Por Lucía Andrea
Designer, antropóloga e empresária de moda
Aqui, no Ocidente, somos condicionados a separar a vestimenta em dois gêneros: masculino e feminino. Calças para homens, saias para mulheres. Parece simples e indolor, mas por que mesmo que as coisas são assim?
Sem nem precisar voltar muito no tempo, apenas viajando um pouco aqui pelo nosso planeta, podemos constatar que a binarização saia/calça não é algo tão generalizado assim. Sarongues (Ásia), kilts (Escócia) e fustanelas (Grécia) são tradicionais vestimentas masculinas, SEM uma costura no meio das pernas. Em outras palavras, nada mais são do que… saias!
A invenção do mundo como ele é
Por que os homens, especialmente aqui na América Latina, tendem a rejeitar peças de roupa que denotem alguma feminilidade? E por que nós, mulheres, rapidamente apontamos aqueles homens “desviantes” desse conceito de masculino que, sob hipótese alguma, podem beneficiar-se do conforto de uma saia esvoaçante e fresquinha?
Os conceitos de masculino e feminino, tais como os conhecemos, foram construídos socialmente e nada tem a ver com biologia. Explico: não há nada físico, ou genético, que impede os homens de usarem saias. Tanto é que, até certa época, a única vestimenta possível no mundo era a saia, para homens e mulheres.
Sumário
Aqueles velhos padrões
Aqueles velhos padrões de gênero pré-estabelecem que forte se opõe a frágil, rude se opõe a delicado, dominador se opõe a submisso e que calças se opõem a saias.
Mas… será que, em pleno século XXI, nossas roupas ainda precisam repetir tão profundamente essa abrupta diferença (inventada por nós mesmos) entre dois gêneros que, na verdade, cada dia tornam-se mais fluidos e menos binários?
Meninos de saia
Felizmente, o mundo está mudando. Saias são confortáveis, são fresquinhas, e todos os seres humanos deveriam ter o direito de usá-las sem, por isso, ter que causar estranheza e rejeição na sociedade.
O Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, recentemente aboliu a distinção de gênero nos uniformes após um protesto realizado pelos alunos em defesa a uma aluna transexual que foi barrada por estar usando saia. Ações como essa demonstram o quanto nosso mundo já não cabe nessas regras antigas (e ainda bem!).
Para finalizar, reuni algumas fotos de Street Style masculino, repletas de charme, elegância e… SAIAS.
Fontes de Pesquisa: Calça Thai e Coletivo Geledes.
Uma resposta
Eu faz um mês que aderi ao uso da saia e estou gostando