
09/02/2022

Cloud computing: o que é e como suas tecnologias auxiliam na confecção
Contents
Tradicionalmente, as empresas têm sido impulsionadas a fazer grandes investimentos em software, hardware, criação e implementação de sistemas (ou adaptação dos mesmos), capacidade de armazenamento de dados etc.
Graças ao surgimento da Indústria 4.0, e juntamente com os avanços tecnológicos relacionados a ela (como BI, IoT, Big Data etc.), existem agora outras alternativas que não só beneficiam as empresas em termos de redução de custos, mas também graças a uma série de benefícios que lhes permitem trabalhar de forma mais eficiente.
Se você quer saber o que é a Cloud Computing, dê uma olhada neste material que preparamos especialmente para você:
Computação em nuvem – o que é?
Cloud Computing é uma nova tecnologia que aproveita a conectividade da Internet para hospedar diferentes recursos, programas e informações, oferecendo uma grande variedade de serviços, ferramentas e funcionalidades projetadas para atender às necessidades das empresas.
Em termos práticos, Cloud Computing é a tecnologia que conecta diferentes sistemas, software, armazenamento de arquivos e até mesmo processamento de dados através da Internet, permitindo ao usuário acessar esses recursos de qualquer computador, telefone celular ou tablet, a qualquer momento e de qualquer lugar.
Características da computação em nuvem
Multi-plataforma: possibilidade de acesso a partir de qualquer dispositivo;
Recursos agrupados: há vários usuários do mesmo software;
Velocidade de adaptação: a experiência do usuário é medida com base na demanda de uso, que deve ser adaptada;
Serviço medido: o uso de recursos é medido, controlado e informado com antecedência;
Sob demanda: o serviço está disponível quando necessário, sem a intervenção de um especialista em TI.
Vantagens do uso da computação em nuvem
A Nuvem trouxe inúmeros benefícios, todos com o objetivo de simplificar a experiência do usuário:
- Redução de custos
Elimina o custo de investimento em hardware e software, instalação e manutenção por uma equipe de especialistas, bem como o custo de armazenamento de dados.
Ao contratar um serviço de Cloud ou Cloud Computing, todas estas despesas são cobertas pelo fornecedor, sendo a empresa contratante responsável pelo pagamento de uma quantia fixa e previsível.
- Centralização das informações
Todos os dados são mantidos nos mesmos programas, preenchidos através dos mesmos formulários. Todos os funcionários podem compartilhar aplicações e documentos ao mesmo tempo.
- Agilidade
Possibilidade de acesso imediato a um número infinito de programas, serviços de infra-estrutura, armazenamento de dados, até mesmo Internet das Coisas (IoT), Machine Learning, Big Data etc.
Esta agilidade também conta no caso de empresas descentralizadas, permitindo que o Cloud Computing seja instalado simultaneamente em diferentes lugares, mesmo em diferentes partes do mundo, com apenas alguns cliques.
- Flexibilidade
A computação em nuvem permite o uso da quantidade de recursos necessários para as necessidades atuais da empresa, sendo possível adaptá-los posteriormente, de acordo com o crescimento e as necessidades futuras.
- Trabalho remoto e atualização automática
Por ser um servidor remoto, permite o acesso a todos os dados, programas e sistemas armazenados nele, através de diferentes dispositivos, sempre utilizando a Internet. O Cloud Computing permite o trabalho remoto de diferentes pessoas, localizadas em diferentes partes do mundo.
A atualização, e também a recuperação em caso de problemas, é realizada pelo provedor de serviços Cloud.
- Segurança
A Cloud Computing reduz a necessidade de contratar sistemas de segurança ou equipamentos de TI, já que seus serviços estão na vanguarda da tecnologia, incluindo a proteção contra ameaças e malwares.
Tipos de serviços disponíveis em Cloud Computing
- Nuvem Privada: criada por uma única empresa, com sua própria nuvem de servidores e software;
- Nuvem Pública: um provedor oferece o serviço de nuvem, assumindo a responsabilidade por sua manutenção e segurança, e é utilizado por várias empresas simultaneamente;
- Nuvem híbrida: duas ou mais infra-estruturas de nuvens diferentes, que são entidades únicas, mas que estão ligadas por alguma tecnologia;
- Nuvem comunitária: várias organizações reúnem seus recursos em uma nuvem para resolver um problema comum.
SaaS (Software as a Service)
Este tipo de software permite aos usuários acessá-lo através da Internet, sem ter que se preocupar com instalação, configuração ou mesmo investimento em licenças.
Geralmente são softwares de acesso livre através da Nuvem, ou através do pagamento de uma taxa mensal fixa, que varia de acordo com os recursos contratados, a aparência dos anúncios, etc.
Muitos ERPs, CRMs funcionam através de SaaS; e-mails e outras aplicações, tais como redes sociais, funcionam através deste modelo.
PaaS (Plataforma como um serviço)
Esta opção de Cloud Computing inclui sistemas operacionais, ferramentas de desenvolvimento, Big Data, BI, etc.
A empresa contratante é responsável pela adaptação e programação da aplicação, enquanto a administração, manutenção e atualizações são de responsabilidade do prestador de serviços Cloud.
IaaS (Infraestrutura como serviço)
Servidores, roteadores, racks e outros tipos de infraestrutura são alugados.
Este tipo de serviço de nuvem pode ser cobrado pelo número de servidores contratados ou, por exemplo, pela quantidade de dados armazenados.
A IaaS se caracteriza pela flexibilidade e adaptabilidade de poder contratar apenas o que será utilizado, o que pode variar de mês para mês.
Audaces e Cloud Computing
Audaces, juntamente com os avanços da Indústria 4.0, oferece o serviço Audaces 360, uma solução completa para confecções e indústrias de moveleiro.
Com o objetivo de facilitar sua utilização pelos profissionais da moda, e utilizando a mais recente tecnologia Cloud Computing, a Audaces oferece o software Audaces 360, no modo SaaS, que permite aos usuários baixá-lo e utilizá-lo imediatamente após a contratação, oferecendo atualizações automáticas de seus sistemas, bem como a manutenção e segurança de todos os seus softwares, além de todos os benefícios que o Cloud Computing tem a oferecer.
Saiba mais sobre a Indústria 4.0 e todos os benefícios que ela tem para seu negócio acompanhando o blog Audaces.
Deixe um Comentário