Conhecer o perfil do cliente de moda pode auxiliar as empresas a desenvolver produtos e campanhas de comunicação direcionados ao público-alvo. Porém, esta não é uma tarefa fácil, visto que existem muitas variáveis – sazonalidade, vaidade, tendências, entre outros – que motivam um cliente de moda a adquirir uma roupa. Além desses fatores, o empresário deste setor deve entender que o consumidor também se preocupa com a ergonomia e com o conforto que a peça proporciona.
Entender o que motiva o cliente de moda a tomar a decisão de compra é um desafio para o empresário, que precisa analisar todas as variáveis do seu público-alvo. A fim de ajudar a compreender o perfil do consumidor de moda em suas diferenças de idades e segmentos, a professora Maria Alice de Vasconcelos Rocha desenvolveu uma pesquisa com consumidores brasileiros e estrangeiros. O estudo teve como conclusão a elaboração de 38 indicadores para o consumo de moda. Abaixo segue a lista do que as pessoas levam em consideração na hora da compra.
Apostila Indicadores para o comportamento do consumidor de moda/ Fonte: Kunst e Rocha
O estudo desenvolvido pela pesquisadora é válido como uma fonte de informação para compreender os consumidores e o que os levam a comprar um produto. Porém, os indicadores levantados durante a investigação, devem ser atualizados e alterados em razão do dinamismo e inovações que revolucionam o mercado.
Para os empresários que atuam no varejo, é possível utilizar essas informações e desenvolver estratégias de baixo custo a fim de pesquisar e entender o perfil do cliente de moda. Outro ponto relevante, é a parceria com estabelecimentos fornecedores de produtos, que podem auxiliar a entender os condicionantes que influenciam na decisão de compra.
Muitos empresários possuem loja própria e podem desenvolver estratégias de baixo custo para
pesquisar e entender melhor seus clientes. O desenvolvimento de parceria com lojas fornecedoras de artigos também pode apoiar na compreensão dos condicionantes que podem influenciar na decisão de compra.
Leia mais:
Antropologia e semiótica de marcas
Pesquisa de moda: como entender os desejos do consumidor?
Antropologia e semiótica de marcas
A onda do consumo consciente de moda