Resumo:
- O desfile de moda leva as tendências até o público e até mesmo outras empresas da área;
- Estes desfiles trazem toda a criatividade dos profissionais envolvidos e muitas novidades para quem ama moda;
- Experimente gerenciar sua coleção de forma grátis com a multissolução Audaces360!
Quer economizar tempo? Dê play e ouça nosso conteúdo agora!
Os desfiles de moda são, sem dúvidas, o ponto máximo da criação fashion e os acontecimentos mais conhecidos do público geral referentes à Indústria da Moda.
Todos, em algum momento, já se depararam com cenas de modelos desfilando com peças de roupa e acessórios e possuem maior ou menor entendimento sobre o significado do evento e sua importância para o setor.
Mas você sabe qual a importância dos desfiles para a Indústria da Moda? Certamente, esses eventos, possuem um significado maior do que somente a exposição do trabalho dos estilistas e suas últimas coleções.
Sumário
Quer saber tudo sobre os momentos que antecedem os desfiles e sua verdadeira importância para o setor fashion? Preparamos um conteúdo rico para você! Boa leitura.
Qual a importância de um desfile de moda para a sua coleção?
Por fazer parte de uma indústria dinâmica, os produtos da moda constantemente se constroem ou se reconstroem, incorporando os valores do design e da arte, incorporando tendências e inaugurando novas estéticas e formas de se fazer moda.
Assim, a cada desfile de moda, o designer se prepara para apresentar todo seu momento de experimentação e inovação, uma contextualização de ideias e objetos num novo ambiente, criando um ambiente de expectativa e surpresa.
Sendo assim, a importância dos desfiles está justamente ligada ao fato de que eles são a exposição dessas ideias, a apresentação desses elementos ao público, à crítica e àqueles que são responsáveis por estabelecer as tendências.
Além disso, os desfiles do prêt-à-porter também funcionam como “vitrines” para as coleções das grandes marcas e antecedem ao público as tendências de cores, cortes, modelos que farão parte do catálogo da marca na próxima estação.
Leia mais: Conheça a agenda Fashion Week e acompanhe os principais desfiles de moda
Como fazer um desfile de moda de sucesso?
Quando os modelos sobem às passarelas com roupas impecáveis, maquiagem perfeita e cabelos feitos, poucas pessoas conseguem imaginar todo o processo de criação, produção e montagem de um desfile de moda.
Tudo começa com uma simples ideia que move uma equipe enorme nos bastidores do universo fashion. Saiba o que é feito antes, durante e depois de um desfile de moda:
Antes do desfile
Após definido o tema da coleção, é feita uma pesquisa profunda sobre o tema e selecionam-se as cores, tecidos, bordados e outras matérias-primas que irão compor a coleção de moda.
Após tudo definido, é o momento de fazer os moldes, construídos a partir dos croquis. Nessa etapa, a equipe escolhe o volume e o comprimento das peças e define a modelagem.
Nesta etapa, faltando cerca de um mês para o desfile de moda, define-se o look, ou seja, qual peça da coleção vai com quais acessórios.
O stylist é quem decide quais os itens que vão ser desfilados. Os maquiadores e cabeleireiros entram em cena e finalizam o conjunto que será apresentado ao público.
Para encerrar esta etapa, o designer e o stylist discutem e definem em qual ordem os looks serão apresentados durante o desfile de moda.
Nas últimas semanas que antecedem o desfile, o estilista seleciona que cenário vai estar presente no seu desfile e o tipo de formato da passarela.
Em torno de duas semanas antes do desfile, define-se quem irá vestir cada peça. Nesta fase, leva-se em consideração as agendas e cachês das top models.
Poucos dias antes do desfile, o estilista reúne os assistentes e as costureiras para fazer os últimos ajustes das peças no corpo dos modelos.
Também é feita uma análise de todos os looks, se estão com os bordados, zíper e costura no lugar. Para garantir que tudo vai sair perfeito, é feito um ensaio antes do desfile.
Enquanto o estilista e o stylist ajustam os últimos detalhes e aprovam todo o conjunto, cada modelo é fotografado com os looks. No dia do desfile, as imagens servem como base para a produção.
Leia mais: Saiba o que é e como destacar sua coleção através do metaverso na moda
No dia do desfile
Depois de todos esses preparativos, chega o grande dia do desfile. Cabeleireiros e maquiadores preparam os modelos.
As passadeiras, bordadeiras e costureiras ficam atentas e realizam as alterações necessárias nas roupas – pregam botões que caem, costuram pregas que desmancharam.
Os modelos se organizam por ordem de entrada na passarela e inicia-se o grande final, o desfile, onde a coleção desenvolvida durante meses é apresentada ao público.
Nesta etapa, todos os integrantes da equipe estão presentes e contribuem para que o desfile saia sem erros e emocione o público.
Leia mais: Conheça as vantagens da pesquisa de tendências de moda para a sua confecção
Depois do desfile
Após o desfile de moda é o momento de focar em confecção, marketing e vendas! Isso, pois as marcas já têm acesso ao que é tendência no mercado da moda e iniciarão a confecção das peças seguindo as trends.
Logos após as peças estarem confeccionadas é o momento de investir em marketing para que suas vendas sejam sucesso. Mostre aos clientes que as peças que estavam na passarela podem e devem ser utilizadas por eles.
Leia mais: Descubra como fazer um bom pitch de vendas na área de moda
Quanto tempo demora para criar um desfile de moda?
De forma geral, a construção de uma coleção e todos os preparativos para o desfile demoram meses entre as etapas criativas e o momento final.
Isso porque, como visto, o trabalho envolve dezenas de profissionais capacitados, de diferentes setores e funções.
Todo o esforço deve ser integrado para que o resultado final esteja dentro do cronograma da coleção e possa ser apreciado pelo público especializado e os consumidores gerais.
4 exemplos de desfiles de moda que marcaram época
Dentre diversos desfiles que aconteceram nos últimos 30 anos, quatro se destacaram. Cada um marcou sua década, trazendo novidades e inovando além da moda.
Conheça um pouco mais sobre eles:
Alexander McQueen (1999)
O desfile “No. 13” da coleção outono-inverno 1999 da grife Alexander McQueen
Marcou época devido à apresentação teatral e chocante. Com modelos desfilando em um cenário sombrio, com máscaras e roupas inspiradas na Idade Média. Foi um desfile que desafiou as convenções da moda e explorou temas obscuros.
Jum Nakao (2004)
Já o desfile “A Costura do Invisível” na São Paulo Fashion Week, do designer brasileiro Jum Nakao ficou famoso por apresentar vestidos de papel cortados ao vivo durante o desfile.
Ele revelou a fragilidade da moda e o trabalho meticuloso envolvido na sua criação.
Moschino (2014)
A Coleção outono-inverno 2014 da grife Moschino, liderado pelo diretor criativo Jeremy Scott, foi memorável pela sua abordagem lúdica e extravagante à moda.
Apresentou roupas inspiradas em fast food, como bolsas em forma de caixa de batatas fritas e vestidos de hambúrguer, o que causou um impacto significativo na cultura pop.
Dolce & Gabbana (2022)
Este desfile é um exemplo mais recente que marca época devido à sua inovação na integração da moda com o metaverso.
A Dolce & Gabbana realizou um desfile virtual no Metaverse Fashion Week em 2022, demonstrando como a tecnologia está começando a desempenhar um papel importante na indústria da moda.
Foi uma experiência única e futurista que abriu novos caminhos na moda digital.
De que forma a tecnologia pode beneficiar seu desfile de moda?
A tecnologia tem o potencial de aprimorar significativamente a experiência de desfiles de moda, desde a criação de roupas até a promoção, vendas e até mesmo a experiência do público.
Ela abre oportunidades para a inovação e a criatividade na indústria da moda. Conheça alguns benefícios que ela pode trazer:
Realidade Aumentada e Realidade Virtual
A Realidade Aumentada e à Realidade Virtual criam experiências imersivas durante o desfile.
Os espectadores podem usar óculos de RA/RV para ver modelos virtuais interagindo com roupas e acessórios em tempo real ou para explorar virtualmente a coleção.
Leia mais: Descubra como a moda imersiva pode beneficiar a sua confecção
Transmissão ao vivo e streaming
A tecnologia permite que os desfiles de moda sejam transmitidos ao vivo para uma audiência global. Isso amplia o alcance do evento e permite que pessoas de todo o mundo assistam aos desfiles em tempo real.
Mídias sociais
As redes sociais desempenham um papel vital na promoção de desfiles de moda.
Os estilistas e as marcas podem usar plataformas como Instagram, Facebook e TikTok para compartilhar vídeos, fotos e histórias dos bastidores, criando antecipação e engajamento com o público.
Tecidos e materiais inteligentes
A tecnologia também está sendo incorporada aos próprios materiais têxteis. Tecidos inteligentes podem mudar de cor, textura ou forma em resposta a estímulos externos, como luz ou temperatura, adicionando elementos de surpresa e inovação às coleções.
Leia mais: Saiba como utilizar tecidos tecnológicos na sua coleção de moda
Impressão 3D e corte a laser
A impressão 3D e o corte a laser estão sendo usados para criar peças de roupa personalizadas e detalhes intricados em roupas. Isso permite uma maior personalização e criatividade no design de moda.
Análise de dados e Inteligência Artificial
A análise de dados e a Inteligência Artificial podem ser usadas para entender melhor as preferências do público-alvo, prever tendências e otimizar estratégias de marketing.
Além disso, usa-se a Inteligência Artificial para criar designs de moda gerados por algoritmos.
Leia mais: O que é moda phygital e como ela integra o físico e o digital na sua coleção?
Sua coleção de moda pronta para desfilar com Audaces
Ter uma produção interligada é um ponto positivo e necessário para quem deseja ter suas entregas com antecedência e garantia de precisão. Conheça os softwares Audaces que ajudam na criação das suas peças desde o início!
Audaces Isa
O Audaces Isa é um Fashion PLM que ajuda sua empresa no gerenciamento das coleções, acompanhando em tempo real o desenvolvimento dos produtos.
Utilizando esta ferramenta, você consegue reduzir o tempo de lançamento de uma coleção em mais de 30%!
Além disso, você ainda consegue mantém todas as áreas focadas nos seus processos, trazendo mais eficiência para a empresa.
Com no Audaces Isa, você pode:
- Centralizar as informações em ambiente colaborativo;
- Ter um repositório online de todos os arquivos dos produtos;
- Manter seus arquivos armazenados em segurança e nas nuvens;
- Ter acesso online onde e quando quiser, inclusive pelo celular;
- Gerar relatórios dinâmicos e completos para tomadas de decisões.
Audaces Fashion Studio
O Audaces Fashion Studio é uma tecnologia que traz ainda mais excelência ao trabalho dos designers de moda!
Ao utilizar este software você desenha diretamente em manequins virtuais 3D, o que torna o processo de design muito mais interessante.
Com essa tecnologia, os estilistas podem explorar como os materiais se ajustam aos manequins virtuais, o que os ajuda a entender melhor como suas roupas vão ficar no mundo real.
O Audaces Fashion Studio é muito flexível. Os designers podem facilmente fazer alterações em estampas, formas e padrões, permitindo que cada detalhe da roupa aprimore-se até ficar perfeito.
Além disso, tudo acontece digitalmente, o que economiza dinheiro em materiais e tempo, já que não é necessário fazer protótipos físicos repetidamente. Isso torna o processo de design mais rápido, desde o início até a produção final.
Agora que você tem motivos para desenhar virtualmente, que tal aprender como e por que usar desenho virtual 3D para moda? Baixando este e-book você conhece o presente e o futura da técnica. Faça agora!
FAQ
A importância dos desfiles está justamente ligada ao fato de que eles são a exposição dessas ideias, a apresentação desses elementos ao público, à crítica e àqueles que são responsáveis por estabelecer as tendências.
A tecnologia tem o potencial de aprimorar significativamente a experiência de desfiles de moda, desde a criação de roupas até a promoção, vendas e até mesmo a experiência do público.
De forma geral, a construção de uma coleção e todos os preparativos para o desfile demoram meses entre as etapas criativas e o momento final.