Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa
rolos de tecidos em fábrica têxtil

19/11/2021

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

4 min

A história da indústria têxtil não é recente, ela foi a primeira a desenvolver-se na Europa com um grande boom na Grã-Bretanha, no século XVIII, e mais tarde por todo o continente. 

Durante o seu desenvolvimento, que ocorreu em múltiplas etapas, uma série de tendências foram sendo introduzidas, replicadas, entraram em desuso e foram replicadas. Desde a introdução da máquina a vapor, até o uso de tecidos sintéticos e novas formas de trabalhar os tecidos, trata-se do segmento que mais se reinventa e se desenvolve. 

Por esse motivo, é essencial que os responsáveis por esse acompanhamento estejam à frente de quais as novas tendências para o segmento têxtil e como elas impactam o dia a dia da produção. 

Sendo assim, preparamos um conteúdo com 5 das tendências mais atuais e como elas têm agregado valor no desenvolvimento do segmento e nas indústrias como um todo. Acompanhe: 

Do início aos dias atuais 

Em princípio, os tecidos eram feitos a partir de lã e algodão. A industrialização têxtil significou o passo progressivo de uma produção muito artesanal em seu início, que utilizava ferramentas simples para a produção, até os dias atuais, em grandes fábricas com uma multiplicidade de telas e equipamentos. 

Atualmente, o grande avanço da tecnologia tem ajudado a indústria têxtil na transformação de fibras naturais como o algodão, linho ou lã, e tem incorporado tecidos sintéticos como o poliéster, poliamida semelhantes.  

Graças ao avanço, as tarefas de transporte de materiais e o avanço dos estudos para a especialização do design dos têxteis foram simplificadas. 

Ferramentas para inovação e interpretação dos consumidores no setor da moda têxtil, telas ultra eficientes, aplicações de última geração que sincronizam dispositivos móveis e estratégias digitais de vendas. 

Hoje, o grande responsável pela introdução das tendências tecnológicas no setor têxtil é o avanço da Indústria 4.0 no país e todas as suas características, como o uso de sistemas integrados cyber-físicos, realidade simulada e uso de matérias-primas de última geração. 

Além disso, há outras tendências em alta e que visam o aumento da produtividade, a eficiência produtiva e o ganho de lucros, confira: 

1. Uso de tecidos tecnológicos 

Os têxteis inteligentes ainda estão na lista de preferências. Isto deve-se ao fato de os novos desenvolvimentos nos têxteis proporcionarem um desempenho excepcional.  

Isso porque os têxteis com filtros UV, antibacterianos, repelentes e presentes biodegradáveis, são utilizados em todos os tipos de estilos, jeanswear, casual, beachwear, activewear, até para controlar presentes, opte por eles. É evidente que as empresas estão cada vez mais inclinadas para tecidos funcionais. 

2. Impressão em 3D para a indústria da moda 

A impressão 3D é uma tecnologia já utilizada na indústria, mas pouco no setor têxtil propriamente dito. Neste momento, este sistema começou a ser utilizado em áreas de cimento, como aconteceu no setor da construção de peças para máquinas, no fabrico de sapatos de esporte ou na inclusão de óculos.  

O sistema baseia-se na produção de produtos através da construção de coberturas a partir de um plano digital tridimensional. Ajudam a conceber e a elaborar peças de vestuário personalizadas ou mesmo sapatos, utilizando uma impressora 3D.  

3. O poder das networks 

As transações na Internet representam atualmente mais de 5% do PIB em vários países, e por isso as empresas deste setor devem prestar atenção ao marketing digital, canais de distribuição, soluções de realidade virtual e aumentada (VR), desenvolvimento web, ferramentas na nuvem etc.  

Na indústria têxtil, a internet pode ser utilizada como uma fonte de divulgação, armazenamento de dados e até mesmo de simulação e controle, uma vez que o setor possui características que o permitem tais ações. 

Além disso, criar uma rede de conexões faz parte do processo de digitalização, essencial para a transformação digital que, de certa forma, é a maior tendência em termos industriais que temos atualmente. 

4. Novas matérias-primas e o seu potencial 

Fatores de desenvolvimento científico contribuíram muito para a introdução dessa tendência. É cada vez mais habitual encontrar algumas roupas que se adaptam para manter uma certa temperatura, algo muito útil para desportistas ou pessoas que enfrentam condições climáticas adversas ou que precisam de roupas resistentes. 

Na indústria têxtil, é indispensável aumentar as competências para a fabricação de novas fibras de alto desempenho com polímeros, carbono e mesmo que possam oferecer soluções para a reciclagem de resíduos. 

Aqui entram, também, as “roupas inteligentes”, fruto do investimento em soluções tais como a Internet das coisas (IoT), análise de dados (Big Data) ou Inteligência Artificial (A.I), entre outras. 

5. Moda sustentável e ecológica

É uma nova tendência que requer força, certamente, pois, se há algo que define esta era é a personalização. Os clientes querem coisas específicas, adaptadas ao seu gosto e que possam experimentar antes de fazer a compra; a roupa, claramente, não seria exceção. A partir daqui, é apenas um dos campos que mais soluções podem oferecer. 

Tecnologias imersivas como a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada permitem aos utilizadores ver e ver como ficarão com um determinado vestuário, se este for melhor em azul, vermelho, verde, mais largo, mas cortado ou impresso. Noutros casos, aproveita o potencial dos assistentes de voz como a Alexa, que se tornam conselheiros de moda. 

Essa integração de tecnologias permite que diminuir o consumo de insumos, água e eliminar os desperdícios relacionados ao processo produtivo e ao consumo de bens de moda. 

Agora que sabe mais sobre a indústria têxtil, que tal ler mais sobre as futuras tecnologias para a indústria da moda, a começar pela Inteligência Artificial? Siga o blog Audaces, assine nossa newsletter e não perca nenhuma atualização. 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

mulher tocando tela holográfica

05/11/2021

A importância do IoT para as Indústria e as Confecções 4.0

Escrito por Audaces

19/10/2021

Degradê Confecções: como a empresa cresceu 13% com as soluções Audaces

Escrito por Audaces

inteligência artificial na moda

09/06/2021

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces

PLM na confecção de moda

28/05/2021

PLM: o que é, benefícios e como aplicá-lo na Indústria da Moda

Escrito por Audaces

macchine taglio tessuti

07/12/2021

Sala de corte 4.0: a solução para a eficiência na etapa produtiva

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

19/11/2021

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces