O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.05 min read

Enquadrado dentro da Tecnologia da Informação e Comunicação, o Big Data é um conceito que se refere a grandes e complexos conjuntos de dados, lidando com todas as atividades relacionadas aos sistemas que os manipulam.

A criação e armazenamento de informações sofreu mudanças radicais ao longo da história, graças à evolução da tecnologia e das comunicações.

Se você quer entender o que é o Big Data, como ele surgiu e como ele se relaciona com a Indústria 4.0 e o Setor Têxtil, continue lendo este post que os especialistas da Audaces prepararam especialmente para você:

A origem do Big Data

Embora o termo Big Data, como tal, tenha começado a ser amplamente utilizado nos anos noventa, sua história remonta à época em que os métodos de organização de dados surgiram.

O armazenamento de informações tem seu primeiro momento conhecido na história cerca de 2000 anos A.C., quando, segundo se sabe, métodos rudimentares de armazenamento de dados já existiam.

A Biblioteca de Alexandria é um dos grandes exemplos de armazenamento de dados na antiguidade. Seu objetivo era armazenar todo o conhecimento da humanidade. Infelizmente, em 48 A.C. foi destruída pela invasão romana. Até então, tinha cerca de meio milhão de documentos.

As informações são constantemente geradas, sendo que os métodos de armazenamento tem ido adaptando-se aos tempos e à tecnologia, tornando-se cada vez mais sofisticados.

A evolução da tecnologia não só facilita a manipulação da informação, mas também é responsável pelo aumento de sua geração.

Em 1931, na Alemanha, foi criado o primeiro computador considerado como tal; em 1977, a Apple criou o primeiro computador pessoal vendido em grande escala.

Em 1991 nasceu a internet e, com ela, a grande revolução da coleta, armazenamento e análise de dados.

Com o advento dos celulares conectados à internet, a conectividade contínua contribuindo para gerar muito mais dados.

O que é, afinal, Big Data?

Em geral, podemos dizer que Big Data (do inglês big, grande, e data, dados) é um termo que descreve o grande volume de dados que inunda empresas, organizações, instituições etc. e faz uso de aplicativos de computador para poder tratá-los corretamente.

O volume de dados vem aumentando exponencialmente há alguns anos, e soluções tradicionais de gerenciamento de dados, como planilhas, não são suficientes para manipular essa grande quantidade de informações.

5 aspectos para definir Big Data. Esta classificação é chamada de 5V:

  • Volume de dados: A quantidade de dados armazenados;
  • Velocidade de geração de dados, se o fluxo for muito alto, as ferramentas não são suficientes;
  • Variedade: os tipos de dados podem vir de sites, formulários, e-mails, IoT, áudio, vídeo, etc. Estes são classificados em:

Estruturados: são dados armazenados em bancos de dados tradicionais, de forma organizada. Eles podem ser facilmente coletados, processados e analisados.

Semi-Estruturados: são dados armazenados de forma heterogênea, sendo capazes de seguir padrões diferentes.

Desestruturados: os dados vêm de várias fontes e não são organizados (vídeo, texto, áudio).

  • Veracidade: confiabilidade dos dados. Precisão e confiabilidade;
  • Valor: Para definir esse conceito, é necessário responder à pergunta: a aplicação do Big Data agrega valor à empresa? (Acelera processos, reduz custos, entregar valor em algum aspecto para fins organizacionais?).

A importância do Big Data na Indústria 4.0

A indústria 4.0 é caracterizada pela automação e troca de dados através da IoT (Internet das Coisas), Sistemas e dados na nuvem.

Isso significa que a Indústria 4.0 não só produz informações constantemente, mas também processa, armazena, analisa e aproveita constantemente, com o objetivo de acelerar a tomada de decisões, reduzir o tempo de produção e aumentar, como objetivo final, a rentabilidade.

O sistema, dentro das fábricas, funciona como um todo, sendo completamente interligado. Todas as partes estão ligadas e comunicadas entre si.

O Big Data está implícito dentro da Indústria 4.0. A partir das soluções para a gestão e manipulação de grandes volumes de informações, facilita todo o processo industrial, e seus resultados.

Big Data e Audaces

Audaces 360 é a solução completa de tecnologia 4.0 para a indústria têxtil. Nela, podemos ver como o Big Data é usado para facilitar o processo de produção dentro das fábricas 4.0.

Vinculando todas as áreas através de seu software, gerencia todas as informações que coleta de forma estruturada, a partir de cada um de seus softwares.

Sua tecnologia vai desde a criação de vestuário e software de design, design 4D e criação de moldes, até chegar à operação, incluindo máquinas específicas para a extensão dos tecidos e seu corte.

Em geral, desde o início do processo de criação de uma coleção de moda, através de cada etapa e até chegar à confecção, todas as informações que são geradas, permanecem disponíveis e organizadas para todos.

As informações permanecem disponíveis na nuvem, facilitando o acesso a qualquer momento, para acelerar os tempos tanto para a tomada de decisões quanto para manter todos os membros informados de forma imediata e eficiente.

Não é necessário procurar informações em outro lugar do que dentro do mesmo software, os moldes, seus comentários, tamanhos, cores, a seleção dos modelos que farão parte da coleção, preços de tecidos, a organização das tizadas, tudo está disponível no mesmo lugar, ao alcance de cada membro da organização, instantaneamente.

Siga o blog do Audaces e não perca nenhuma atualização!

Se você quiser saber mais sobre o que há de mais moderno em software de moda, aproveite agora e baixe gratuitamente o e-book:

sobre o autor
Audaces
A Audaces é referência mundial no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor da moda, integrando processos, pessoas e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscando por algo?
Pesquisar

Exclusivo para você

Tire suas dúvidas e saiba como ter a sua confecção de moda própria

6 cursos de modelagem que vão ajudar a melhorar seu desempenho

Confira a tabela de composição dos tecidos e conheça os mais utilizados

Conheça a multissolução Audaces360 e otimize a sua produção desde já!

Entenda o cenário atual e como se manter competitivo no mercado da moda

Artigos relacionados