Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

23/10/2013

Geração Y e a relação com a moda

No texto anterior, Gerações juvenis: como elas se relacionam com a moda?, abordou-se a as Gerações Baby Boomers e X e qual a relação delas com as vestimentas. Também fez-se uma pequena introdução sobre a Geração Y, marcada por jovens que vivem em dois mundos distintos: real e virtual.

Esses adolescentes transitam com facilidade entre esses dois universos e é possível perceber que a comunicação não está apenas limitada aos grupos escolares e vizinhança, pois ganharam um espectro maior ao poder conectar-se com o mundo inteiro por meio da internet.

Geração Y e a moda
Com uma vida virtual, em que podem manipular sua imagem digitalmente e apresentá-la no universo virtual, essa geração encontra na moda uma forma de esconder e disfarçar traços do eu real que foram modificados na web, trazendo segurança e uma coerência entre a pessoa digital e real nos encontros “cara a cara”.

Possuem a necessidade de vestirem a “roupa certa” e seus guarda-roupas são compostos por pilhas de peças que são facilmente abandonadas e novas adquiridas para compor o novo padrão estético.
 

Geração Y encontra na moda uma forma de trazer seu estilo virtual para o real/ Reprodução

Para construir o estilo, buscam as referências na cultura urbana, no underground, no cyber e nos esportes radicais. Misturam materiais, criam novas formas de vestir, desconstroem as tendências, criam um estilo próprio e baseado no avatar (sua imagem criada no ciberespaço).

O interessante desta geração é que primeiro criam o estilo ideal no mundo virtual e depois trazem-no para o mundo real, buscando na moda a coerência entre o “eu” virtual e real. A moda é utilizada como um artifício estético e que, da mesma forma que maquiagens, sutiãs e outras próteses, são usadas para construir o estilo virtual na vida real.

Fonte

Artigo "Gerações juvenis e a moda: das subculturas à materialização da imagem virtual"

Leia também…
Anos 90: rompendo barreiras no vestir 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

produto-de-moda-desenvolvimento-industria-4.0-audaces

24/11/2020

Como aperfeiçoar o produto de moda com tecnologias da Indústria 4.0

Escrito por Audaces

indústria têxtil

24/11/2020

Indústria têxtil: matérias-primas podem ser naturais e químicas?

Escrito por Audaces

Listras de tinta com cores do círculo cromático

16/11/2020

O que é círculo cromático e como combinar cores na moda

Escrito por Audaces