Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

10/07/2013

Wearable Food: projeto destaca roupas de comida

No MTV Video Music Awards de 2010, Lady Gaga causou polêmica com seu vestido de carne e desde então não se ouviu mais falar de roupas feitas a partir de comida. Até que uma fotógrafa coreana desenvolveu este ano o projeto Wearable Food, que pode ser traduzido como “alimentos usáveis”.

Yeonju Sung criou uma série de roupas femininas construídas com comidas frescas e depois fotografou-as. Sua inspiração foi a junção do desejo que as pessoas têm de se vestir bem com o desejo de comer, criando uma coleção em que as pessoas que veem acabam tendo o desejo de vestir e de comer ao mesmo tempo.

 

 

 

Yeonju Sung desenvolveu o projeto Wearable Food e fotografou comidas feitas de alimentos/ Reprodução

 

 

 

Apesar de serem 100% comestíveis, muitos dos objetos do projeto Wearable Food dão a impressão de que não são feitos de comida. Yeonju Sung utiliza vários tipos de alimentos para montar os vestidos, como nabo, tomate, cogumelos, frutos do mar, entre outros. E justamente por serem criados a partir de alimentos, as peças tendem a ter um curto período de vida.

O projeto Wearable Food e suas obras atuam no sentido de fazer um intercâmbio entre uma realidade existente e uma outra que aparece disfarçada e promovem uma desconstrução do significado real das vestimentas, onde elas deixam de ser apenas para serem utilizadas. A artista e fotógrafa Yeonju Sung começou a criar suas peças comestíveis e fotografá-las em 2009.

Misturar moda com comida não é uma ideia assim tão nova. O estilista Jean Paul Gaultier, um dos mais conceituados da atualidade, expôs uma coleção de roupas feitas a partir do uso do pão como matéria-prima no evento Arte Contemporânea, no Boulevard Raspail, em Paris. O estilista escolheu os pães por que antes de pensar em trabalhar como desenhista, queria ser padeiro.

 

 

 

 

 

 

O estilista Jean Paul Gaultier produziu uma coleção de roupas de pães/ Reprodução

 

O fotógrafo Ted Sabarese também já teve uma iniciativa parecida. O projeto Hunger Pains, realizado por ele, vestiu modelos com roupas feitas de comida. O centro comercial Westfield, em Sydney, também apresentou ao público uma coleção de roupas confeccionadas com alimentos. As peças são frutos de parcerias entre estilistas e chefs de cozinha.

Por Isadora Guercovich
Estudante de Produção de Moda do Senai/SC 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Novembro Azul

30/11/2020

Novembro Azul: A cor da moda para os homens

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces