Saiba como utilizar tecidos tecnológicos na sua coleção de moda12 min read

Resumo:

  • Tecidos tecnológicos são propostas que surgiram pelo século XX e usam fibras sintéticas ou misturadas às naturais para alcançar novas possibilidades em termos de produção e resultados;
  • As funções do tecido tecnológico vão além de oportunidades de design. Alguns tipos são usadas em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), outros protegem de raios UV, são muitas possibilidades;
  • Moda e tecnologia são parceiras como linha e agulha, e o profissional ou a confecção que quiserem se destacar precisam estar atualizados. Aplique modernidade à sua produção com Audaces360!

Quer economizar tempo? Dê play e ouça nosso conteúdo agora!

Algodão e linha dificilmente serão descartados pela humanidade, mas novos materiais são criados e o profissional da moda deve estar pronto para lidar com eles. Entre os destaques, deve-se levantar os tecidos tecnológicos. Não são apenas combinações de fios, são ciência aplicada à moda.

Os tecidos desse tipo permitem que uma confecção atinja novos patamares sociais. É fato que as passarelas são o sonho de muitos profissionais, mas há outros caminhos que dá para seguir. Os tecidos tecnológicos dão às marcas de roupas a oportunidade de serem aliadas da medicina, do esporte e mais!

Esse tipo de material já é realidade há um tempo. No entanto, ainda há poucos profissionais qualificados e empresas operantes nesse segmento. Então, estudar os tecidos tecnológicos podem dar a você uma vantagem competitiva por um emprego ou espaço no mercado, com uma confecção tech e inovadora.

Aprenda mais sobre isso abaixo!

O que são tecidos tecnológicos?

O conceito de tecido tecnologicamente, a grosso modo, começou por meados de 1970. Nessa época, surgiram as tais das microfibras, fios tão espessos quanto o cabelo. Apesar do tamanho, esse tecido tinha mais qualidade do que o poliéster tradicional.

Com o tempo, o conceito, a tecnologia, as ferramentas, a ciência e tudo o mais evoluiu. Os também chamados de tecidos inteligentes hoje em dia conseguem fornecer benefícios às peças de roupas que vão além do que se pensa de primeira no contexto da indústria da moda.

Esses tecidos tecnológicos podem ser antialérgicos, proteger contra raios ultravioletas e monitorar frequência cardíaca, por exemplo, como veremos mais à frente. Mas também podem se referir aos materiais usados em roupas do dia a dia, que focam em elegância ou conforto, sem um grande propósito na medicina ou outra área.

Leia mais: Entenda como criar coleções com os principais tipos de couro

Diga adeus aos atrasos e desperdícios no corte de tecidos com a Sala de Corte Audaces.
Gerencia suas coleções desde a fase de criação até a venda com Audaces Isa.
Desenhe e gradue tamanhos de roupas direto no computador com Audaces Moldes.
Crie, edite e aprove suas peças digitalmente com Audaces Fashion Studio.
Integre ficha técnica e estimativa de custos em tempo real com Audaces Idea.

Como funcionam os tecidos tecnológicos?

Tecidos tecnológicos podem ter propriedades antibacterianas, protetoras solares, entre outras.

Essa é uma excelente pergunta. A resposta, no entanto, não é tão simples. Isso porque há diversos tipos de tecidos tecnológicos e, sendo assim, podem funcionar de muitas formas diferentes. Se você quiser aprender sobre mais opções do que as que comentaremos abaixo, dê uma olhada nas startups de moda.

Agora, ao exemplo dos funcionamentos dos tecidos:

Em 2020, uma empresa chamada Biotecam criou o TEXTICEL, um tecido feito por bactérias. Isso mesmo, produzido em laboratório, usa biotecnologia, ajuda a solucionar problemas ambientais e muito mais.

Além disso, é possível aplicar um pós-processamento para alterar a maleabilidade, o cheiro, a cor e a textura do tecido. Bacana, né? E a empresa ainda é brasileira!

Outra startup tupiniquim, a ChemBioNano, desenvolveu lá na Unicamp um tecido feito a partir de nanopartículas de pratas biogênicas. O resultado final é um material com propriedades antissépticas que se mantém mesmo após inúmeras lavagens.

Talvez o tecido ainda evolua mais e também estilistas pensem em formas criativas de usá-las nas passarelas, mas atualmente seu uso é voltado para uniformes hospitalares.

Agora, lá em Israel, tem uma ideia diferente. A Algaeig lançou um tecido biodegradável, não tóxico e de baixo consumo de energia usando um tipo de bactéria bem específico: algas.

Essa solução verde é sustentável e fácil de ser cultivada no mar, em fazendas verticais que funcionam com energia solar. Ela não ocupa terras agrícolas e não emite carbono em operações de uso de fertilizantes.

O funcionamento, então, depende do tecido e do fabricante. A tecnologia é uma grande aliada da moda.

Leia mais: Entenda como a tecnologia pode ser uma aliada para a moda autoral

Exemplos de tecidos tecnológicos e aplicabilidade na moda

No tópico anterior, mostramos que o termo tecidos tecnológicos se refere a uma grande gama de materiais desenvolvidos cientificamente em laboratório. Sendo essa a realidade, há muitos exemplos disponíveis por aí, para diversos propósitos e compostos por diversos materiais.

Há opções pensadas em sustentabilidade, em luta vegana, em melhoria de produção etc. Entre os vários objetivos e qualidades desses tecidos, há 6 que se destacam. Até porque, são características que, que ótimo, vários cientistas estão alcançando por diversos meios.

Assim, temos opções para diferentes necessidades. Confira abaixo 6 exemplos de tecidos tecnológicos:

Tecido impermeável

Os tecidos tecnológicos impermeáveis são aqueles que com resistência à incidência de água em sua superfície.

Entre as diversas vantagens, está em permitir a evaporação do suor, ser mais resistente à água (bom para roupas aquáticas), até proteger melhor da chuva, mantendo-se seco. Há várias tecnologias que trazem essa qualidade, como o Gore-Tex, feito a partir de PTFE ou ePTFE.

Peças desportivas combinam muito bem com esse tipo de tecido tecnológico. No entanto, não são só elas. Se você atribuir essa características a roupas comuns, fornece aos seus clientes proteção em dia de chuva e resistência ao frio, sem degradar a peça.

Tecido antibacteriano

Os tecidos antibacterianos tem uma propriedade muito importante é que evitar o mau cheiro do suor. Isso porque essa excreção nunca teve cheiro ruim, o problema são as bactérias que se reproduzem na superfície da pele.

Com roupas que usem esse tecido, impede-se a reprodução desses micro-organismos e, por consequência, o mau cheior. Ao mesmo tempo, evaporar o suor permite manter a aparência de limpo e a proteger o tecido, além de usar menos água na lavagem.

Tecido antimicrobiano

A pandemia teve resultados muito tristes na humanidade. A prevenção de novas doenças como o Coronavírus, no entanto, evoluiu. Entre as novas proteções, há o tecido antimicrobiano que, conforme o fabricante, neutraliza o vírus da Covid-19.

Essa variação do material usa íons de prata que, em escala nanométrica, aumenta o poder germicida e viricida, protegendo dessa e outras doenças.

Você sabia que é possível adicionar eventos de tecnologia ao seu calendário de moda? Inclusive, na organização de tarefas, faz sentido incluir os prazos de desenvolvimento, caso use laboratório próprio ou contratado.

Leia mais: Confira o calendário de moda com as datas mais importantes para o setor têxtil

Tecido com proteção solar

Os tecidos tecnológicos com proteção UV são o sonho (e realidade possível) de quem pratica atividades físicas ao ar livre. O filtro solar sempre foi essencial, assim como alguns acessórios, como chapéus e óculos escuros. Só que toda proteção tem um limite e precisamos nos valer de recursos diversos.

A moda esportiva, junto com a ciência, conseguiu chegar a um tecido que protege você do sol. Claro, não use como desculpa para evitar protetor, mas ainda é um grande aliado.

Normalmente, esse tecido é feito com fibras de dióxido de titânio, fabricadas com algodão e banhadas quimicamente com aditivos de fotoproteção. No entanto, diferentes fabricantes podem ter fórmulas próprias, como é comum no mundo da tecnologia.

Tecido com tecnologia repelente

Segundo o Correio Brasiliense, uma empresa brasileira desenvolveu um tecido que controla calor, odor e… insetos! Isso, é um tecido repelente que promete manter mosquitos, pernilongos e moscas longe de quem estiver com a roupa.

Esse tipo de propriedade é incrível, principalmente para alérgicos ou pessoas que procuram equipamento para se aventurar na natureza. E, antes que você pense, não, essas propriedades não saem com lavagem. Você pode usar como roupa comum, lavar, amassar etc, ela continuará mantendo os mosquitos longe de você.

Se você quer investir em tecidos tecnológicos, temos uma sugestão. Considere fechar collabs com laboratórios, universidades e pesquisadores.

Leia mais: O que é collab na moda? Conheça as vantagens e exemplos de sucesso no mundo fashion

Tecido para monitoramento de frequência cardíaca

Imagina se fosse possível monitorar a saúde cardíaca de uma pessoa com apenas uma camiseta? Traria muitas vantagens para esportistas, médicos e pacientes com doenças que afetem o coração.

Pois em 2014, uma empresa japonesa, a Toray, lançou o tecido “Hitoe”, composto por nanofibras de alta condução e alta sensibilidade a sinais biológicos, funcionando como eletrodos acoplados ao tecido.

E, com toda essa tecnologia, as peças podem ser lavadas normalmente, Seu funcionamento? Esses pulsos são transmitidos ao seu smartphone, por meio de um aplicativo que reúne, lê e interpreta os dados e exames.

Vantagens de utilizar os tecidos tecnológicos na moda

Vantagens de utilizar os tecidos tecnológicos na moda

Secagem rápida

É verdade que nem todo tecido tecnológico é criado pensando em praticidade do dia a dia como prioridade. No entanto, isso não quer dizer que esse fator não entre na equação. As peças de roupas criadas em conjunto com a ciência trazem várias facilidades, como lavagens mais efetivas e secagem mais rápida.

Poder contar com uma roupa sempre sequinha diminui sua demanda por peças, sua espera pela secagem e desgaste por exposição ao sol. Também permite você otimizar as suas tarefas domésticas, o que, convenhamos, é um bom tempo a ser reaproveitado,

Vida útil maior

Todos os anos, cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartadas em um ano depois da compra no Brasil, como mostra a pesquisa de Bruna Lozano. Não por uma simples questão de pessoas cansarem da roupa, mas também tem a ver com baixa qualidade, desgaste, rasgos etc. E é aí que os tecidos tecnológicos chegam como protagonistas.

Materiais de maior qualidade e resistência, possuem uma vida útil proporcional. Dessa forma, protege-se a natureza e, também, o bolso dos consumidores. Poder usar peças por anos é uma ótima forma de combater o furo no orçamento de muitos brasileiros.

Processos de fabricação mais sustentáveis

A produção de tecidos tecnológicos pode ser otimizada com a evolução da ciência. A consequência disso é o surgimento de materiais, equipamentos e processos que impactam menos o planeta. Pode-se chegar a peças de roupas cada vez mais sustentáveis, sem abandonar o bom gosto e ainda abraçar novas qualidades.

Se você gosta de lutar com o seu trabalho por um mundo mais sustentável, temos uma sugestão. Na verdade, são três. Confira o nosso artigo que ensina 3 boas práticas para minimizar o impacto do consumismo na moda. Vamos lutar por um mundo melhor sem deixar o estilo de fora!

Crie a sua próxima coleção com tecidos tecnológicos no Audaces Idea

Tecidos tecnológicos não são matérias-primas que você simplesmente colhe do chão. Eles são industriais ou manufaturados, produzidos com ciência, passam por muitas mãos até chegar na confecção. Logo, eles possuem custo e você não vai querer desperdiçar dinheiro e material com erros e inúmeros protótipos.

Se quiser ter uma marca sustentável, tanto econômica quanto ecologicamente, é importante usar soluções digitais que deem mais assertividade à sua produção. Entre as disponíveis no mercado, a melhor que temos para sugerir é a Audaces Idea, parte do conjunto Audaces360.

Veja os benefícios:

  • Automatize a criação de fichas técnicas e pre-custo dos modelos;
  • Faça desenhos técnicos com ferramentas específicas para moda;
  • Amplie e edite estampas rotativas e localizadas;
  • Integre ficha técnica e desenho técnico em um único módulo;
  • Importe modelos para usar na ficha técnica;
  • Ficha técnica automatizada que se integra com sistemas de gestão;
  • Ferramentas fáceis e intuitivas;
  • Elimine erros e dê clareza à comunicação entre as operações de Estilo e Modelagem da sua empresa, evitando retrabalho;
  • E muito mais!

Tudo isso está disponível para teste grátis. Faça agora e conheça a Audaces!

Além disso, também temos um presente para você. Se trata do nosso e-book “Etiqueta Certa: como usar a tecnologia a seu favor na criação de etiquetas”. Confira abaixo, é grátis!

FAQ

O que são tecidos tecnológicos?

Tecidos tecnológicos são propostas que surgiram pelo século XX e usam fibras sintéticas ou misturadas às naturais para alcançar novas possibilidades em termos de produção e resultados.

Exemplos de tecidos tecnológicos:

Tecido impermeável, tecido antibacteriano e antimicrobiano, tecido com proteção solar e tecido com tecnologia repelente.

Quais as vantagens de usar tecidos tecnológicos na moda?

Secagem rápida, vida útil maior e mais sustentável.

sobre o autor
Audaces
A Audaces é referência mundial no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor da moda, integrando processos, pessoas e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscando por algo?
Pesquisar

Exclusivo para você

Tire suas dúvidas e saiba como ter a sua confecção de moda própria

6 cursos de modelagem que vão ajudar a melhorar seu desempenho

Confira a tabela de composição dos tecidos e conheça os mais utilizados

Conheça a multissolução Audaces360 e otimize a sua produção desde já!

Entenda o cenário atual e como se manter competitivo no mercado da moda

Artigos relacionados