Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda*
No último post comentei sobre o novo consumidor, o consumidor autor, que hoje faz parte das pesquisas das empresas e auxilia as empresas no processo de pesquisa e criação de seus produtos. Esse tipo de pesquisa deve analisar os fatores que influenciam a decisão de compra e consumo. Estes fatores são de natureza cultural, social e psicológica. Os fatores culturais englobam a cultura, hábitos, costumes, pensamentos e ideologia do consumidor; os fatores sociais referem-se aos grupos sociais aos quais o consumidor pertence. O estudo dos grupos permite identificar os líderes, inovadores e seguidores e analisar os efeitos da aceitação social; os fatores psicológicos incluem a análise de fatores pessoais de processamento da informação, sua captação e decodificação através de mecanismos de sensação, percepção, aprendizado e memória e seus aspectos motivacionais, emocionais e comportamentais e de personalidade.
Sobre a caracterização do comportamento do consumidor do ponto de vista do comportamento de compra, importa conhecer e compreender os fatores culturais que determinam as necessidades e desejos, os fatores sociais, isto é o grupo de referência, papéis ou posições na sociedade, fatores pessoais tais como idade, fase do ciclo de vida, ocupação, estilo de vida, e, por fim, os fatores psicológicos referentes à motivação, percepção aprendizagem, crenças e atitudes.
A análise e interpretação destes fatores permitem às empresas um conhecimento mais profundo do seu consumidor-alvo, e assim conseguem a informação necessária para o desenvolvimento de produtos que possam conquistar a sua preferência.
Ou seja, conhecer para quem se cria e estar atento a todos os sinais emitidos por eles e pela sociedade é extremamente importante para o sucesso de uma empresa.