Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

13/01/2014

Livro do Tornozelo para baixo: história dos sapatos e das mulheres

1 min

O livro “Do tornozelo para baixo – a história dos sapatos e como eles definem as mulheres”, da autora norte-americana Rachelle Bergstein, conta a trajetória desse item indispensável ao guarda-roupa feminino e como ele esteve presente na evolução da mulher moderna. A publicação aponta que o percurso dos sapatos nos últimos 100 anos é, na verdade, a história das mulheres.

O texto “Do tornozelo para baixo” mostra que as mudanças no design dos calçados ao longo do século XX retratam os avanços sociais e culturais feitos pelas mulheres durante esse período. Sem dúvida, uma história marcada por muitas mudanças, como as desencadeadas durante a Segunda Guerra Mundial que marcou a entrada da mulher no mercado de trabalho e, por consequência, a busca por sapatos resistentes e confortáveis.

 

Livro “Do tornozelo para baixo – a história dos sapatos e como eles definem as mulheres”/ Reprodução

A autora ainda retrata o resgate da feminilidade após o período de guerra, quando o salto agulha tornou-se tendência e trouxe a sensualidade feminina de volta. O livro também mostra como artistas famosos marcaram a moda com seus modelos de sapatos, como Marilyn Monroe, os sapatos de rubi de Judy Garland, o modelo de salto cubano de John Travolta e o tênis usado por Jane Fonda, entre outros.

Para a autora do livro “Do tornozelo para baixo”, os sapatos não servem apenas para proteger os pés, eles são pequenas obras de arte que fazem com que as as pessoas se sintam bem. Além disso, os sapatos podem mudar todo um visual, comunicam sensualidade, status econômico e posição social.
 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

laptop com ícones de aplicativos na tela

20/01/2022

A importância do BI para análise de dados e tomada de decisões

Escrito por Audaces

Indústria-4-0

17/01/2022

Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber sobre o futuro da confecção

Escrito por Audaces

circuito azul e roxo

14/01/2022

O que é Big Data e como ele colabora para a Indústria 4.0

Escrito por Audaces