Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

03/09/2013

Problemas no corte das roupas: como evitar?

No setor de corte das confecções, podem ocorrer algumas imperfeições devido ao procedimento feito de forma inadequada. Porém, esses problemas no corte das roupas podem ser evitados.

Um exemplo desses problemas é o sentido de corte da peça que pode causar inúmeros defeitos à roupa. Quando o sentido de corte da peça não é respeitado, provoca a torção – defeito encontrado principalmente nas pernas, gancho, pala e vista -, o que causa um desconforto ao vestir. Esse sentido de corte, também chamado de “fio”, é definido na construção da modelagem.

A figura abaixo mostra o sentido correto do corte-fio de uma calça jeans. 
O fio da peça deve formar um ângulo de 90° com a barra da calça e o fio da “pala” da parte traseira deve acompanhar o sentido e inclinação do primeiro, assim como a “vista” deve acompanhar a parte dianteira da peça.
 

Sentido correto do corte da calça jeans/ Reprodução

As imagens subsequentes mostram os erros mais comuns. Na Figura 01, o fio da peça não está formando um ângulo de 90° com a barra da calça, e na Figura 02 o fio da pala não acompanha o traseiro.

 

 

 

 

Figura 01 – Sentido incorreto de corte da parte traseira/ Reprodução 

Mesmo o molde estando do sentido do fio de corte correto, a pessoa que faz o encaixe para o corte das peças, pode tirá-lo desse fio para obter melhor aproveitamento de tecido. Principalmente em partes componentes do molde como a “pala” e a “vista” do molde da calça.

 

 

 

 

Figura 02 – Sentido incorreto de corte da pala traseira/ Reprodução

O enfesto de tecidos para o corte de peças em grandes quantidades, feito de forma incorreta, é mais um dos problemas no corte das roupas e pode contribuir para a torção das peças a serem cortadas. A pessoa que enfesta um tecido jeans com elastano, por exemplo, pode estirar o tecido além do normal, não o deixando “descansar” para voltar ao comprimento normal. Nesse caso, depois das peças cortadas, este tecido automaticamente voltará ao normal, causando diversos problemas de encaixes na costura das mesmas.

Esses detalhes podem causar a torção da peça, como mencionado anteriormente, e esses problemas no corte das roupas podem ser detectados quando a peça retorna da lavanderia ou pelo consumidor final. Por isso, é imprescindível o acompanhamento de um controle de qualidade nesse setor.

Por Bruna Dezan
Designer de Moda

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces

13/11/2020

FAQ Audaces ConnectiON Brasil 2020 – 3ª edição

Escrito por Audaces

Como fazer croqui de moda no computador, sem moldes

11/11/2020

Como fazer croqui de moda sem molde e direto no computador

Escrito por Audaces