Saiba tudo sobre o tecido cetim e como utilizá-lo na sua confecção11 min read

Sumário:

Resumo:

  • O tecido cetim é versátil e charmoso, trazendo brilho e sensualidade para quem usa;
  • Por ser elegante, costuma ser visto em peças de moda festa, mas também pode – e deve – ser usado durante o dia;
  • Teste o caimento da sua peça em tecido cetim em um ambiente 3D. Faça o teste grátis da multissolução Audaces360 agora!

Quer economizar tempo? Dê play e ouça nosso conteúdo agora!

Chique, sensual e dono de um brilho próprio, o tecido cetim tem muita história para contar. Ele é conhecido por sua textura e elegância, que se destacam na moda e na decoração há gerações.

A partir de sua criação na Ásia e de seu surgimento na Europa, passou a vestir as realezas do ocidente, tornando-se mais popular com o avanço da tecnologia têxtil.

O cetim foi protagonista em vestidos de baile e virou símbolo de sensualidade com a criação das primeiras lingeries.

Depois de um período mais tímido, o cetim voltou a brilhar recentemente como a estrela de looks que vão da festa ao dia a dia, dando um ar mais chique às composições.

Quer saber mais sobre o uso do cetim na moda? Continue a leitura!

O que é tecido cetim e para que serve?

O cetim é um tecido de brilho intenso e textura suave e amanteigada, usado na confecção de roupas para as mais diversas ocasiões. Na decoração, em estofados e roupas de cama, o cetim também confere luxo e leveza ao visual das peças.

O tecido é feito de matérias-primas como seda e algodão, ou materiais sintéticos. O que muita gente não sabe é que o cetim, apesar de ser popularmente conhecido dessa forma, não é um material. Cetim, na verdade, é o tipo de trama usado na confecção deste tecido!

As faces brilhante (direita) e opaca (avesso) resultam de numerosas repetições de entrelaçamento de fios de urdume (sentido transversal) e de trama (sentido comprimento).

Além disso, sua ordem é constante e seus pontos de ligação são separados. Ou seja, enquanto de um lado do tecido prevalece o urdume, do outro fica a trama.

Leia mais: Saiba como utilizar tecidos tecnológicos na sua coleção de moda

Como surgiu o tecido cetim?

Como surgiu o tecido cetim? 

A história do cetim é tecida há mais de 2 mil anos e teve seu início na China, mais precisamente em Qhanzhou. Dizem que vem de “Zaiton”, nome árabe da cidade chinesa, a origem da palavra “cetim”.

Também existe uma outra explicação, que atribui à palavra em latim “saeta” ou “cabelo de cavalo” a verdadeira inspiração para a nomenclatura, em menção ao brilho dos fios finos da crina do animal.

No entanto, o cetim surgiu na China, onde era muito comum a produção da seda, matéria-prima usada neste tipo de tecelagem.

Não era raro ver camponesas confeccionando o cetim. Além disso, o uso de roupas feitas com o tecido não se restringia às classes mais altas.

Quando esta preciosidade chinesa deixou de ser segredo, através de negociações com países de origem árabe e europeia, a Itália foi o primeiro país do ocidente a produzir cetim no século XII.

Em 200 anos, este tipo de trama se espalhou por toda a Europa. A esta altura, a seda já era um item caríssimo e reservado aos aristocratas e ao clero.

O cetim na moda e na decoração

Com a expansão do uso do cetim por toda a Europa, o tecido ganhou destaque no estofamento de móveis, principalmente na Versalhes de Luís XIV.

Também estava nos trajes da nobreza, em vestidos luxuosos e pesados, principalmente em modelos criados para temperaturas mais frias.

Em meados do século XIX, o tecido tornou-se popular entre as noivas após a Rainha Vitória se casar com um vestido de cetim. Aliás, mesmo não sendo uma fashionista em sua época, Vitória foi responsável por moldar a moda na época vitoriana. Na mesma época, surgia a sapatilha de ponta das bailarinas, também em cetim.

Ainda na virada para o século XX, surge o conceito de lingerie como conhecemos hoje.

Curiosamente, o uso das lingeries de cetim colorido era atribuído às prostitutas no início, até que se tornou popular e passou a integrar o guarda-roupa feminino oficialmente. Por meio de sutiãs, calcinhas e corsets, ganhou maior apelo de beleza e sensualidade graças às publicidades de moda.

A tecnologia têxtil popularizou ainda mais o cetim, que ganhou versões em materiais sintéticos como o raiom, barateando o produto.

Assim, durante todo o século XX, o cetim brilhou em camisolas, lingeries, vestidos de noiva, camisas, vestidos e outras peças.

Leia mais: O que é tule? Saiba mais sobre este tipo de tecido

Quais são as características desse tecido?

Tradicionalmente, o cetim era produzido a partir da seda. Essa matéria-prima de origem animal se caracteriza por conter uma fibra longa e contínua que, ao ser entrelaçada, dá ao tecido um lado brilhante e um opaco.

Hoje em dia, o cetim pode ser produzido a partir de diversas matérias-primas, como lã e, mais popularmente, o poliéster.

De uma forma ou outra, o método de produção do tecido é o mesmo: as fibras são entremeadas em conjuntos de 4, 5 ou 8 fios, o que garante mais ou menos flexibilidade ao produto final.

Esse é o padrão que dá ao cetim suas características tão marcantes: o brilho, a leveza e a suntuosidade.

Qual a diferença entre cetim e poliéster?

Como você já sabe, o cetim é uma técnica para produzir tecidos que pode se utilizar de diversos materiais, incluindo o poliéster.

Então, de certa forma, não existe tecnicamente uma diferença entre o cetim de poliéster e o próprio poliéster (matéria-prima).

Caso o cetim seja produzido com outros materiais – como a seda, por exemplo –, existe diferença na origem do material, na nobreza do insumo e no resultado final do produto.

Cetim ou acetinado: existe diferença?

A resposta é sim! Na verdade, o termo cetim se refere ao tecido, enquanto acetinado é uma característica dos tecidos lustrosos.

Isso significa que o cetim é um tecido acetinado, mas nem todo tecido acetinado é considerado cetim.

O fator determinante para que um tecido seja considerado acetinado são suas características visuais predominantes, especialmente o brilho, o grau de opacidade e o toque macio.

Dessa forma, além do cetim, os tecidos acetinados incluem materiais como a seda pura e a sarja acetinada, que tem ganhado cada vez mais espaço dentro das coleções de moda.

Leia mais: O que são as macrotendências e como elas influenciam o mundo da moda

Quais são os tipos de cetim?

Quais são os tipos de cetim?

É claro que a variedade de materiais com os quais o cetim é feito também proporciona efeitos e aplicações diferentes.

Por isso, é muito importante escolher o tipo certo de cetim, considerando o caimento que se deseja na peça, a modelagem, a qualidade, o visual, entre outros fatores.

O cetim também pede atenção por ser bastante escorregadio, exigindo um pouco mais de prática no manuseio do material.

Vale destacar que o cetim, em geral, marca os detalhes do corpo. Por isso, é importante que a modelagem e a costura sejam perfeitas.

Conheça agora os principais tipos de cetim:

Cetim Duchese

É um tipo de cetim mais pesado, ótimo para compor vestidos de noiva e peças de alta costura. Normalmente, é tingido em cores sólidas e tem um pouco menos de brilho. Costuma ser feito de seda, acetato ou poliéster.

Cetim Bucol

Muito semelhante ao Duchese, o cetim Bucol também é usado para trajes de noivas e alta costura, mas é um pouco mais pesado do que o primeiro.

Cetim Changeant

É um tipo de cetim que possui efeito muito bonito, com urdidura e trama em cores diferentes. Isto é, as duas cores mudam entre si de acordo com o ângulo que se olha.

Cetim Charmeuse

Tem super brilho, caimento leve e textura suave. É muito usado para forros de roupas casuais e de festa, sapatos e objetos de decoração.

Cetim Toque de Seda

Fino, muito brilhante, leve e sofisticado, o cetim Toque de Seda possui certa elasticidade e proporciona conforto, ao mesmo tempo que confere um caimento esvoaçante e delicado.

Cetim Vison

Muito usado na decoração, o cetim Vison é encorpado e é um pouco menos luminoso do que os outros cetins.

Cetim Zebeline

De um lado, o brilho é acetinado. De outro, encontra-se o crepe. É um cetim bastante encorpado, mais pesado e estruturado.

Como usar o tecido cetim na sua coleção de moda?

Recentemente, em meio à onda nostálgica que invadiu as passarelas e as redes sociais, muitos elementos vintage voltaram para os nossos guarda-roupas.

Com o cetim, não foi diferente! Desde a tendência do slip dress em 2015/2016, o cetim vinha ensaiando seu retorno triunfal – e agora chegou sua hora de brilhar novamente.

Saias, vestidos, camisas e blusas de alças finas estão entre as peças que entraram na trend, combinadas com outras peças em tecidos mais opacos que equilibram o visual, como tênis, jaquetas jeans e acessórios.

Além dos looks casuais e para festas, o cetim está presente também no homewear e no sleepwear.

Leia mais: Homewear e sleepwear: dicas de moda em tempos de isolamento social

Crie suas peças e preveja o caimento do tecido com Audaces

Conseguir prever o caimento de um tecido, principalmente dos mais leves, ajuda o estilista a iniciar o planejamento de uma coleção.

Existem softwares que podem auxiliar sua confecção de forma digital, trazendo mais assertividade, rapidez e economia. Conheça três deles e entenda como funcionam:

Audaces Fashion Studio

Software que facilita o processo criativo de profissionais de moda, o Audaces Fashion Studio traz mais velocidade e agilidade para sua confecção.

Intuitivo e fácil de usar, essa tecnologia dá mais liberdade para você trabalhar em um ambiente tridimensional.

Audaces Idea

O Audaces Idea é o software perfeito para quem deseja agilizar e melhorar a comunicação entre os setores de Criação e Modelagem.

Sua tecnologia permite a visão em 360º de uma coleção, além de testar modelos, estimar os custos e integrar desenho técnico e ficha técnica.

Audaces 3D

Software aliado da modelagem digital na sua confecção de moda, o Audaces 3D e ajuda a eliminar o processo de prototipagem manual!

Profissionais que usam a tecnologia para desenvolvimento podem ter o Audaces 3D com aliado para:

  • Aprovar desenhos e modelagem;
  • Confirmar fit e vestibilidade da peça;
  • Aprovar primeiro protótipo de forma digital;
  • Diminuir a quantidade de peças pilotos;
  • Economizar tempo e custos com prototipagem;
  • Gerar processos mais sustentáveis;
  • Renderizar imagens para Marketing e Vendas;
  • Possibilitar um verdadeiro provador online.

Agora que você já sabe tudo sobre o tecido cetim, que tal entender um pouco mais sobre outros tipos de tecidos? Baixe agora nosso e-book exclusivo e totalmente grátis!

FAQ

O que é tecido cetim e para que serve?

O cetim é um tecido de brilho intenso e textura suave e amanteigada, feito de matérias-primas como seda, algodão, ou ainda, materiais sintéticos.

Quais são as características do tecido de cetim?

As faces brilhante (direita) e opaca (avesso) resultam de numerosas repetições de entrelaçamento de fios de urdume (sentido transversal) e de trama (sentido comprimento).

Qual a diferença entre cetim e poliéster?

Não existe uma diferença entre o cetim de poliéster e a própria matéria-prima. Caso o cetim seja produzido com outros materiais, a diferença fica por conta da origem, da nobreza do insumo e no resultado final do produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou deste artigo? Compartilhe

Buscando por algo?
Pesquisar

Mais Recentes

Costura digital em software de moda

6 benefícios da costura digital para aplicar na sua confecção

A costura digital revoluciona a moda com tecnologia e eficiência na produção de vestuário. Descubra como agora!
como trabalhar com moda: mulheres em ambiente de trabalho fashion

Conheça as oportunidades de carreira na moda e saiba qual seguir

Criatividade, técnica e influência são essenciais para quem deseja saber como trabalhar com moda. Explore os bastidores deste universo!
Mulher crando desenhos rápidos de forma tecnológica

Por que fazer desenho rápido para suas coleções de moda?

Os desenhos rápidos de moda são essencial para inovação e eficiência na criação de coleções, adaptando-se às demandas do mercado. Saiba mais!

Tire suas dúvidas e saiba como ter a sua confecção de moda própria

6 cursos de modelagem que vão ajudar a melhorar seu desempenho

Confira a tabela de composição dos tecidos e conheça os mais utilizados

Conheça a multissolução Audaces360 e otimize a sua produção desde já!

Entenda o cenário atual e como se manter competitivo no mercado da moda

sobre o autor
Audaces
sobre o autor
Audaces

Artigos relacionados

Costura digital em software de moda

6 benefícios da costura digital para aplicar na sua confecção

A costura digital revoluciona a moda com tecnologia e eficiência na produção de vestuário. Descubra como agora!
como trabalhar com moda: mulheres em ambiente de trabalho fashion

Conheça as oportunidades de carreira na moda e saiba qual seguir

Criatividade, técnica e influência são essenciais para quem deseja saber como trabalhar com moda. Explore os bastidores deste universo!
Mulher crando desenhos rápidos de forma tecnológica

Por que fazer desenho rápido para suas coleções de moda?

Os desenhos rápidos de moda são essencial para inovação e eficiência na criação de coleções, adaptando-se às demandas do mercado. Saiba mais!