
21/09/2020

Homewear e sleepwear: tendências para ficar de olho em tempos de isolamento social
Como estamos nos vestindo em casa? Saiba mais sobre homewear & sleepwear, as novas trends que estão dominando o Instagram e o Pinterest
Ficar em casa, se possível. Usar máscaras quando sair e praticar distanciamento social. Esta é a nova realidade que o mundo enfrenta desde o início de 2020. Entre os desafios, o isolamento social foi um hábito necessário para frearmos o contágio e, por isso, precisamos nos adaptar.
Nos meses que se sucederam do início da pandemia de Covid-19, a hashtag #fiqueemcasa foi usada mais de 7 milhões de vezes no Instagram, em fotos de pessoas em seus lares ou em publicações nostálgicas sobre algum momento em que estiveram em convívio social. A versão da hashtag em inglês, #stayathome, aparece mais de 17 milhões de vezes.
Lar doce lar, escritório e sala de aula
E se havia alguma dúvida sobre a relevância do home office, o isolamento social trouxe para a realidade de mais pessoas a necessidade de incorporá-lo em suas rotinas de trabalho.
E não parece ser algo passageiro: estudos recentes apontam que boa parte das empresas pretendem manter o home office, mesmo no pós-pandemia, uma decisão que considera novos hábitos de saúde e distanciamento social, além do enxugamento de gastos com espaços físicos.
Para quem pode ficar em casa, adaptar-se ao isolamento social é um exercício de empatia com o outro e uma oportunidade de apreciar o próprio espaço, praticando também o autocuidado.
Pelo menos dois anos atrás, com o home office se mesclando ao ambiente íntimo da sala de estar, era esperada uma transição do dress code de escritório (este que, em muitas empresas, já era bem menos formal) para roupas mais confortáveis e práticas, sem perder o atrativo visual.
Conforto e beleza, aliás, é premissa de duas tendências de moda: o homewear e o sleepwear. Continue lendo para saber mais!
Homewear ou a “roupa de ficar em casa”, repaginada
A vida no looping do distanciamento social, saídas estratégicas para supermercado e farmácia e as novas rotinas de trabalho, estudos, cuidados domésticos anseia por menos trocas de roupa e mais aconchego, da decoração ao look do dia. É neste momento que o conceito de homewear ou loungewear passa a bombar nas redes sociais.
Mas diferente do que possa soar, homewear não é sobre roupas que não usamos mais para trabalho ou lazer e que são “aposentadas” e usadas em casa. Pelo contrário!
A tendência do homewear é sobre peças confortáveis, de design minimalista e cortes que vestem bem, das horas de descanso até o home office, sendo super adequadas para aparecer em vídeo-chamadas de trabalho.
As roupas de homewear incluem moletons, cardigãs, calças e blusas fluidas, blusões para os dias frios, leggings, vestidos de modelagem mais minimalistas e saias midi ou longas. Esqueça os jeans apertados ou a camisa de botões super formal: aqui, a regra é desapegar das trocas de roupas para diferentes ocasiões.
Se o nosso lar se tornou nosso local de trabalho e estudo, nada mais justo que unificar looks e apostar na versatilidade, não é?
Olha só:
- Créditos: Uniqlo
- Créditos: Uniqlo
- A trend traz o conforto em camisas, cardigãs, saias e calças com designs que proporcionam o aconchego de se estar em casa.
- Tecidos amigáveis como o linho ou o algodão, além do tricô casam muito bem com o conceito de homewear. O moletom vem repaginado, com detalhes que tornam a peça versátil até para o trabalho.
- Créditos: A Fine Mess
- Créditos: Zara Home
- A simplicidade e o conforto do homewear entram em sintonia com o dress code de uma reunião de trabalho por vídeo chamada no meio do dia ou aquela saída rápida para o supermercado, sem precisar trocar de roupa.
- Créditos: A Fine Mess
- Créditos: A Fine Mess
- Também contribui para a produtividade do dia, afinal, mudar do pijama para uma roupa limpa e confortável ajuda a ativar a mente antes de começar a rotina de home office.
Marcas como Stella McCartney e a brasileira Básico já desenvolveram o conceito em suas coleções recentes e há especialistas apostando no homewear como um estilo que permanecerá entre nós mesmo no pós-pandemia.
Sleepwear: versatilidade, beleza e conforto
Assim como as lingeries, que saíram do anonimato embaixo das roupas e passaram a integrar os looks, mesclando sensualidade e modernidade, o sleepwear sai do lugar restrito de “roupa para dormir” e ganha versões divertidas, modernas, com modelagens e tecidos que permitem o uso até mesmo durante o dia a dia em casa, sem aquela aparência de “acabei de sair da cama”.
- Dolce & Gabbana. Créditos: Venturelli/Wireimage / Getty Images
- Alexander Wang. Créditos: e Catwalking / Getty Images
O sleepwear, na verdade, é uma tendência que vai e vem, começando pela autenticidade de Coco Chanel, que usava camisolas e pijamas com suas pérolas para circular por aí e até mesmo cavalgar.
Assim como o homewear, as palavras-chave aqui são conforto, praticidade e versatilidade. Mas, indo além do minimalismo e das fibras naturais do homewear, o sleepwear ganha ares de sofisticação, como um luxo para quem não sai há tempos de casa, mas quer se sentir arrumado e elegante para si mesmo.
- Créditos: Another Room
- Créditos: Another Room
Cetim, seda e outros tecidos sofisticados entram na dança, em camisolas, conjuntos de pijama com calça e camisa, pantufas com pedrarias, entre outros elementos de estilo.
Cores vivas ou pastéis, estampas e modelagens modernas transformaram o clássico pijama em uma peça fashion digna de desfile na sala de casa e de foto no Instagram!
E aí? Que tal apostar nessas duas tendências nas próximas coleções?
Antes de começar, conheça mais sobre os tipos de tecido e inspire-se com nosso conteúdo sobre círculo cromático, para ousar na combinação de cores.
Deixe um Comentário