Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

22/11/2013

Mix de marketing: a importância dos 4Ps para as empresas

2 min

Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP

Mix Marketing ou Composto de Marketing é o conjunto de ferramentas ou variáveis controláveis que uma empresa utiliza para conseguir atingir seus objetivos no mercado-alvo. Em 1960, Jerome McCarthy lançou seu livro “Basic Marketing”, expandindo os conhecimentos abordados anteriormente por Neil Borden e James Culliton sobre o assunto.

O Composto de Marketing é organizado pela abordagem de quatro frentes, conhecidas como Preço, Produto, Praça e Promoção, daí seu nome mais difundido, os “4Ps”. Mix de Marketing norteia todo o programa de marketing da empresa e é a forma de influenciar sobre os canais de comercialização e dos consumidores finais. Esses quatro elementos (“4Ps”) permitem uma divisão das áreas para as quais as estratégias devem ser formuladas e as ações de marketing executadas, ainda que todas estejam inter-relacionadas.

A partir da década de 90 vários teóricos vêm tentando invalidar o Composto de Marketing apresentado por McCarthy, alegando sua defasagem em função dos novos cenários econômicos e consumidores e, principalmente, da mudança gerencial de foco do produto para o consumidor. Assim, vimos surgir uma sopa de letrinhas: 4As (Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação) de Raimar Richers; 4 Cs (Cliente, Conveniência, Comunicação, Custo) de Robert Lauterbom; 5Rs (Relevância, Reconhecimento, Receptividade, Responsividade e Relacionamento). Outros, ainda, incluíram mais Ps no modelo inicial dos “4Ps” (Pessoas e Paixão).

Nenhuma atitude proativa de criar ferramentas e modelos mentais de gestão deve ser descartada, mas o que vemos é uma disputa vaidosa e acirrada por créditos. É importante entendermos que todos esses desdobramentos podem ser compreendidos dentro do escopo original dos “4Ps” de McCarthy. Ainda que a ótica no Gerenciamento de Marketing tenha mudado do produto para o consumidor, o Mix de Marketing continua útil e abrangente, pois, Pessoas e Paixão devem permear o entendimento, a relação e todas as decisões a cerca de todos os “Ps” dessa ferramenta.
 

 

Composto de Marketing:Preço, Produto, Praça e Promoção/ Reprodução

A metodologia criada no idioma inglês precisou passar por adequações de tradução afim de melhor traduzir seu significado, assim, Place tornou-se Trade/Distribuição e Promotion tornou-se Comunicação. A análise do Composto de Marketing deve ser feita comparativamente à concorrência, item por item, lembrando-se da inter-relação dos mesmos, ou seja, uma decisão de elevação de preços afetará o mix de produtos, o visual merchandising, formas de pagamento e etc.

 

 

 

 

 

 

Reprodução

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

circuito azul e roxo

14/01/2022

O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.0

Escrito por Audaces

rolos de tecidos em fábrica têxtil

10/01/2022

5 tendências para o segmento têxtil e a indústria da moda

Escrito por Audaces

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

moda-digital-multissolucao-audaces-360-audaces

04/12/2018

Como a multissolução Audaces 360 contribui para a moda digital

Escrito por Audaces

Indústria-4-0

17/01/2022

Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção

Escrito por Audaces

Inteligência Artificial

13/01/2022

IA e Moda: influência da Inteligência Artificial na Indústria Fashion

Escrito por Audaces