Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

03/12/2015

Glaúcia Isidoro fala sobre modelagem de calçados

 

Por Carol Beltran

Coordenadora de produção e docente de moda visual merchandising

 

 

O mercado de moda é de uma grande amplitude e para isso é importante conhecer profissionais de diversas áreas. Glaúcia Isidoro é a nova entrevista da coluna. Ela trabalha com modelagem de calçados, fez metade do curso de Design de Moda e com o curso de Design de Produto aprendeu a pensar em objetos tridimensionais e a resolver problemas de encaixe. Gláucia também teve a experiência de criar um ateliê de calçados e declara: “Toda experiência é um aprendizado, e todo aprendizado faz diferença na sua forma de trabalhar e lidar com as dificuldades”. Confira a entrevista abaixo.

Você tem mais habilidades para produção ou criação?

A partir do momento em que me descobri modelista, senti que não tenho habilidades para a área de criação. Não tenho talento para ser estilista. Meu lugar é entre a criação e a produção, e por mais que esteja dentro da área de criação, tenho uma ligação maior com área de produção. Não lido bem com o estresse de definir a parte estética, prefiro lidar com os desafios de como vai ser feito o desenho que me passaram.

 

Qual foi a importância de sua formação acadêmica?

As aulas que tive na faculdade foram ótimas para crescimento pessoal, adquirir conhecimentos e também para descobrir do que eu gosto ou não. Já usei no meu dia a dia de trabalho coisas que aprendi no curso de Design e Moda, mesmo cursando apenas metade, foram dois anos importantes para formar quem eu sou hoje. Já o curso de Design de Produto me ajudou bem mais a pensar em objetos tridimensionais e sua construção, a resolver problemas, encaixes,… Design de Produto é um curso que abrange muitas áreas, e durante esse tempo fiz projetos de embalagens, brinquedos, móveis, utensílios domésticos e joias. Toda experiência é um aprendizado, e todo aprendizado faz diferença na sua forma de trabalhar e lidar com as dificuldades. Se ter ou não um diploma universitário faz diferença para minha profissão, eu não sei, mas sei que o que aprendi na faculdade faz diferença para mim e no modo como desenvolvo meu trabalho no dia a dia.

 

Você teve um ateliê de calçados, como foi essa experiência?

Foi uma experiência única! Com certeza em nenhum outro lugar eu teria a oportunidade de aprender tanto, principalmente com meus erros. Descobri da forma mais cara e dolorosa todos os meus pontos fortes e fracos. Hoje sei que para fazer sapatos, podem jogar qualquer desafio na minha mão, se não for impossível, vou descobrir ou inventar uma forma de fazer. Mas eu não quero e não sirvo para lidar com nada da área administrativa ou financeira. Ninguém precisa ser bom em tudo, mas fazer bem a sua parte.

 

Você está sempre se atualizando, o quanto isso faz o diferencial no seu dia a dia?

Na verdade, fiquei muito tempo sem me atualizar (no sentido de fazer cursos de aprimoramento na área), mas aprendia muito no dia a dia de trabalho. Tanto com os outros funcionários, quanto com alguma limitação de material ou produção. Agora que fiz esse curso de Modelagem de Calçados no Cad, provavelmente muita coisa do meu dia a dia vai mudar. Tudo era feito à mão, cortando papel, e agora tudo pode ser feito no computador. Isso acelera etapas e facilita muito quando algo precisa ser refeito ou corrigido

 

Saiba mais:

História dos sapatos: do salto alto ao conforto
Sapatos, para quê os quero
Livro do Tornozelo para baixo: história dos sapatos e das mulheres

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

o lado certo do tecido

21/01/2021

Como reconhecer o lado certo do tecido: aprenda a distingui-lo

Escrito por Audaces

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

12/01/2021

Como ajustar o gancho da calça no Audaces Moldes

Escrito por Audaces

como-fazer-moldes-de-roupa

17/12/2020

Como fazer moldes de roupa com precisão e rapidez, pelo computador

Escrito por Audaces

modelagem digital audaces

05/01/2021

Como é feita a modelagem digital com a multissolução Audaces 360

Escrito por Audaces