Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

06/03/2014

Áreas do vestuário: indumentária, moda e figurino

1 min

Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

Vestuário é o conjunto de peças de roupas que se veste em determinado momento e em qualquer época da história. E são três as grandes áreas do vestuário: indumentária, moda e figurino.
Indumentária é o uso do vestuário relacionado a épocas e povos, estuda todas as roupas anteriores ao surgimento da moda no Ocidente, ou seja, anteriormente ao século XVI. Assim, a chamada Pré-História, toda antiguidade oriental e ocidental e as fases da Idade Média compõem o campo da Indumentária. Uniformes profissionais e militares também são denominados indumentária, ou seja, todos os tipos de roupas que possuem formas, cores, materiais e acabamentos são determinados pelo seu objetivo de utilização.

Na moda, uma das áreas do vestuário, a subjetividade tem domínio sobre todo o processo de criação, é efêmera e passageira. Foi um conceito surgido no século XVI para determinar a transitoriedade e necessidade de renovação constante das roupas do dia a dia, acompanhando o vestuário e o tempo. E nos dias de hoje, a moda transmite aos outros quem somos.

Figurino é o traje usado por um personagem de uma produção artística, é parte da construção do personagem através do corpo do ator (atriz). Sem o personagem não existe figurino. Sem o corpo não existe a roupa. Esse corpo não é o corpo anatômico, passivo, mas um corpo histórico e psiquicamente constituído por seu pertencimento a um local, a um tempo e a um grupo.

Pensando que cada época tem um padrão de corpo predominante. Este figurino também é determinado pelo tipo de espetáculo que é destinado, assim, deve-se pensar em iluminação, movimento, versatilidade de uso e de troca, entre outros elementos importantes na sua composição e na composição da cena.

Leia também…
– Cinema e moda: a importância do figurino
Moda e indumentária: o que os artefatos de museu revelam
 

2 respostas para “Áreas do vestuário: indumentária, moda e figurino”

  1. Péricles lomba disse:

    Muito bom o texto explicativo e elucidante, embora curto.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

rolos de tecidos em fábrica têxtil

19/11/2021

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

robôs transportando estoque

12/11/2021

O que são e como funcionam as fábricas inteligentes

Escrito por Audaces

produto descontinuado Audaces

10/11/2021

Audaces comunica a descontinuidade de peças e suprimentos de Jet Print e Jet Print Plus

Escrito por Audaces