Resumo:
- A automação têxtil faz com que trabalhos repetitivos passem a ser mais ágeis e seguros, aumentando a produtividade dos trabalhadores na indústria;
- A grande vantagem da automação para uma empresa têxtil é que ela permite linhas mais flexíveis e dinâmicas de produção. Porém, esses não são seus únicos benefícios;
- A Audaces é um grande aliada para quem deseja trazer a sua confecção para a Indústria 4.0. Faça o teste grátis da multissolução Audaces360 agora!
As empresas que atuam no setor têxtil e de confecção estão permanentemente sendo testadas pelo mercado. O comportamento do consumidor evoluiu continuamente, assim como avançam as conexões das cadeias de valor globais.
Entre os principais desafios que esses negócios devem enfrentar nos próximos anos está a automação do processo produtivo e a adoção cada vez maior da tecnologia.
Mas você sabe como uma confecção de moda pode se beneficiar com a automação? A redução de custos é apenas uma parte das vantagens que as companhias do setor podem verificar ao adotar esse recurso tecnológico.
Entenda mais sobre este tema presente no cotidiano de muitas indústrias e que fará cada vez mais parte da realidade do mercado.
Sumário
Boa leitura!
O que é automação têxtil?
É a ajuda da tecnologia para facilitar a produtividade na indústria da moda com processos que, antes, eram manuais. Assim, tudo que era feito apenas de maneira artesanal, passa a ter como auxílio máquinas e softwares que trazem mais agilidade e precisão, evitando erros.
Para funcionar corretamente, a automação deve estar presente em toda a cadeia produtiva, garantindo desde a otimização de tempo até uma maior competitividade e autoridade no mercado.
Máquinas modernas, softwares e outras tecnologias somam esforços com os colaboradores da confecção para produzir de uma forma muito mais rápida e eficiente.
É importante lembrar ainda que essas melhorias surgiram com a Indústria 4.0 e, por este motivo, a automação têxtil faz parte dos procedimentos industriais.
Leia mais: Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção
Principais vantagens da automação na indústria têxtil
Segundo a CNI, os processos de automação fazem parte de um arcabouço maior de tecnologias digitais que estão revolucionando todos os setores industriais, incluindo o têxtil.
Ainda de acordo com a entidade, a digitalização é importante para a indústria em geral porque ela tanto aumenta a sua eficiência, quanto melhora o aperfeiçoamento do produto e incentiva a criação de novos modelos de negócios.
O levantamento da entidade demonstrou que, quanto maior a intensidade tecnológica da atividade industrial, maior também é o uso das tecnologias digitais.
Na liderança do ranking, aparecem os setores de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com 61% de suas empresas adotando tecnologias digitais. Logo atrás vem o setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com 60%. O setor de produtos têxteis aparece em 8º lugar na lista.
Entre as empresas que adotam pelo menos uma dentre as tecnologias digitais listadas pelo levantamento da CNI, 73% a usam no processo de produção, 47% na etapa de desenvolvimento de produto e 33% têm esta tecnologia atrelada a novos negócios.
Olhando para estes três focos de aplicação das tecnologias digitais, as indústrias que fabricam produtos têxteis aparecem em 6º lugar no ranking dos processos, com 35% de adoção. Além disso, elas também aparecem em 4º lugar no uso de tecnologias com foco em produtos, sendo 17% do total.
Por dentro dos benefícios da adoção tecnológica
A grande vantagem da automação para uma empresa têxtil é que ela permite linhas mais flexíveis e dinâmicas de produção.
Os principais benefícios da adoção de tecnologias relacionadas à automação são os seguintes:
- Estabelecimento de linhas flexíveis e autônomas de produção;
- Aplicação do conceito de customização em massa;
- Redução a uma escala mínima de produção eficiente;
- Melhor atendimento a clientes com diferentes gostos e necessidades;
- Redução de custos operacionais e de desenvolvimento;
- Aumento da produtividade;
- Ampliação do mercado de atuação;
- Melhora na qualidade dos produtos.
Quais são as tecnologias de automação mais adotadas na indústria têxtil?
Uma sondagem especial feita pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) feita em 2016 demonstrou que, dentre todas as empresas extrativistas e dos diferentes segmentos da indústria, 21% já estavam adotando em nível médio-alto ou alto a automação digital sem sensores.
Enquanto isso, 48% delas tinham estes níveis de adoção com sensores para controle de processos.
Esse levantamento apontou ainda níveis de uso médio-alto ou alto da automação digital com sensores por 18% das empresas para identificação de produtos e condições operacionais.
Em relação às linhas flexíveis, 13% das indústrias tinham níveis de adoção do monitoramento e controle remoto da produção com sistemas do tipo MES (Manufacturing Execution Systems) e SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition).
Já 73% das empresas tinham níveis médio-alto ou alto de projetos de manufatura por computador CAD/CAM.
Leia mais: Sistemas CAD e CAM na confecção
Como aplicar tecnologias de automação na indústria têxtil?
A automação têxtil é uma prática que vem crescendo a cada ano, mas vale reforçar que a adoção da tecnologia e máquinas automatizadas pode contribuir para a melhora de diversos setores da indústria da moda.
Conheça 4 tecnologias para automação têxtil que podem contribuir com a sua empresa:
1. Integração de equipes e compartilhamento de dados
Para que todas as áreas e equipes possam ter um melhor compartilhamento de dados, é importante que a automação têxtil esteja presente ao longo da cadeia produtiva.
Máquinas e softwares podem ajudar a entender em qual momento é necessário manutenções, atualizações sobre as etapas do processo, além de outros fatores necessários.
Já os equipamentos integrados dão um bom norte sobre como melhorar diversos aspectos da empresa, assim criando estratégias e agindo diretamente em locais que precisam.
2. Controle de materiais e monitoramento de estoque
A tecnologia pode trazer maior controle sobre os seus insumos. Isso porque a automação têxtil ajuda na gestão e controle do seu estoque.
Os sistemas podem melhorar a análise de informações e dados, e até mesmo a estrutura e organização de setores. Tudo isso por meio da automação de atividades como recebimento, estocagem, conferência, movimentação, expedição e emissão de documentos.
3. Utilização de softwares de modelagem e corte
O maquinário que utiliza a automação têxtil ajuda a empresa a reduzir o desperdício de materiais, custo de produção e outras atividades. Isso porque consegue identificar falhas e problemas em tempo real.
Além de melhorar o uso dos recursos, a automação têxtil também impacta na produtividade, otimizando tempo e melhorando a comunicação entre setores.
4. Inspeção de qualidade
Existem máquinas que podem contar e até turbinar as atividades de qualidade. Com melhores processos de corte e encaixe, as chances de ter um produto final sem falhas é muito maior.
Conte com as tecnologias Audaces na automação têxtil da sua empresa
A automação no processo produtivo com o uso de equipamentos, como os da Audaces, permite que os colaboradores da confecção produzam muito mais e com melhor qualidade.
Saiba como ter tudo isso com uma empresa que é referência mundial em inovação tecnológica na moda:
Sala de Corte
Uma sala de corte automatizada permite a precisão muito maior no corte, além de otimizar o uso dos tecidos, minimizando as sobras e abolindo o retrabalho.
As peças saem da sala de corte prontas para a costura e sem a necessidade de ajustes posteriores.
A redução de custos surge tanto na utilização da matéria-prima, quanto nas horas de trabalho gastas pela equipe nos diferentes estágios da produção.
Todas estas vantagens fazem com que a empresa que investe em automação têxtil consiga obter um retorno muito mais rápido sobre o do investimento feito em equipamentos.
Audaces360
O Audaces360 leva a integração e automação da cadeia produtiva de moda para o próximo nível!
Da fase criativa ao desenvolvimento de fichas técnicas, das previsões de custos e viabilidade à criação de moldes, as suas coleções serão visíveis e manejáveis de forma fácil, rápida e otimizada.
Designers de moda, gerentes, assistentes, técnicos e modelistas. Todas as profissões da indústria da moda encontram no Audaces360 a solução para superar os desafios do mercado.
Conclusão
A automação têxtil veio para melhorar as entregas feitas pela indústria da moda. Máquinas e softwares trazem mais agilidade e ganhos para a sua empresa.
O futuro já começou – e ele vem com a tecnologia.! Baixe nosso e-book gratuitamente agora e conheça mais sobre o potencial da Indústria 4.0: