Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

18/07/2013

Livro “Inventando Moda” ensina processo de criação

O livro “Inventando moda: planejamento de coleção” de autoria da Designer de Moda e professora Doris Treptow, tornou-se ao longo dos anos importante fonte de pesquisa para os cursos de moda de todo o país. A primeira edição foi lançada em 2003 e virou importante ferramenta de consulta em um mercado com deficiência de bibliografia na língua portuguesa.

O livro “Inventando moda: planejamento de coleção” é importante não apenas por ser um dos primeiros publicados na área de moda no país, mas também por abordar todo o processo doprojeto de design de moda. A publicação traz a concepção do papel do designer de moda e suas funções para além da estética, também percorre o planejamento de coleção até o fim de seu ciclo de produção e comercialização.

A quinta edição (ISBN: 978-85-903718-2-3), que chega ao mercado em 2013, comemora os 10 anos do lançamento original da obra e promove a ampliação e atualização do conteúdo da mesma, discutindo moda, marketing, gestão e planejamento de coleção, promoção e comercialização. A obra também funciona como uma proposta de metodologia para o trabalho de designers, sobretudo de moda.

Em linguagem clara e diagramação limpa, o livro “Inventando moda: planejamento de coleção” já é um clássico da bibliografia de moda adotada pelos cursos em todo o país. Segundo o presidente emérito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e presidente da FIESP/SP Paulo Skaf: “a obra é uma ferramenta de estudo e reciclagem para quem está ou para quem vai entrar no negócio da moda”.

Com impressão pela Gráfica Pallotti, a nova edição tem encadernação de luxo e é ricamente ilustrada com imagens de passarela de designers brasileiros. Para Doris Treptow, que leciona no Savannah College of Art and Design, nos Estados Unidos desde 2005, é “importante celebrar o design brasileiro, por isso a maioria dos exemplos citados no livro referem-se a marcas e designers brasileiros. Isso diferencia Inventando Moda de publicações estrangeiras que retratam outra realidade.”

Dentre esses exemplos, encontram-se as estratégias de marcas do Morena Rosa Group, o uso de temas de inspiração por Oskar Metsavaht da Osklen, e o papel do stylist na produção dos desfiles de Alexandre Herchcovitch.

Por Gabriela Maroja
Professora e Coordenadora em Moda do Unipê/JP

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

12/01/2021

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

Escrito por Audaces

como-fazer-moldes-de-roupa

17/12/2020

Como fazer moldes de roupa com precisão e rapidez, pelo computador

Escrito por Audaces

modelagem digital audaces

05/01/2021

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces

melhor-software-CAD-para-moda

05/01/2021

O que é software CAD e por que usar para produzir moda

Escrito por Audaces