Por Roberto Piancó
Consultor de empresas e especialista em CAD/ CAM.
A função do pique é mostrar o local de união das partes do molde, determinar a posição de etiqueta, botões, bolsos etc. Mas queremos destacar aqui a importância do pique com objetivo também de treinamento da costureira para determinar o número de paradas que ela poderá efetuar durante uma determinada costura.
Vejamos o exemplo a seguir.
É muito comum, nas empresas de confecções, vermos costureiras que fazem duas, três e até quatro paradas para fechar uma lateral ou fechar entre pernas de uma calça, o que aumenta bastante o tempo da operação em questão.
O pique do molde ilustrado na imagem anterior serve primeiramente para mostrar o local de união do dianteiro com o traseiro da calça, para evitar torção de tecido ou malha, se não forem bem distribuídos. Além disso, o pique serve para determinar para costureira que ela poderá parar somente uma vez para costurar a lateral dessa calça e que essa parada ocorrerá no pique.
Com essa metodologia criamos um método padrão para todas as costureiras e, com certeza, reduziremos o tempo da operação de 7 a 10%. Dessa forma, melhoramos a nossa performance.
Leia mais:
Como fazer piques no tecido?
Processo de etiquetagem na confecção de vestuário
Moldes: identificações básicas