Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

16/04/2013

Referências estéticas da moda: O Cinema

 

Mas para além dos ditames de modas e comportamentos, esses e muitos outros filmes (refiro-me aos filmes do post anterior) – bem como diretores, atores, personagens – serviram e ainda servem, constantemente, como inspiração para o desenvolvimento de coleções de moda.
Percebo o “casamento” entre cinema e moda, cada dia mais “apaixonado” e sólido – a relação entre essas duas indústrias é, hoje, simultaneamente, complementar e competitiva, o que a torna bastante produtiva.

 

 

 

 

 

Imagem: Reprodução

A abordagem temática, a atenção e o apuro estético da indumentária do filme, e, sobretudo, a eficaz transposição da linguagem cinematográfica para a linguagem de moda, expresso em filmes como Moulin Rouge (2001), Piratas do Caribe (2003), Memórias de uma Gueixa (2005), Maria Antonieta (2006), A Dama de Ferro (2011), O Diabo veste Prada (2006), Sexy and the City (2008), Coco antes de Chanel (2009) revelam a vitalidade e viabilidade plástico-econômica dessa relação.

 

 

 

 

Imagem: Reprodução

A despeito do lugar comum, muitas vezes, figurino e coleção de moda, patenteiam que criar a partir da “matéria velha” e com base no princípio de alteração e continuidade, pode ser altamente renovador (desde que se alimente o espírito criativo).

Ah! Merece destaque nesse campo, a potência visual da atual série de filmes que recontam e/ou releem os contos de fadas – verdadeiros alentos para nossa potencial necessidade criadora que serão abordados em outros posts.

Por Clícia Machado
Consultora da Federação das Indústrias de Minas Gerais

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces