Escrito por Audaces

Descubra os termos mais importantes da indústria fashion com este dicionário de moda

06/09/2022

Descubra os termos mais importantes da indústria com este dicionário de moda

Escrito por Audaces

O que é eficiência produtiva e como implantar na sua confecção?

31/08/2022

O que é eficiência produtiva e como implantar na sua confecção?

Escrito por Audaces

Entenda como a tecnologia pode ser uma aliada para a moda autoral

17/08/2022

Entenda como a tecnologia pode ser uma aliada para a moda autoral

Escrito por Audaces

Descubra já como precificar roupas que a sua empresa produz!

16/08/2022

Descubra já como precificar roupas que a sua empresa produz!

Escrito por Audaces

Por que é essencial renovar sua máquina de corte de tecido automática?

16/08/2022

Por que é essencial renovar sua máquina de corte de tecido automática?

Escrito por Audaces

O que é collab na moda? Conheça as vantagens e exemplos de sucesso no mundo fashion

15/08/2022

O que é collab na moda? Conheça as vantagens e exemplos de sucesso no mundo fashion

Escrito por Audaces

Descubra 5 livros de modelagem que toda modelista deve ter

12/08/2022

Descubra 5 livros de modelagem que toda modelista deve ter

Escrito por Audaces

9 dicas para escolher a mesa de corte de tecido mais adequada

10/08/2022

9 dicas para escolher a mesa de corte de tecido mais adequada

Escrito por Audaces

Aprenda a identificar os gargalos de produção e como eliminá-los

10/08/2022

Aprenda a identificar os gargalos de produção e como eliminá-los

Escrito por Audaces

Sistemas de corte automático funcionando da Indústria 4.0

03/08/2022

Conheça sistemas de corte de tecido avançados para controlar sua produção

Escrito por Audaces

Profissional trendsetter de moda criando conteúdo para uma marca.

02/08/2022

Você sabe o que são trendsetters e por que eles são tão importantes para a moda?

Escrito por Audaces

01/08/2022

A tecnologia que ajuda o designer de moda a melhorar seu trabalho

Escrito por Audaces

29/07/2022

Saiba tudo o que mudou no trabalho do modelista ou pattern maker

Escrito por Audaces

takt-time-o-que-e

28/07/2022

Qual a melhor alternativa de sistema de produção para o seu negócio?

Escrito por Audaces

26/07/2022

Por trás da verdadeira revolução no mundo da moda com design 3D

Escrito por Audaces

Profissionais executam seu trabalho de modelagem em ateliê

22/07/2022

Conheça dicas importantes para melhorar o seu trabalho com modelagem

Escrito por Audaces

dois operários checando e anotando dados sobre a produção de uma fábrica

05/07/2022

Lead time: como organizar o tempo na sua indústria

Escrito por Audaces

sistema de transporte mais seguro e renderização 3D

30/06/2022

Manufatura avançada: saiba o que esperar do futuro da indústria 

Escrito por Audaces

Mulher escrevendo lista de inventário enquanto verifica o estoque na sala de armazenamento.

28/06/2022

Entenda o que é e como fazer o inventário de estoque da sua confecção

Escrito por Audaces

23/06/2022

Como calcular a vestibilidade da sua confecção de moda?

Escrito por Audaces

14/06/2022

Lead time de produção: aprenda como otimizar processos e calcular o ideal

Escrito por Audaces

febratex 2022

07/06/2022

Audaces na Febratex 2022: como a tecnologia 4.0 vai estar presente na moda do futuro?

Escrito por Audaces

o que é cloud computing

27/05/2022

Cloud computing: o que é e como suas tecnologias auxiliam na confecção

Escrito por Audaces

just in time o que é

13/05/2022

Just in time: o que é, como funciona e como é aplicado na Indústria

Escrito por Audaces

saas o que é e como funciona

11/05/2022

SaaS: saiba como funciona o software como serviço

Escrito por Audaces

mulher ensinando o funcionamento do Audaces Supera

06/04/2022

Audaces Supera: gerenciando o processo de encaixe e eliminando desperdícios

Escrito por Audaces

empreendedora de moda com ateliê ao fundo

01/04/2022

Empreendedorismo feminino: como atuam as mulheres no fortalecimento do setor industrial?

Escrito por Audaces

vista panorâmica de grande indústria

30/03/2022

Saiba como a tecnologia tem sido aplicada no setor industrial

Escrito por Audaces

24/03/2022

Tecido crepe: conheça mais sobre ele e suas aplicações

Escrito por Audaces

Os 12 estilos de moda: caiba qual é o seu

22/03/2022

Os 7 estilos de moda universal e suas características

Escrito por Audaces

Mulher ao computador controlando operação fabril

17/03/2022

Lean manufacturing: conheça os princípios da manufatura enxuta

Escrito por Audaces

esteira de produção em uma indústria

15/03/2022

A automatização industrial no contexto das confecções 4.0 – conheça os benefícios

Escrito por Audaces

modelo em passarela

10/03/2022

Como produzir um editorial de moda – guia completo Audaces

Escrito por Audaces

robô simulando pose humana com quadro de fórmulas ao fundo

08/03/2022

O que é Machine Learning e como ele atua na Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Audaces 30 years

03/03/2022

30 anos de Audaces: entrevista com os fundadores Claudio Grando e Ricardo Cunha

Escrito por Audaces

rolos de tecido coloridos

24/02/2022

Fibras têxteis: tudo o que você precisa saber sobre o assunto – manual Audaces

Escrito por Audaces

rosto de estátua grega com fundo preto

22/02/2022

O que é Belo? Conheça seu conceito para a arte e o mundo da moda

Escrito por Audaces

Transformação digital

01/02/2022

Transformação digital: benefícios e impactos nas indústrias e confecções

Escrito por Audaces

roupas penduradas no cabide

31/01/2022

Tendências do ano de 2022 para o segmento têxtil

Escrito por Audaces

Mapeamento de processos

26/01/2022

A importância do mapeamento de processos para a confecção

Escrito por Audaces

Coleção de moda

26/01/2022

Saiba quais os processos envolvidos na criação de uma coleção de moda

Escrito por Audaces

Gestão do tempo

25/01/2022

Saiba como fazer uma boa gestão do tempo para alavancar resultados

Escrito por Audaces

laptop com ícones de aplicativos na tela

20/01/2022

A importância do BI para análise de dados e tomada de decisões

Escrito por Audaces

Indústria-4-0

17/01/2022

Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção

Escrito por Audaces

circuito azul e roxo

14/01/2022

O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.0

Escrito por Audaces

Inteligência Artificial

13/01/2022

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

10/01/2022

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

macchine taglio tessuti

07/12/2021

Sala de corte 4.0: a solução para a eficiência na etapa produtiva

Escrito por Audaces

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

Descubra a importância da IoT na Indústria 4.0 e suas principais vantagens

05/11/2021

Descubra a importância da IoT na Indústria 4.0 e suas principais vantagens

Escrito por Audaces

sala-de-corte-automacao

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

Chanel alta-costura outono 2018

13/07/2021

O que são as macrotendências e como elas influenciam o mundo da moda

Escrito por Audaces

Tudo o que você precisa saber sobre o tecido viscose

25/06/2021

Tudo o que você precisa saber sobre o tecido viscose

Escrito por Audaces

PLM na confecção de moda

28/05/2021

O que é PLM, quais são seus benefícios e como aplicá-lo na indústria da moda?

Escrito por Audaces

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces360?

05/01/2021

Conheça 12 motivos para investir em modelagem digital na sua confecção

Escrito por Audaces

Entenda o que é e como criar uma coleção-cápsula com estratégia

08/12/2020

Entenda o que é e como criar uma coleção-cápsula com estratégia

Escrito por Audaces

04/08/2020

O que é tecido de musseline e para que serve?

Escrito por Audaces

Descubra tudo o que você precisa saber sobre a criação de moda

06/09/2019

Descubra tudo o que você precisa saber sobre a criação de moda

Escrito por Audaces

22/11/2018

Saiba como encolher jeans é crucial para acabar com gargalos no desenvolvimento

Escrito por Audaces

Como as tecnologias da Indústria 4.0 estão transformando a criação de moda?

14/11/2018

Como as tecnologias da Indústria 4.0 estão transformando a criação de moda?

Escrito por Audaces

Como a tecnologia contribui para a expansão de mercado na moda?

21/03/2018

Como a tecnologia contribui para a expansão de mercado na moda?

Escrito por Audaces

Entenda o que é moda com propósito e como pode mudar o rumo da sua empresa

09/03/2018

Entenda o que é moda com propósito e como pode mudar o rumo da sua empresa

Escrito por Audaces

4 dicas para acertar na modelagem de vestido com sistemas digitais

05/07/2017

4 dicas para acertar na modelagem de vestido com sistemas digitais

Escrito por Audaces

Descubra quais os principais desafios da indústria de confecção

07/03/2017

Descubra quais os principais desafios da indústria de confecção

Escrito por Audaces

Conheça os principais tipos de bojos de sutiã para usar na sua coleção

03/05/2016

Conheça os principais tipos de bojos de sutiã para usar na sua coleção

Escrito por Audaces

O que é o tecido neoprene e para que serve?

06/05/2015

O que é o tecido neoprene e para que serve?

Escrito por Audaces

Conheça 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda

05/07/2013

Conheça 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda

Escrito por Audaces

Descubra como - e por que - padronizar a produção têxtil da sua confecção

04/03/2013

Descubra como – e por que – padronizar a produção têxtil da sua confecção

Escrito por Audaces